img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Panceta no forno: 5 dicas para um preparo crocante e saboroso

Confira as dicas e aprenda como fazer panceta assada

Por Minha Receita

Você sabe como fazer panceta no forno? Essa carne de porco deliciosa, conhecida também como barriga suína, pode ser preparada de diferentes maneiras: panceta frita, panceta assada, panceta na panela de pressão e até panceta na churrasqueira. Para fazer uma deliciosa e suculenta panceta assada no forno, que é um dos modos de preparo mais apreciados, o ideal é que a peça asse lentamente e termine o seu preparo na frigideira ou na grade mais alta do forno, com o grill. Assim, você consegue criar uma casquinha crocante e super saborosa, conhecida como panceta a pururuca. A seguir, nós separamos 5 dicas para esse tipo de preparo. Dá uma olhada:

Dica 1) Para fazer panceta no forno, comece acertando na escolha da carne

Barriga suína resfriada temperada Seara

Barriga suína resfriada temperada Seara

A primeira dica para fazer uma panceta no forno bem saborosa é escolher a carne ideal para a sua receita. Os cortes de carne de porco temperados, por exemplo, são uma ótima opção para quem deseja tornar o dia a dia mais fácil, como a Barriga Suína Resfriada Temperada Seara. Ela vem na porção ideal para fazer um almoço rápido e fácil ou um jantar prático e delicioso e vem temperada com um tempero caseiro, sem precisar descongelar antes de levar ao forno.

Outra opção é a Barriga Aperitivo Seara, que também vem temperada e pode ser o petisco da sexta-feira à noite, durante o happy hour. Já a Panceta Suína em tiras Resfriada Seara Gourmet, permite que você dê um toque pessoal escolhendo o seu próprio tempero e já vem resfriada e porcionada, oferecendo uma carne macia para o cardápio da semana.

Dica 2) Experimente também a Panceta Suína de Linhagem Europeia e a Panceta Suína com Lemon Pepper Seara Gourmet

Panceta Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet

Panceta Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet

Panceta suína de linhagem selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras, que garante além do sabor, maior maciez e suculência.

Para ter uma experiência diferente no fim de semana ou servir um almoço ou jantar especial, a Panceta Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet é uma carne de porco selecionada, que tem mais gordura entremeada nas fibras. Isso intensifica o sabor, a maciez e a suculência da panceta, tornando o corte ideal para os momentos e ocasiões especiais. Já os cortes suínos da linha de churrasco gourmet da Seara, contam com a Panceta Suína com Lemon Pepper Seara Gourmet, uma peça marinada no tempero lemon pepper, que deixa a carne mais macia e suculenta. Ideal para o churrasco de domingo!

Dica 3) Como fazer panceta assada: siga o passo a passo para não errar no preparo

O segredo da panceta assada no forno é assá-la por pelo menos 2 horas e meia em fogo médio para que ela fique no ponto certo, isto é, com uma textura macia e o interior suculento.

Passo 1 – Se você optar por panceta suína sem tempero, prepare uma marinada com sal, pimenta-do-reino, alho picado, mostarda em pó, alecrim e vinho branco e deixe a carne marinando de um dia para o outro na geladeira (ou por pelo menos 30 minutos antes do preparo);

Passo 2 – Para fazer a panceta no forno, coloque carne com o couro virado para cima em uma assadeira e cubra com papel alumínio (deixando a parte brilhosa virada para dentro); 

Passo 3 – Leve ao forno por aproximadamente 2 horas e meia a 180ºC;

Passo 4 – Suba a panceta suína para a grade mais alta, tire o papel alumínio e ligue a função grill, deixando assar por mais 30 minutos, até o couro pururucar.

Dica 4) Panceta no forno a pururuca: conheça outras maneiras de deixar a carne com o couro crocante

Para deixar a panceta no forno com o couro crocante e douradinho, a ponto de torresmo, existem outras opções mais rápidas que a função grill do forno. Uma delas é finalizar o preparo regando o couro da panceta suína com óleo quente, até pururucar por completo. Você também pode colocar a carne em uma frigideira com banha de porco líquida, como se fosse preparar uma panceta frita, deixando apenas o couro em contato com a banha.

Dica 5) O que servir com panceta assada no forno?

Como tudo fica melhor com bons acompanhamentos para carne de porco, que tal pensar nas guarnições que combinam melhor com o prato? A panceta no forno, em especial, fica ainda mais saborosa ao lado de batatas coradas crocantes, que podem ser temperadas com azeite e alecrim e preparadas no forno. Basta se inspirar na receita de Barriga Suína Assada com Batatas, Flor de Alho e Geleia de Pimenta e complementar o cardápio com outras ideias.

Já para ocasiões especiais, como um almoço de domingo com a família toda, a receita de Panceta com Pimentões e Cebolas Assadas com Pinolis e Molho Pesto tem o preparo mais elaborado, que surpreende em termos de sabor. Para um jantar romântico em casa, sirva a panceta suína assada com um risoto de limão Siciliano ou macarrão orecchiette, uma massa típica do sul da Itália, que pode ser servida com molhos cítricos e apimentados.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
06.Dec

Carne Suína

5 formas de preparar o pernil de Natal na ceia

Image Card
02.Dec

Carne Suína

Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

Image Card
30.Nov

Carne Suína

Molho para pernil assado: 7 ideias que vão te deixar com água na boca

Image Card
22.Nov

Carne Suína

Copa lombo assado: 5 dicas para fazer uma receita suculenta com a carne suína

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas