img-facebook

Matérias

Matérias

Pratos para ceia de Natal gourmet: 10 ideias do que servir para amigos e família

Confira ótimas sugestões de pratos natalinos para receber seus convidados

Por Minha Receita

Pensando na ceia de Natal? Você chegou ao lugar certo, porque o Minha Receita tem receitas de Natal para te ajudar a receber sua família e seus amigos com uma mesa linda, caprichada e, claro, apetitosa! Mesmo quem está em busca de receitas práticas para o Natal consegue preparar pratos gourmet em casa mesmo. Pois é, esqueça aquela ideia de que essas refeições mais elaboradas só podem ser experimentadas nos restaurantes, ok? Por aqui, os pratos para ceia de Natal são criativos e contam com ingredientes selecionados. Prepare-se para ficar com água na boa com essas 6 ideias de pratos natalinos

1. Peru defumado com couscous marroquino

Peru não pode faltar na ceia de Natal e para deixar o prato com um sabor diferente, aposte na versão defumada. O Peru Defumado Seara Gourmet, por exemplo, é perfeito para a ceia prática para o Natal: ele é defumado naturalmente e pronto para consumo. Basta descongelar e aquecer. Para combinar, o couscous marroquino, uma iguaria árabe gostosa, fácil de preparar e bem nutritiva. Na nossa receita, ele leva cebola, cenoura, vagem, tomate cereja, manjericão, passas e castanha de caju para combinar com a ocasião. Tem dúvida de que você vai surpreender seus convidados? 

2. Tender com abacaxi e especiarias

Tender Suíno Bolinha Seara

Tender Suíno Bolinha Seara

Corte nobre proveniente do pernil, o que garante um produto tenro e suculento. Defumado e pronto para o consumo.

A receita de tender com abacaxi é outro clássico do Natal, super prático e saboroso. A carne suína combina muito bem com ingredientes cítricos, ou seja, vale caprichar no abacaxi, que pode aparecer cortado em rodelas ao redor do tender assado. Você também pode transformar o abacaxi em um molho para tender e regar depois que o tender sair do forno, fica uma delícia.

3. Copa Lombo recheada com farofa de bacon e azeitonas

Copa Lombo Suína Seara sem tempero

Copa Lombo Suína Seara sem tempero

Mais uma dica prática para a ceia de Natal: se você gosta de carne suína, a Copa Lombo Seara já vem temperado e embalado no saco assa fácil. Ou seja, a peça vai direto do freezer para o forno! Prático, não é? E o melhor de tudo, ainda vem recheada com farofa de bacon e azeitonas. Para quem ainda não está familiarizado com esse corte, ele é um dos mais especiais do porco, já que possui gordura entremeada garantindo uma carne macia e suculenta. Para a ceia de Natal, vale caprichar em acompanhamentos gourmet a receita de copa lombo, como arroz basmati com açafrão e aspargos, que podem ser salteados na manteiga para refinar ainda mais a sua ceia. 

4. Frango com nozes e frutas secas

Comidas para ceia de Natal gourmet também podem ser bem leves e sofisticadas, além de não precisarem do forno, sabia? Uma das nossas dicas lights é o frango com nozes e frutas, que são a cara do Natal. A nossa receita pode ser feita com sobrecoxa e bacon, e os temperos são, além das nozes, damasco seco, pêra seca, cenoura, alecrim, sálvia, erva-doce e ervilha. O toque especial fica por conta do vinho branco seco na hora de cozinhar a carne. 

5. Salpicão de Natal com frango defumado e frutas secas

Frango defumado Seara Gourmet

Frango defumado Seara Gourmet

Cozido e defumado naturalmente por 6 horas e meia; pronto para servir. Muito sabor e qualidade todos os dias do ano.

Toda lista com receitas para o natal tem salpicão, e na nossa não será diferente – afinal, ele tem presença garantida na ceia de muitos brasileiros. Para transformar aquele salpicão de frango simples, a dica usar um frango defumado da ceia para preparar o salpicão. O paladar fica bem diferente, intenso e delicioso. Vale lembrar que não existe regra para fazer salpicão! Você pode incrementar com os ingredientes que mais gostar, mas se a sua ideia é deixar a receita de salpicão mais incorporada e com um toque natalino, misture castanhas, nozes, passas e frutas cristalizadas ao prato.   

6. Arroz com limão-siciliano e hortelã

Para combinar com todas as aves e tipos de carnes suínas da ceia de Natal, o arroz também não pode faltar. Uma opção gourmet super simples de preparar é o arroz com limão siciliano e hortelã, que além de gostoso, dá uma pitada refrescante ao jantar. Para fazer, é o seguinte: refogue cebola e arroz branco no azeite. Em seguida, adicione água fervente e sal. Quando começar a secar, acrescente o suco de limão, as raspas de limão e a hortelã. Depois, é só retirar do fogo e deixar tampado por 10 minutos antes de servir.

Boa ceia!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Fim de ano

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

4 dicas para fazer peixe cozido simples e delicioso

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

Pizza de frigideira: receita simples para fazer um lanche delicioso com frios

Image Card
27.Jun

Aves

10 ideias de tempero para frango para usar em qualquer receita

Image Card
27.Jun

Aves

Arroz com frango: 5 receitas diferentes para inovar no prato prático e delicioso

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas