']) Peixe assado no forno: 5 dicas infalíveis para deixar o prato suculento - Minha Receita

Matérias

Peixe assado no forno: 5 dicas infalíveis para deixar o prato suculento

Matérias

Matérias e dicas

Peixe assado no forno: 5 dicas infalíveis para deixar o prato suculento

Preparo ideal para fazer comidas leves e deliciosas no dia a dia

Por Minha Receita

Preparar um peixe assado no forno é uma ótima opção de almoço para o dia a dia, principalmente se você estiver procurando por comidas leves para almoçar ou jantar. Além disso, a proteína combina com diversos acompanhamentos para peixe assado, o que permite soltar a criatividade na hora de testar uma variedade de receitas com peixe na semana, como o peixe assado com batata, peixe assado com legumes, entre outros pratos. 

Quer aprender como fazer peixe assado no forno com um tempero delicioso, carne macia e saborosa? Confira as dicas abaixo! 

Dica 1- Escolha a proteína ideal para a receita de peixe assado 

A linha Seara Pescados conta com uma variedade de peixes ideais para assar no forno, como o Filé de Merluza, Lombo de Salmão, Lombo de Bacalhau, Filé de Salmão e Filé de Tilápia. Todos são cuidadosamente congelados e conservados para chegar à casa com uma qualidade surpreendente. Não à toa, os pescados da Seara são apreciados por ter uma carne saborosa, ou seja, é a melhor escolha para protagonizar receitas de peixe assado. 

Dica 2- Antes de preparar o seu peixe assado, descongele a peça corretamente

Descongelar a proteína para fazer uma receita de peixe assado no forno requer um cuidado para não comprometer a qualidade do produto. Para preparar os Pescados Seara indicados no texto, siga a orientação abaixo:

Geladeira: 6 a 8 horas na geladeira sem retirar da embalagem.

Microondas: use a função descongelar conforme o peso indicado na embalagem. Caso o microondas não possua esta função, programe o aparelho para 5 minutos em baixa potência. O tempo de descongelamento pode sofrer alterações de acordo com a potência do microondas.

Dica 3- Escolha os temperos ideais para fazer um peixe assado no forno suculento

O segredo para preparar um bom peixe assado é caprichar no tempero. Afinal, o tempero para peixe assado ajuda a dar mais sabor ao prato. Confira algumas opções a seguir: 

Limão, sal e pimenta-do-reino: são temperos simples e essenciais para realçar ainda mais o sabor da tilápia, merluza, pescada amarela ou salmão. 

Alho, cebola, páprica, pimentas, orégano, tomilho, sumo de limão, azeite e sal: combinação de sabores incríveis que pode ser usada em qualquer receita de peixe. 

Mix de ervas: para quem preferir dar asas à criatividade, vale a pena apostar na combinação de manjericão, sálvia e tomilho, ervas que harmonizam muito com peixe assado no forno. Bata as ervas no liquidificador com um pouco de azeite e depois besuntar a peça. Em seguida, reserve os filés de peixe na geladeira por 1h para absorver o sabor dos temperos. 

Dica 4- Fique atento ao tempo para o seu filé de peixe assado no forno não passar do ponto

Preparar um peixe assado no forno requer um cuidado no tempo de forno, afinal, é uma proteína de carne suave e mais suscetível a passar do ponto. Para te ajudar deixá-la macia, com uma deliciosa casquinha crocante por fora, você deve selar o peixe rapidamente na frigideira e depois levar para assar, como ensinamos abaixo:

1 – Comece temperando o filé de peixe de sua preferência com temperos a gosto. Deixe pegar sabor por pelo menos 10 minutos; 

2 – Para criar uma casquinha crocante (e preservar a suculência da proteína), sele o filé por 1 minuto de cada lado em uma frigideira com um fio de azeite;

3- Pincele uma assadeira com azeite e disponha o pescado; 

4- Preaqueça o forno na temperatura baixa (160ºC a 180ºC) e cubra a assadeira com papel alumínio para criar vapor; 

5- Asse até ficar macio e saboroso. O tempo de forno varia de acordo com a espessura do filé, então pode levar entre 15 a 35 minutos.

Dica 5 – Confira sugestões de receitas e acompanhamentos para peixe assado no forno 

As possibilidades de receitas e acompanhamentos para peixe assado no forno são muitas e, justamente por isso, nós separamos um tópico cheio de sugestões saborosas que você pode testar em casa.

Além do clássico peixe assado no forno com batatas e do peixe inteiro assado no forno servido com molho tártaro, para fazer um almoço rápido e fácil, o Salmão Assado com Legumes ou Lombo de Salmão Assado com Molho Branco e Aspargos são boas opções quando procuramos por pratos diferenciados. Já a Pescada Amarela Crocante e o Filé de Tilápia Picante com Abacaxi podem variar o cardápio de almoço e jantar como nenhuma outra receita, oferecendo diferentes combinações e texturas.

Para fazer um jantar simples e gostoso no fim de semana, uma boa dica é a receita de Filé de Tilápia Assada com Legumes ao Pesto de Manjericão, enquanto a receita de Lombo de Salmão Assado com Tapenade de Alcaparras, Castanhas de Caju e Azeitonas com Batatas ao Murro é uma ideia de jantar irresistível que combina com diferentes tipos de molho para peixe assado
Sugestão é o que não falta para a sua receita de peixe assado no forno ficar saborosa, irresistível e suculenta!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Peixes e Frutos do Mar Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
12.Aug

Almoço de Dia dos Pais

Sobremesa Dia dos Pais: 10 receitas deliciosas para comemorar a data

Image Card
12.Aug

Dicas de Cozinha

10 aperitivos fáceis para acompanhar cervejas em qualquer ocasião

Image Card
11.Aug

Dicas de Cozinha

5 receitas de lanche da tarde fit com Levíssimo Seara

Image Card
11.Aug

Aves

Torta de frango cremosa: 6 receitas práticas para jantar durante a semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas