Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Bolo solado? Veja 5 erros que você deve evitar para a receita sair perfeita

Descubra o que faz o bolo solar e como evitar

Por Minha Receita

3.7/5 - (7 votos)

Você sabe o que é bolo solado? Após ser assado, o bolo solado apresenta um lado maior que o outro e a massa com aspecto mais pesado, rachando facilmente. Conhecido também como bolo cru ou o “bolo que desanda”, o bolo solado é o resultado de alguns erros que a gente pode cometer em uma receita sem perceber, como abrir o forno durante o processo ou colocar mais farinha do que a receita recomenda. 

Quer descobrir o que faz o bolo solar? A seguir, separamos os 5 erros mais comuns na hora de preparar um bolo para o café da manhã ou o lanche da tarde

Erro 1) Adicionar leite, iogurte, óleo ou açúcar demais pode deixar o bolo solado

Errar a proporção de líquidos na massa do bolo pode acabar resultando em uma má fermentação, que é o processo mais importante para fazer o bolo crescer. Um bom exemplo é quando há o acréscimo de leite ou iogurte, que deixa a massa pesada e prejudica o crescimento natural no forno. O mesmo vale para o excesso de açúcar e óleo. Por isso, além de seguir as proporções exatas da receita, uma boa dica é usar Margarina Doriana sem sal no lugar do óleo, que pode deixar o bolo úmido e fofinho.

Erro 2) Errar a proporção de farinha de trigo também é um dos erros mais comuns durante o preparo

Além do acréscimo de líquidos, preparar um bolo com farinha de trigo demais também pode interferir no seu crescimento. Aqui, há três erros possíveis: a substituição da farinha comum por uma farinha integral ou algum outro tipo, a adição de farinha além do que foi exigido pela receita e seguir a ordem inadequada dos ingredientes durante o preparo.

Erro 3) Misturar demais o fermento é um erro clássico que acaba deixando o bolo solado

As famosas receitas de bolo de vó geralmente determinam que o fermento do bolo deve ser adicionado por último! Esse é um dos segredos para evitar o bolo solado. Afinal, o fermento é o que determina o crescimento da massa,  por isso, ele deve ser acrescentado com cuidado na receita. Evite misturar demais no liquidificador ou na batedeira. Para não cometer esse erro, incorpore o fermento no final e aos poucos, com o auxílio de uma espátula ou uma colher.

Erro 4) Abrir o forno antes do tempo faz a massa ficar com pouco volume

Para aqueles que ficam ansiosos por um bolinho no lanche da tarde, saiba que abrir o forno antes da hora também pode acabar interferindo no seu crescimento. Na verdade, esse é outro erro clássico do bolo solado! O mais indicado, para não cometer o erro, é seguir o modo de preparo da receita corretamente e controlar a temperatura do forno, além de não mexer a massa de forma excessiva.

Erro 5) Desenformar o bolo ainda quente também pode ser um problema

Quer uma última dica sobre o que fazer para o bolo não solar? Evite desenformá-lo ainda quente! Talvez você não saiba ou não tenha reparado, mas  deixar o bolo esfriar também faz parte da receita e, por isso, o resultado final depende desse repouso. Antes de desenformar a massa, espere o bolo esfriar e ficar firme, para não murchar ou desmontar. Assim, ele ficará bem macio e fofinho como se espera!

O que fazer com bolo solado? 

Se você cometer um desses erros e quiser aproveitar a massa, saiba que tem como preparar outras receitas a partir dela. Você pode cortar o bolo em fatias finas ou esfarelar a massa para usá-lo como um biscoito, montando a base de uma receita de pavê de Natal. Outra dica interessante é servir o bolo solado com sorvete ou molhadinho de café com leite e, se você quiser ir além, incrementar com uma calda de chocolate.

Os comentários estão desativados.

3.7/5 - (7 votos)

Ver mais:

Doces, Bolos e Sobremesas Dicas de Cozinha Doriana Lanches

Matérias relacionadas

Doces, Bolos e Sobremesas

Confira outras matérias

18.Oct

Doces, Bolos e Sobremesas

Comidas de Halloween: pratos assustadoramente deliciosos

27.Sep

Dicas de Cozinha

Receitas para crianças: sugestões divertidas para pequenos chefs

A imagem mostra um bolo de fubá em formato de anel, coberto com uma calda brilhante e espessa de goiabada derretida. O bolo, de coloração dourada e textura macia, está parcialmente cortado, revelando seu interior úmido e fofo. A calda escorre pelas laterais, criando um contraste visual atraente entre o vermelho da goiabada e o amarelo do bolo. Ao fundo, desfocada, há uma embalagem de margarina Doriana e alguns elementos decorativos, destacando o ambiente caseiro. O bolo está sobre um prato branco em uma superfície que parece ser de madeira, com iluminação quente que realça suas cores e texturas.
04.Sep

Dicas de Cozinha

Calda de chocolate para bolo de cenoura: 5 formas simples de fazer

A imagem mostra uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha, servida em um prato branco sobre um guardanapo de tecido na mesma cor. A fatia de bolo tem uma coloração laranja vibrante, típica do bolo de cenoura, com uma cobertura espessa e brilhante de chocolate que cobre toda a superfície superior do bolo. Ao lado do prato, há um garfo prateado. No fundo, sobre uma superfície de madeira, pode-se ver uma xícara de café preto em uma pequena xícara branca, complementando a cena de um lanche ou café da tarde. O contraste das cores do bolo, prato e guardanapo com a superfície de madeira e a xícara de café traz uma sensação acolhedora e reconfortante.
04.Sep

Dicas de Cozinha

Bolo de cenoura com cobertura durinha: receita do bolo que todo mundo ama!

Mais Matérias