img-facebook

Matérias

Matérias

5 dicas infalíveis para fazer um brigadeiro cremoso

A receita de brigadeiro que todo mundo ama

Por Minha Receita

Todo tipo de brigadeiro fica uma delícia – e um brigadeiro cremoso é ainda melhor! Saboroso e com a textura ideal, este doce é uma boa opção para comer de colher na ”sessão cinema” do final de semana; para completar o cardápio das festas de aniversário; e até para coberturas de bolos, como o de cenoura. A receita é simples e bem prática, mas alguns truques – como a escolha da margarina certa -, podem ajudar a garantir um resultado ainda melhor. Confira as dicas e saiba como fazer um brigadeiro cremoso:

Dica 1) Aposte em uma boa margarina para fazer brigadeiro cremoso

Para garantir um brigadeiro cremoso, o segredo é trocar a manteiga por margarina Doriana Cremosa Sem Sal. Perfeita para pratos doces, ela tem um sabor suave e inconfundível, além de garantir a cremosidade extra que vai fazer toda a diferença na receita. 

Dica 2) A escolha da panela também tem influência na receita de brigadeiro cremoso

Para saber como fazer um brigadeiro cremoso perfeito,  caprichar na escolha dos ingredientes e ter atenção com o ponto são detalhes que fazem toda a diferença. Mas a escolha da panela também é bem importante! Você sabia, por exemplo, que as panelas muito finas podem fazer o doce queimar com mais facilidade? As de fundo grosso – como as de ferro fundido – são as mais indicadas, já que distribuem o calor uniformemente. Panelas de alumínio e antiaderente também são boas para evitar que a mistura acabe grudando. 

Além disso, opte sempre por modelos de panelas fundas para evitar desperdício de ingredientes e sujeiras indesejadas no fogão. 

Dica 3) Adicione creme de leite na receita de brigadeiro cremoso

No passo a passo do brigadeiro tradicional, dá para preparar o doce apenas com margarina, leite condensado e achocolatado em pó, mas tem um ingrediente extra que, aliado à Doriana, vai deixar a receita de brigadeiro cremoso ainda melhor: o creme de leite. 

Confira o passo a passo: 

1 – Em uma panela, derreta a margarina Doriana Cremosa Sem Sal;

2 – Adicione o leite condensado e o achocolatado em pó e misture bem;

3 – Cozinhe a mistura em fogo baixo e mexa até chegar ao ponto do brigadeiro mole;

4 – Desligue o fogo e adicione o creme de leite. Misture bem; 

5 – Ao esfriar, seu brigadeiro cremoso está pronto! Se desejar enrolar, finalize passando as bolinhas em chocolate granulado. 

Dica 4) Brigadeiro cremoso para comer de colher ou enrolar? Fique atento ao ponto

Por mais que a receita de brigadeiro cremoso seja super fácil, é comum o erro na hora de atingir o ponto exato da mistura. Para não errar, a dica é pensar em como você quer comer o doce: se for de colher, diretamente na panela, mexa constantemente em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Agora, se a ideia é enrolar as bolinhas, o ideal é deixar o brigadeiro com uma textura um pouco mais sólida; então, só desligue o fogo quando tudo se desgrudar do fundo da panela. 

Se ficar em dúvidas, você também pode usar o truque da colher para garantir que o ponto do brigadeiro cremoso está certo. Funciona assim: quando a mistura estiver bem encorpada, passe a colher no meio da panela como se estivesse criando um caminho; se o brigadeiro voltar para o meio, significa que ele está no ponto! Caso não volte, mexa mais um pouco em fogo baixo. 

Dica 5) Mais opções de como fazer brigadeiro cremoso? Siga o passo a passo: 

Outro modo bem prático de fazer um brigadeiro cremoso – e que, inclusive, funciona muito bem quando a ideia é usar o doce para a cobertura de bolos – é trocar o achocolatado em pó por chocolate (meio amargo ou ao leite) e contar com a ajuda da geladeira para deixar a mistura no ponto certo. Veja como é simples: 

1 –  Comece derretendo 200g de chocolate em banho maria;

2 – Adicione uma colher de margarina Doriana Cremosa Sem Sal; ½ lata de leite condensado e ½ lata de creme de leite;

3 – Misture tudo e, em seguida, leve para a geladeira por 10 minutos;

4 – Ao retirar da geladeira, mexa mais um pouco;

5 – Por fim, é só voltar para a geladeira por mais 10 minutinhos e pronto!

Ver mais:

Dicas de Cozinha Doces, Bolos e Sobremesas

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

4 dicas para fazer peixe cozido simples e delicioso

Image Card
29.Jun

Dicas de Cozinha

Pizza de frigideira: receita simples para fazer um lanche delicioso com frios

Image Card
27.Jun

Aves

10 ideias de tempero para frango para usar em qualquer receita

Image Card
27.Jun

Aves

Arroz com frango: 5 receitas diferentes para inovar no prato prático e delicioso

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas