Matérias

imagem

Matérias

Tempero para carne de porco: veja como temperar cada tipo de corte

Aprenda as melhores técnicas!

Por Minha Receita

O tempero para carne de porco, proporciona diferentes combinações de aromas e sabores para as receitas. Mas é preciso saber como temperar carne de porco, adequando os temperos aos diferentes cortes suínos e preparações culinárias. Abaixo, selecionamos os melhores temperos para carne de porco, de acordo com cada tipo de corte. Confira as dicas!

Para temperar costela de porco, aposte em uma mistura de ervas e especiarias secas

A costela de porco é um dos tipos de cortes mais presentes na mesa do brasileiro. Geralmente preparada no forno, na churrasqueira ou na panela de pressão, o corte combina com temperos intensos que ajudam realçar o sabor e a suculência da carne suína, como na clássica receita de costela ao molho barbecue. Em Seara Gourmet, você encontra diversos cortes suínos super macios e prontos para receber os temperos, como a Costela em ripas suína resfriada Seara Gourmet, que já vem porcionada, e a Costela inteira suína resfriada Seara Gourmet.

Para temperar a costela de porco, nossa sugestão é apostar no método dry rub: uma mistura de ervas e especiarias secas que dão sabor à peça uniformemente, resultando em uma costela macia, suculenta e apetitosa por inteiro. Você pode preparar um dry rub de duas formas:

Dry rub suave: misture sal, açúcar mascavo, páprica doce, mostarda moída, pimenta-do-reino, alho e cebola em pó.

Red rub intenso: para elevar o sabor da costela, adicione cominho, pimenta caiena, chilli em pó e pimenta caiena. 

Em seguida, massageie a peça por inteiro, esfregando o tempero em todas as partes da costela e, depois, prepare-a à sua maneira!

Para temperar a bisteca de porco, opte por boas marinadas de limão ou laranja 

A Bisteca Suína resfriada Seara Gourmet combina com vários temperos e pode ser preparada de diferentes maneiras: frita, assada, refogada, grelhada e até na churrasqueira. Para temperar bisteca, a dica é preparar uma marinada simples de suco de limão ou laranja, sal, azeite, alho, cebola e pimenta-do-reino e deixar a carne marinando nessa solução por pelo menos 30 minutos na geladeira.

Aprenda como temperar bife de chorizo ou a peça inteira 

Por ser um corte suíno retirado do contra-filé do porco, o bife de chorizo (ou lombo de porco) é uma carne extremamente macia e diferente dos cortes convencionais. Para temperar o bife de chorizo, nossa dica é apostar em temperos básicos, como sal e pimenta-do-reino, chimichurri e pimenta calabresa. Aproveite a praticidade e qualidade do Lombo Suíno fatiado resfriado Seara Gourmet, que já vem porcionado, para agilizar o preparo.

Caso queira preparar o chorizo na churrasqueira, aposte no sal refinado ou no sal de parilla. Diferente do sal grosso, eles possuem grânulos menores e mais uniformes, por isso, são indicados para carnes mais grossas, como o bife de chorizo.

Você também pode optar pela peça inteira para preparar o lombo de porco no forno. Nesse caso, uma marinada de suco de limão, shoyu, páprica defumada, mostarda, mel, vinagre e azeite pode ser o suficiente para deixar a carne ainda mais saborosa, macia e suculenta. 

No Minha Receita, você encontra sugestões deliciosas de receitas com lombo de porco, como Lombo de Porco Assado com Geleia de Pimenta Rosa e Lombo de Porco com Repolho Agridoce e Maçã Assada. Vale a pena conferir!

Bife de ancho é um corte suíno que combina com marinadas de vinhos, ervas e especiarias

Extremamente macio e suculento, o Ancho Suíno fatiado resfriado Seara Gourmet, também conhecido popularmente como copa lombo ou sobrepaleta, é o corte ideal para churrascos e também para as refeições do dia a dia. Para fazer o bife de ancho na churrasqueira, a dica é temperar o corte apenas com sal refinado para que a carne possa ter destaque sozinha e evite perder muito líquido durante o preparo. Você também pode optar por temperos mais intensos, como marinadas de vinho, ervas e especiarias ou apostar no Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet, um produto exclusivo da linha de Churrasco que já vem marinado com tempero chimichurri e oferece mais praticidade para a refeição. Se quiser preparar a carne na frigideira, pensando em receitas mais para o dia a dia, vale incluir pimentas e especiarias, como curry, páprica picante, tomilho e alecrim.

Filé mignon suíno combina com temperos simples que realçam o sabor da carne, como sal, pimenta e alho e cebola em pó

Prático para o dia a dia, o Filé Mignon Suíno em medalhão resfriado Seara Gourmet é um corte de carne de porco que já fica extremamente saboroso apenas temperado com sal e pimenta, dois temperos que ajudam a realçar o sabor do corte. Em geral, a carne é vendida no formato de medalhão e costuma ser preparada em uma frigideira quente para selar a superfície e deixar o interior macio. Além do sal e da pimenta, alho e cebola em pó também são bons temperos para realçar o sabor da carne. Se quiser, dê um toque de chef adicionando um pouco de páprica picante e frite o filé mignon na manteiga temperada com alecrim fresco. 

Barriga de porco (ou panceta) é um corte que combina com ervas finas, lemon pepper e pimentas variadas

A panceta combina com temperos mais cítricos e apimentados. Por ser um corte que também performa bem na churrasqueira, ela fica ainda mais saborosa quando acompanhada de misturas intensas, como é o caso da Panceta Suína com Lemon Pepper da linha de Churrasco Seara Gourmet, que já vem o tempero apimentado para ir à churrasqueira ou forno.

Outra dica é aproveitar a Barriga Suína em tiras resfriada Seara Gourmet para preparar as receitas do dia a dia. Quando temperada com ervas finas (como manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e orégano), ela pode ser preparada no forno, com batatas e legumes assados. Já se você optar por fazer uma panceta frita e crocante na frigideira, basta temperá-la com sal, pimentas variadas (como calabresa, caiena, jalapeño) e suco de limão.

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

10.jun

Carne Suína

Como fazer panceta: 5 modos de preparo diferentes

10.jun

Carne Suína

Molho para lombo de porco: 5 combinações para experimentar

26.Maio

Carne Suína

4 dicas para fazer picanha suína no forno suculenta

26.Maio

Carne Suína

Lombo suíno assado: 4 acompanhamentos para a carne de porco

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas