img-facebook

Matérias

Matérias

Receitas com bacalhau para preparar um almoço de Páscoa especial

Receitas deliciosas para o almoço de domingo

Por Minha Receita

As receitas com bacalhau são protagonistas no almoço de Páscoa! Por conta da quaresma, período que antecede a data na tradição cristã, diversos pratos com peixes e frutos do mar chamam a atenção nessa época do ano. Sendo assim, na lista que separamos a seguir, preparos como a torta de bacalhau, o bacalhau com natas, o bolinho de bacalhau frito e a salada de bacalhau à portuguesa estão entre as principais receitas de Páscoa para deixar o almoço de domingo ainda mais gostoso e completo.

Para te ajudar a escolher as melhores receitas com bacalhau desse ano, nessa matéria, nós separamos ao menos 9 sugestões muito saborosas que vale a pena testar em casa. Basta conferir o modo de preparo dos pratos e comprar os ingredientes da sua receita favorita!

1. Torta de bacalhau é um prato delicioso que pode incrementar o almoço de Páscoa

A Torta de Bacalhau é uma das receitas fáceis mais saborosas para o almoço de Páscoa. Esse prato delicioso, que tem um recheio de bacalhau desfiado, preparado com tomate, azeitona, salsinha e cebola, também conta com uma massa amanteigada levíssima que dá o croc croc perfeito para a torta logo no primeiro pedaço. Para fazer uma torta de bacalhau cremosa com praticidade, nossa receita acompanha o Bacalhau Desfiado Seara Pescados, que já vem desfiado, dessalgado e pronto para uso. Como acompanhamento, sugerimos uma salada verde de folhas frescas e o tradicional arroz à grega bem festivo e temperado.

2. Lombo de bacalhau com grão-de-bico e crispy de couve é uma receita de Páscoa saborosa para experimentar no almoço de domingo

O almoço de domingo de Páscoa também combina com pratos mais sofisticados que trazem a parte mais nobre do peixe bacalhau. Por esse motivo, a receita de Lombo de Bacalhau com Grão-de-Bico e Crispy de Couve é a segunda sugestão da nossa lista. Seu preparo ensina como fazer um lombo de bacalhau ao forno suculento, aproveitando a praticidade e o sabor do Lombo de Bacalhau Seara Pescados, que já vem dessalgado. Para prepará-lo, basta descongelar o peixe de acordo com as instruções da embalagem e, com cuidado, retirar o espinho central e a pele do lombo, preservando a estrutura e dividindo cada lombo ao meio. Para complementar o prato,  prepare o bacalhau ao forno com mini pimentões doces e grão-de-bico e sirva a receita com uma porção de couve crispy, bem crocante e sequinha.

3. Para seguir as tradições do almoço de Páscoa, prepare o lombo de bacalhau à portuguesa com batata crispy

As receitas com bacalhau à portuguesa também fazem parte da lista de pratos tradicionais do almoço de Páscoa. Para seguir essa linha e experimentar uma receita saborosa, sugerimos o Lombo de Bacalhau à Portuguesa com Crispy de Batata. Seu preparo ensina a fazer o bacalhau no forno – com tomates cerejas em rama, cebolas roxas, alho e azeitonas pretas – que devem ser assados junto com o peixe em uma generosa quantidade de azeite. Depois, as batatas crisps, cortadas em fatias bem finas no sentido do seu comprimento, são fritas no óleo quente para ficarem sequinhas e crocantes. Para ir além, outra boa dica é complementar o prato com um arroz com amêndoas em lascas.

4. Salada de bacalhau à portuguesa é outro prato saboroso para o almoço de Páscoa

A salada de bacalhau com batata é uma ideia criativa de almoço leve e delicioso para experimentar no próximo domingo. Conhecida mais popularmente como a Salada de Bacalhau à Portuguesa, seu preparo inclui o Bacalhau Desfiado Seara, algumas batatas descascadas e legumes como pimentões, cebolas roxas, tomate e azeitonas pretas. A dica é combinar o bacalhau aferventado com as batatas cozidas e os pimentões refogados no azeite em uma saladeira, adicionando as cebolas e as azeitonas por último. Para dar um toque agridoce, tempere com bastante azeite, vinagre balsâmico e pimenta. O frescor da receita fica por conta das folhas de salsa e dos ovos cozidos cortados ao meio que são opcionais. Quando a salada estiver pronta, prepare também um arroz de brócolis como acompanhamento.

5. Bacalhau com natas é uma ideia de almoço de Páscoa deliciosa e sofisticada

Para quem pretende fazer uma receita de Páscoa mais sofisticada no domingo, o Bacalhau com Natas é um prato principal que surpreende à mesa. Seu preparo acompanha as Postas de Bacalhau Seara, que já vêm dessalgadas, intercalando camadas de batatas cortadas em rodelas bem finas com o peixe branco, além das natas e do recheio cremoso com molho branco caseiro. Para deixar o bacalhau gratinado, por cima dessa mistura vem o queijo parmesão, que cria uma crosta dourada e crocante. Já a salada de rúcula com estragão, morango e redução de balsâmico pode acompanhar a receita, criando uma forma diferente e saborosa de servir o prato. 

6. Bolinho de bacalhau com batata é um quitute saboroso para servir como entrada no almoço de Páscoa

O bolinho de bacalhau com batata é um quitute bastante tradicional na ceia simples de Natal e no almoço de Páscoa. Para entreter os convidados enquanto os pratos mais esperados não vem, que tal prepará-lo como aperitivo? Nossa receita de Bolinho de Bacalhau é simples: em uma panela, derreta a margarina e refogue o alho e a cebola por 3 minutos. Junte o bacalhau, a batata, a salsinha, a cebolinha, o sal e a pimenta-do-reino, misture bem e adicione os ovos e a farinha de trigo até formar uma massa homogênea. Depois, basta moldar os bolinhos e passar na farinha de rosca para empanar e fritar até ficar bem douradinho. Para acompanhar, prepare também um tapenade de azeitonas pretas.

7. Bacalhoada portuguesa é uma das receitas de Páscoa mais populares

A receita de Bacalhoada é um prato tradicional do almoço de Páscoa. No Brasil, esse prato tipicamente português costuma ser preparado com batatas, ovos, tomates, pimentões coloridos, cebolas e azeitonas que se misturam em um grande refratário temperado com azeite, sal e pimenta. Para fazer uma bacalhoada de forno, basta levar essa mistura ao forno para dourar e caprichar na decoração, finalizando com os ovos cozidos, as azeitonas e o azeite. Para dar frescor ao prato, salpique salsinha picada e sirva a bacalhoada portuguesa com um arroz branco soltinho.

8. Bacalhau vegetal com salada de vagens é uma receita de Páscoa para quem não consome proteína animal

As receitas com bacalhau vegetal são opções saborosas para receber os  convidados que não consomem proteína animal. Quem gosta de experimentar novos sabores, vai adorar a receita de Lascas de Bacalhau Incrível com Salada de Vagens. Com sabor e textura de bacalhau, mas um produto totalmente vegetal, o prato se destaca graças ao Incrível Bacalhau Seara que não contém carne nem derivados de ovo e leite. Para prepará-lo, basta levar ao forno preaquecido por 50 minutos. Já a salada de vagens com pimentão vermelho, alcaparras, coentro e salsinha é um acompanhamento simples que pode ser servido fria ou quente, dependendo do seu gosto. Vale lembrar que o bacalhau vegetal da Seara ainda é rico em proteína, ferro e vitamina B12.

9. Bacalhau vegetal com batata gratinada é mais uma opção saborosa para um almoço de Páscoa sem proteína animal 

Bacalhau Incrível Seara

Bacalhau Incrível Seara

Para fechar a lista com chave de ouro, o Incrível Bacalhau com Batata Gratinada traz um preparo diferente. A receita conta com o bacalhau vegetal Incrível Seara e as batatas gratinadas que também não levam ingredientes de origem animal. No lugar do leite  e do queijo comum, a receita acompanha um leite de castanha e um queijo parmesão vegano que pode ser encontrado no supermercado nas casas especializadas em produtos vegetais. Para que as batatas fiquem bem temperadinhas, a dica é prepará-las com um molho branco, feito com sal, pimenta-do-reino, noz-moscada, cebola e louro. Depois, junte as batatas e o molho branco (intercalando os dois), finalize com o molho e salpique o parmesão para levar ao forno por 15 minutos até ficar dourado. Pode confiar: essa receita de Páscoa 100% vegetal vai conquistar os seus convidados com um sabor diferente no próximo almoço de domingo!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Peixes e Frutos do Mar Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

4 dicas para fazer peixe cozido simples e delicioso

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

Pizza de frigideira: receita simples para fazer um lanche delicioso com frios

Image Card
27.Jun

Aves

10 ideias de tempero para frango para usar em qualquer receita

Image Card
27.Jun

Aves

Arroz com frango: 5 receitas diferentes para inovar no prato prático e delicioso

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas