']) Tempero para frango assado: 8 combinações para fugir do óbvio - Minha Receita

Matérias

Tempero para frango assado: 8 combinações para fugir do óbvio

Matérias

Matérias e dicas

Tempero para frango assado: 8 combinações para fugir do óbvio

Aprenda novas combinações de tempero para frango assado

Por Minha Receita

Caprichar no tempero para frango assado é o segredo para fazer um frango bem suculento. Seja com ingredientes simples ou com um mix de ervas, especiarias e temperos diferenciados, você pode temperar ou marinar o frango assado tão adorado pelos brasileiros e deixá-lo muito saboroso para o próximo almoço de domingo. No entanto, quando fugimos do óbvio e optamos por misturas mais elaboradas, como a combinação de ervas frescas e raspas de limão siciliano, o resultado fica muito mais irresistível. Quer uma ideia? Aposte em uma das combinações de tempero para frango assado no forno que nós separamos nessa matéria. Para te ajudar a fazer uma receita de frango assado de arrancar elogios, aqui você vai aprender como temperar um frango para assar e deixar a carne ainda mais suculenta!

1. Combinação de tempero para frango assado: sal, páprica picante, alho em pó, manjericão seco e pimenta-do-reino preta 

Frango Sem Miúdos Orgânico

Frango Sem Miúdos Orgânico

Para fazer um delicioso frango assado, a primeira dica é apostar no Frango sem miúdos Seara Orgânico que é criado com alimentação 100% vegetal, orgânica e livre de transgênicos. Ele não vem temperado, permitindo que você seja bastante criativo e tempere o frango assado à sua maneira.

Se você estiver procurando ideias para incrementar a receita de frango assado sem abrir mão dos temperos básicos, a combinação de sal, páprica picante, alho em pó, manjericão seco e pimenta-do-reino preta é uma ótima escolha. Embora o sal, a pimenta e o alho estejam muito presentes na mistura de tempero para frango assado, existem outras maneiras de combinar esses elementos sem necessariamente recorrer ao óbvio.

O alho em pó é um bom exemplo nesse caso. Ele é derivado do alho desidratado e possui o sabor mais intenso que o alho comum, principalmente em combinações de ervas secas, como o manjericão seco. Já a picância desse tempero para frango assado fica por conta da páprica picante, uma especiaria feita a partir de pimentão ou pimentas secas e moídas.

2. Tempero para frango assado com ervas frescas: tomilho, alecrim, manjerona, sálvia e limão siciliano

A combinação de ervas frescas com limão tahiti costuma estar presente em diversos tipos de marinadas para frango. No entanto, é possível fazer um bom tempero para frango assado com essa mistura sem necessariamente deixar a proteína em uma marinada. Diferente da técnica de temperar frango, a marinada precisa que a peça fique em contato com uma mistura feita com gordura, ácido e elementos aromáticos por um período que pode variar entre 30 minutos a 12 horas e, por isso, leva muito mais tempo. 

Para temperar a sua receita de frango assado no forno com ervas frescas e limão sem recorrer ao óbvio, sugerimos a seguinte combinação: troque o limão tahiti pelas raspas de 2 limões sicilianos e acrescente ramos de tomilho, alecrim, manjerona e sálvia e sal a gosto. Basta esfregar a peça com os temperos e colocá-la em uma assadeira. Para finalizar, regue o frango com um pouco de azeite de oliva e coloque 1 cabeça de alho cortada ao meio no fundo da assadeira, junto com 2 folhas de louro. Essa finalização vai ajudar a aromatizar ainda mais o frango assado, deixando-o supersuculento e saboroso.

3. Tempero para frango assado apimentado: misture sumac, sal e pimenta-do-reino preta 

Se você é fã de temperos picantes, o sumac pode ser uma excelente opção para temperar a sua receita de frango assado no forno. Já ouviu falar sobre essa especiaria? Conhecida também como sumagre ou sumak, ela é bastante utilizada no Oriente Médio e possui um aroma exótico e sabor ácido, que lembra bastante a mistura de páprica picante com limão. Para aproveitar o sabor desse tempero e fazer um frango assado apimentado, misture sumac com pimenta-do-reino preta e sal a gosto. Se quiser, acrescente outras pimentas e regue o frango com um pouco de azeite de oliva. Além de deixar a peça com sabor e aroma irresistíveis, o sumac vai trazer uma linda cor avermelhada ao frango assado, permitindo que ele fique douradinho e suculento.

4. Tempero para frango assado agridoce: combine shoyu, mostarda em pó, páprica doce, gengibre e açúcar mascavo

Frango Inteiro Nhô Bento Caipira

Frango Inteiro Nhô Bento Caipira

Para quem gosta de um paladar mais agridoce, outra sugestão supersaborosa é fazer um mix de elementos que fogem do básico, como molho shoyu, mostarda em pó (ou sementes de mostarda), curry, páprica doce, gengibre em pó e uma pitada de açúcar mascavo. Essa é uma ótima combinação para temperar o Frango inteiro Nhô Bento caipira Seara e deixá-lo com um gostinho diferente e levemente adocicado. Nessa linha que é referência em frango caipira, os frangos são criados soltos por mais tempo, o que ajuda a deixar a carne ainda mais firme e saborosa.

5. Tempero para frango assado com cerveja, vinagre branco e mostarda

Frango de Padaria na Cerveja Seara

Frango de Padaria na Cerveja Seara

O Frango de Padaria Seara leva o sabor de domingo para todos os dia da semana. Além de macio e suculento pode ser levado do freezer direto para sua AirFryer. Descubra o sabor CERVEJA e surpreenda-se com Seara.

Que tal preparar um frango assado na cerveja? Para realmente surpreender a família com novas combinações de tempero, misture 1 colher (sopa) de mostarda com 1/2 xícara de vinagre branco, alho picado a gosto, ervas frescas, pimenta-do-reino, páprica picante e uma pitada de sal. Deixe marinando de um dia pro outro na geladeira e, na hora de levar o frango para assar, 1 lata de cerveja clara. Depois é só assar até ficar bem douradinho e com um sabor irresistível. Uma outra opção ainda mais prática é optar pelo Frango de Padaria na Cerveja Seara, que além de ter uma carne macia e suculenta, já vem com um temperado para frango assado com cerveja e pode ser levado direto do freezer para o forno ou para a airfryer.

6. Tempero para frango assado com manteiga temperada

Para fazer um frango assado digno de elogios, outra mistura saborosa é a combinação de vinho branco com uma pastinha de manteiga temperada. Esse tipo de tempero é ideal para quem gosta que a carne do frango fique bem dourada e suculenta na hora de assar no forno. Você pode temperar 6 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente com orégano, pimenta-do-reino, salsinha picada, sal, tomilho fresco e 3 dentes de alho picados. Em seguida, seque bem a pele do frango e espalhe a pastinha. Antes de colocar na assadeira, outra dica interessante é acrescentar algumas cebolas e cabeças de alho no fundo do tabuleiro e adicionar 1/2 xícara de vinho branco. Depois, leve para assar até ficar com uma linha cor dourada!

7. Combinação de tempero para frango assado à moda jamaicana

Frango sem Miúdos DaGranja

Frango sem Miúdos DaGranja

Nossa receita de Frango Assado à Moda Jamaicana com Farofa e Arroz traz mais uma sugestão de tempero que você pode aproveitar para fugir do óbvio no dia a dia. Nela, a mistura de pimenta da Jamaica, com tomilho, gengibre em pó, noz-moscada, açúcar mascavo e outros ingredientes apimentados, como a famosa pimenta Scotch Bonnet, também chamada de pimenta vermelha caribenha, deixa o frango assado no forno com um sabor especial. Ideal para quem gosta de temperos picantes, vale a pena combinar essa receita com o Frango Sem Miúdos Seara DaGranja, que é criado sem antibióticos e conservantes.

8. Tempero para frango assado com mel, alho, pimenta-do-reino e sálvia

Se você gostou do nosso tempero para frango assado agridoce, vai adorar a nossa última receita. Em uma panela grande, misture 1 xícara de mel, 1 maço de folhas de sálvia, 1 cabeça de alho cortada o meio, 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos, 1/2 xícara de sal e 3 litros de água. Deixe cozinhar em fogo médio até levantar fervura, transfira para uma tigela grande e complete com água gelada. Em seguida, adicione o Frango Sem Miúdos Seara DaGranja e leve à geladeira por 1 dia. Antes de colocar o frango assado no forno, pincele 1/2 xícara de mel sobre toda a pele, cubra com papel laminado e leve para assar por 40 minutos a 180ºC. O resultado será uma carne bem suculenta e uma mistura de sabores doces e salgados que fica simplesmente irresistível.

No vídeo abaixo, nós ensinamos como fazer esse tempero para frango assado passo a passo:

E aí, gostou das nossas ideias? Agora é só escolher a opção de tempero para frango assado que mais te agrada e colocar em prática!

Veja também: Como temperar filé de frango

Ver mais:

Aves Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
11.Aug

Aves

Torta de frango cremosa: 6 receitas práticas para jantar durante a semana

Image Card
11.Aug

Aves

6 receitas com frango empanado para o dia a dia

Image Card
11.Aug

Aves

5 receitas com coração de frango que vão além do churrasco

Image Card
10.Aug

Aves

Como fazer moela de frango na pressão: receita simples e rápida

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas