img-facebook

Matérias

Matérias

Receita de peru de Natal: 6 dicas infalíveis para fazer deixar o prato suculento

Veja como fazer o peru assado e suculento na ceia natalina

Por Minha Receita

O peru de Natal é um dos protagonistas da ceia natalina tradicional. Por isso, o preparo do peru assado deve ser elaborado com muito cuidado para alcançar o ponto ideal, dourado e suculento, para a ave natalina ter o merecido destaque na mesa. 

Quer aprender como fazer peru de Natal e impressionar seus convidados? O Minha Receita separou 5 dicas fundamentais para deixar a receita de peru de Natal com aparência e sabor inesquecíveis. Confira! 

1) Escolha um peru de Natal temperado e prático para facilitar o preparo 

Peru defumado Seara Gourmet

Peru defumado Seara Gourmet

Cozido e defumado naturalmente, pronto para consumo: basta descongelar e aquecer. Sabor e praticidade para qualquer tipo de celebração.

Para ter uma receita de peru de Natal satisfatória, a primeira dica é investir em uma ave natalina de boa qualidade. Na linha de produtos natalinos da Seara, você encontra três opções de ideais para o preparo desse prato para a ceia de Natal pequena ou grande:

  • Peru Temperado Seara: delicioso, tenro e suculento, essa é a opção perfeita para as comemorações de final de ano. O produto é prático e já vem temperado com ingredientes especiais e pronto para ser levado direto ao forno.
  • Peru com Manteiga e Ervas Seara: com sabor diferenciado, essa versão de peru natalino já vem temperada com sabor especial de manteiga e ervas finas, pronta para ser levada ao forno. Para descongelar o produto, retire do freezer 24 horas antes, coloque em uma assadeira ou travessa e, sem remover a embalagem, deixe na parte inferior da geladeira até o dia seguinte.
  • Peru Temperado Assa Fácil Seara: é a opção mais prática da lista, pois já vem temperado e embalado no saco assa fácil e, portanto, pode ir direto do freezer para o forno. Não é necessário descongelar nem retemperar, outra vantagem para não sujar o forno.

2) Descongelar o peru de Natal corretamente é muito importante

Peru manteiga e ervas Seara

Peru manteiga e ervas Seara

Ave mais tradicional da ceia, já vem temperada – com sabor especial de manteiga e ervas finas – , pronta para ser levada ao forno.

Para preparar este prato inesquecível para a ceia, a ave natalina deve ser retirada do freezer com antecedência. Portanto, organize os pré-preparativos da sua ceia e retire o Peru Temperado Seara do freezer 24 horas antes de começar a preparar, acomode-o em uma assadeira ou travessa e, sem remover a embalagem, descongele na parte inferior da geladeira. Uma dica para saber quando o Peru Temperado Seara estará pronto para ir ao forno é observar quando o saquinho com miúdos estiver facilmente removível.

3) Quem não investir no peru que já temperado, deve caprichar no tempero para peru 

Peru temperado assa fácil Seara

Peru temperado assa fácil Seara

Já temperado e embalado no saco assa fácil, o produto vai direto do freezer para o forno. Não é necessário descongelar nem retemperar, não suja o forno.

O peru temperado torna a sua ceia muito mais prática e otimizada, mas, se você investir em uma peça sem tempero, vale a pena deixar a ave natalina marinando um dia antes do preparo, isto é, você deve retirar a ave 72 horas antes de começar: no primeiro dia é feito o descongelamento, no segundo prepare a marinada e deixe o peru de Natal curtindo o tempero e, só no dia seguinte, leve a peça ao forno. 

Veja como temperar peru e ter uma ave natalina douradinha e suculenta:

  • 500 ml de cachaça
  • 275 ml de cerveja clara
  • 250 ml de água
  • 7 dentes de alho picado
  • 4 folhas de louro
  • ¼ xícara de azeite
  • 1 cebola cortada em rodelas
  • 1 cenoura cortada em rodelas
  • Alecrim, tomilho, sal e pimenta-do-reino a gosto

Misture os temperos e coloque o peru em uma assadeira funda por 24 horas. No dia de assar, use o líquido para regar a proteína enquanto estiver no forno. 

4) Como assar peru: leve a ave natalina ao forno a 200°C coberta com papel alumínio

Peru temperado Seara

Peru temperado Seara

Ave mais tradicional da ceia, já vem temperada com ingredientes especiais e pronta para ser levada ao forno.

Passo 1: Descongele o peru de Natal de acordo com as orientações da embalagem;

Passo 2: Preaqueça o forno a 200ºC. Acomode o peru em uma assadeira, cubra a assadeira com papel laminado e leve ao forno por 30 minutos;

Passo 3: Retire o peru do forno, dispense o papel laminado e volte ao forno por mais 10 minutos;

5) Prepare um molho para peru como toque final nesta receita natalina

Para deixar o peru de Natal ainda mais suculento após ser assado, prepare um molho gravy cremoso para regar a ave natalina. O molho para peru é feito com miúdos que acompanham a ave natalina, além de salsão, cenoura, cebola, louro, azeite e cravos-da-índia. Confira o modo de preparo:

Ingredientes:

  • Coração, moela e outros miúdos
  • 3 cebolas médias
  • 2 cenouras pequenas
  • 1 talo de salsão
  • 1 folha de louro
  • 3 cravos-da-índia
  • ½ xícara de azeite
  • 1 colher (chá) de amido de milho

Modo de preparo:

  1. Corte as cebolas, as cenouras e o salsão; 
  2. Coloque o peru de Natal temperado na assadeira e acrescente legumes e os miúdos ao redor; 
  3. Regue os ingredientes com azeite e deixe assar por 1 hora e 30 minutos; 
  4. Tire os legumes e os miúdos assados e transfira para uma panela com 2 litros de água. Junte as folhas de louro e os cravos-da-índia e leve ao fogo alto até ferver; 
  5. Diminua para o fogo médio e deixe cozinhar por 30 minutos;
  6. Coe o molho de miúdos para uma outra panela e adicione 1 colher de chá de amido de milho para engrossar a textura do caldo. Pronto! 
  7. Coloque o molho gravy em uma molheira ao lado do peru natalino para que os convidados se sirvam. 

6) Elabore deliciosos acompanhamentos para o peru de Natal 

A receita de farofa de Natal e o salpicão de Natal são acompanhamentos clássicos para servir com o peru assado e suculento. Se você deseja preparar uma ceia de Natal simples, sugerimos a receita de Peru Assado com Salpicão e Farofa de Bacon com Passas. O preparo de todos os pratos é fácil e o resultado agrada a muitos paladares! 

Para inovar nos acompanhamentos, que tal preparar uma Peru Defumado com Salada Natalina de Couscous Marroquino? Essa nossa receita é sucesso garantido no cardápio para ceia de Natal. Além disso, como o arroz não pode faltar na lista da ceia de Natal, a dica é incrementar o clássico arroz branco com amêndoas, damasco e erva-doce, como fizemos nesta receita de Peru Assado Defumado com Arroz de Natal
Anotou todas as dicas? Agora é só preparar a receita de Peru de Natal!

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Fim de ano

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Image Card
17.May

Aves

Macarrão com frango: 7 ideias para incrementar essa receita prática

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas