img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Tempero para carne de porco: veja como temperar cada tipo de corte

Aprenda as melhores técnicas!

Por Minha Receita

O tempero para carne de porco, proporciona diferentes combinações de aromas e sabores para as receitas. Mas é preciso saber como temperar carne de porco, adequando os temperos aos diferentes cortes suínos e preparações culinárias. Afinal, essa é uma forma de deixar a carne suína supersaborosa e suculenta. Abaixo, selecionamos os melhores temperos para carne de porco, pensando em cortes como costela, bisteca, bife de chorizo, bife de ancho e panceta suína. Confira as dicas!

Para temperar costela de porco, aposte em uma mistura de ervas e especiarias secas

Costela Suína em Ripas Resfriada Seara Gourmet

Costela Suína em Ripas Resfriada Seara Gourmet

Prático para o dia a dia. Já vem porcionada.

A costela de porco é um dos tipos de cortes mais presentes na mesa do brasileiro. Geralmente preparada no forno, na churrasqueira ou na panela de pressão, o corte combina com temperos intensos que ajudam realçar o sabor e a suculência da carne suína, como na clássica receita de costela ao molho barbecue. Em Seara Gourmet, você encontra diversos cortes suínos super macios e prontos para receber os temperos, como a Costela em ripas suína resfriada Seara Gourmet, que já vem porcionada, e a Costela inteira suína resfriada Seara Gourmet.

Para temperar a costela de porco, nossa sugestão é apostar no método dry rub: uma mistura de ervas e especiarias secas que dão sabor à peça uniformemente, resultando em uma costela macia, suculenta e apetitosa por inteiro. Você pode preparar um dry rub de duas formas:

Dry rub suave: misturesal, açúcar mascavo, páprica doce, mostarda moída, pimenta-do-reino, alho e cebola em pó.

Red rub intenso: para elevar o sabor da costela, adicione cominho, pimenta caiena, chilli em pó e pimenta caiena. 

Em seguida, massageie a peça por inteiro, esfregando o tempero em todas as partes da costela e, depois, prepare-a à sua maneira!

Para temperar a bisteca de porco, opte por uma salmoura bem temperada ou marinadas de frutas cítricas

Bisteca Resfriada Seara Gourmet

Bisteca Resfriada Seara Gourmet

Prático para o dia a dia. Já vem porcionado.

A Bisteca Suína resfriada Seara Gourmet combina com vários temperos e pode ser preparada de diferentes maneiras, como bisteca de porco frita, assada, refogada, grelhada e até na churrasqueira. Para temperar bisteca, a dica é fazer uma salmoura simples (que nada mais é do que uma solução salgada com temperos), misturando 1 litro de água com alho em pó, raspas de limão siciliano, sal, açúcar, páprica doce, pimenta-do-reino preta e alguma ervas de sua preferência, como alecrim debulhado. No vídeo abaixo, nós ensinamos como temperar bistecas para deixá-las suculentas e saborosas:

Outra dica para temperar bisteca de porco é optar por uma marinada simples de suco de limão ou alguma outra fruta cítrica, acrescentando sal, alho e cebola em pó e pimenta-do-reino preta a gosto. Você deve deixar a carne marinando nessa mistura por pelo menos 30 minutos na geladeira.

Aprenda como temperar bife de chorizo ou a peça inteira 

Chorizo Fatiado Resfriado Seara Gourmet

Chorizo Fatiado Resfriado Seara Gourmet

Prático para o dia a dia. Já vem porcionado.

Por ser um corte suíno retirado do contra-filé do porco, o bife de chorizo (ou lombo de porco) é uma carne extremamente macia e diferente dos cortes convencionais. Para temperar o bife de chorizo, nossa dica é apostar em temperos básicos, como sal e pimenta-do-reino, chimichurri e pimenta calabresa. Aproveite a praticidade e qualidade do Chorizo Fatiado Resfriado Seara Gourmet, que já vem porcionado, para agilizar o preparo.

Caso queira preparar o chorizo na churrasqueira, aposte no sal refinado ou no sal de parilla. Diferente do sal grosso, eles possuem grânulos menores e mais uniformes, por isso, são indicados para carnes mais grossas, como o bife de chorizo.

Você também pode optar pela peça inteira para preparar o lombo de porco no forno. Nesse caso, uma marinada de suco de limão, shoyu, páprica defumada, mostarda, mel, vinagre e azeite pode ser o suficiente para deixar a carne ainda mais saborosa, macia e suculenta. 

No Minha Receita, você encontra sugestões deliciosas de receitas com lombo de porco, como Lombo de Porco Assado com Geleia de Pimenta Rosa e Lombo de Porco com Repolho Agridoce e Maçã Assada. Vale a pena conferir!

Bife de ancho é um corte suíno que combina com marinadas de vinhos, ervas e especiarias

Ancho Fatiado Resfriado Seara Gourmet

Ancho Fatiado Resfriado Seara Gourmet

Carne marmorizada. Prático para o dia a dia. Já vem porcionado.

Extremamente macio e suculento, o Ancho Fatiado Resfriado Seara Gourmet, também conhecido popularmente como copa lombo ou sobrepaleta, é o corte ideal para churrascos e também para as refeições do dia a dia. Para fazer o bife de ancho na churrasqueira, a dica é temperar o corte apenas com sal refinado para que a carne possa ter destaque sozinha e evite perder muito líquido durante o preparo. Você também pode optar por temperos mais intensos, como marinadas de vinho, ervas e especiarias ou apostar no Ancho Suíno ao Chimichurri Seara Gourmet, um produto exclusivo da linha de Churrasco que já vem marinado com tempero chimichurri e oferece mais praticidade para a refeição. Se quiser preparar a carne na frigideira, pensando em receitas mais para o dia a dia, vale incluir pimentas e especiarias, como curry, páprica picante, tomilho e alecrim.

Filé mignon suíno combina com temperos simples que realçam o sabor da carne, como sal, pimenta e alho e cebola em pó

Filé Mignon Suíno em Medalhão Resfriado Gourmet

Filé Mignon Suíno em Medalhão Resfriado Gourmet

Prático para o dia a dia, o Filé Mignon Suíno em Medalhão Resfriado Seara Gourmet é um corte de carne de porco que já fica extremamente saboroso apenas temperado com sal e pimenta, dois temperos que ajudam a realçar o sabor do corte. Em geral, a carne é vendida no formato de medalhão e costuma ser preparada em uma frigideira quente para selar a superfície e deixar o interior macio. Além do sal e da pimenta, alho e cebola em pó também são bons temperos para realçar o sabor da carne. Se quiser, dê um toque de chef adicionando um pouco de páprica picante e frite o filé mignon na manteiga temperada com alecrim fresco. 

Barriga de porco (ou panceta) é um corte que combina com ervas finas, lemon pepper e pimentas variadas

Panceta em Tiras Resfriada Seara Gourmet

Panceta em Tiras Resfriada Seara Gourmet

Prático para o dia a dia. Já vem porcionado.

A panceta combina com temperos mais cítricos e apimentados. Por ser um corte que também performa bem na churrasqueira, ela fica ainda mais saborosa quando acompanhada de misturas intensas, como é o caso da Panceta Suína com Lemon Pepper da linha de Churrasco Seara Gourmet, que já vem o tempero apimentado para ir à churrasqueira ou forno.

Outra dica é aproveitar a Panceta em Tiras Resfriada Seara Gourmet para preparar as receitas do dia a dia. Quando temperada com ervas finas (como manjericão, tomilho, manjerona, sálvia, alecrim e orégano), ela pode ser preparada no forno, com batatas e legumes assados. Já se você optar por fazer uma panceta frita e crocante na frigideira, basta temperá-la com sal, pimentas variadas (como calabresa, caiena, jalapeño) e suco de limão.

Para temperar picanha suína, opte por uma boa marinada para carne de porco

Picanha Suína Seara Sem Tempero Congelada

Picanha Suína Seara Sem Tempero Congelada

A picanha suína é um daqueles cortes de carne de porco que combinam com boas marinadas. Nesse caso, você pode aproveitar a maciez da Picanha Suína sem tempero Congelada Seara, e preparar uma mistura de mostarda dijon, molho inglês, vinho branco, água e outros ingredientes em uma tigela. Basta acrescentar primeiro os ingredientes líquidos e, depois, ervas frescas como folhas de louro e folhas de alho-poró e ingredientes aromáticos a gosto como 1 talo de aipo picado, 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos, 2 ramos de alecrim, 1/2 cenoura cortada em cubinhos e 1 cebola picada. Você deve mergulhar a picanha suína nessa mistura e, em seguida, levar para a geladeira para agir por pelo menos 24 horas. Depois, basta temperar a picanha com sal e pimenta-do-reino a gosto, colocar em uma assadeira e cobrir com papel alumínio para levar ao forno preaquecido a 200º C por 1 hora. O resultado será uma deliciosa e suculenta picanha suína assada!

No vídeo abaixo, nós ensinamos como marinar essa carne de porco de forma simples e super fácil, com todos os temperos sugeridos acima. Dá uma olhada nas dicas:

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
13.Sep

Carne Suína

Prime rib suíno: conheça melhor esse corte de carne de porco super premium

Image Card
13.Sep

Carne Suína

9 acompanhamentos para medalhão de filé mignon suíno

Image Card
13.Sep

Carne Suína

Como fazer picanha suína: 6 dicas para preparar a carne perfeita

Image Card
13.Sep

Carne Suína

10 receitas práticas com carne de porco para o almoço ou jantar

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas