img-facebook

Matérias

Matérias

Como fazer farofa de linguiça: 4 dicas para deixar a receita saborosa

Confira algumas dicas para surpreender a mesa

Por Minha Receita

Farofa de linguiça é um daqueles pratos que complementam superbem diversas receitas de almoço e jantar no dia a dia. Além disso, a receita de farofa de linguiça sempre marca presença no churrasco em casa ou no almoço de domingo com o delicioso frango de padaria.  

Feita tradicionalmente de farinha de mandioca torrada e linguiça frita, conquista grande parte dos amantes de carne de porco pelo seu sabor suculento. Mas, além da clássica farofa de linguiça calabresa, algumas variações do prato são tão saborosas quanto o original e podem diversificar o cardápio da semana. Bons exemplos são as receitas de farofa de linguiça toscana, pernil e de frango, mas até mesmo as versões temperadas e recheadas podem deixar o prato ainda mais saboroso e suculento.

Para te ajudar a aprender como fazer farofa de linguiça de diferentes maneiras e surpreender a família no churrasco gourmet, preparamos algumas dicas. Confira!

Dica 1) Farofa de linguiça calabresa, toscana, pernil ou de frango: escolha o sabor ideal para a sua receita

Você sabe quais são os tipos de linguiças mais saborosos para fazer uma farofa? A linguiça calabresa tradicional é um clássico na cozinha brasileira que pode ser encontrada crua ou defumada nos mercados, mas sempre é preparada com carne de porco e condimentada com pimenta calabresa. A Linguiça Calabresa Seara, por exemplo, é feita com carnes nobres e defumada naturalmente com o tempero marcante da pimenta calabresa.

Linguiça toscana Seara

Linguiça toscana Seara

Linguiça Toscana é produzida com os melhores cortes, e temperada no ponto. Ideal para churrascos, lanches e aperitivos.

Já a Linguiça Toscana Seara, ideal para churrascos, lanches e aperitivos, é produzida com os melhores cortes suínos e temperada no ponto. Há também a Linguiça de Pernil Seara, que é o tipo mais nobre da linha, feito 100% com carne de pernil. Quem quiser optar por uma farofa de linguiça de frango, também pode experimentar a Linguiça de Frango Seara, produzida com os melhores cortes de frango que a deixam bem suculenta e saborosa. Por fim, a Linguiça Suína Seara, feita 100% com carne suína, é ideal para substituir proteínas mais caras no churrasco de domingo ou nas refeições do dia a dia.

Já para fazer uma farofa de linguiça gourmet, vale a pena apostar em versões temperadas e recheadas de linguiça para churrasco, como as linguiças com pimenta biquinho, queijo coalho e alho-poró de Seara Gourmet.

Dica 2) Prepare a farofa de linguiça em uma frigideira larga, com farinha de mandioca torrada, cebola, alho e manteiga

Para fazer a receita de farofa de linguiça, você vai precisar de 2 a 3 xícaras (chá) de farinha de mandioca torrada, 450 g de linguiça picada, 1 cebola grande picada, 4 dentes de alho picados e 3 colheres (sopa) de manteiga. Em uma frigideira larga, comece refogando a cebola com manteiga e, quando estiver douradinho, acrescente o alho. 

Em seguida, coloque a linguiça de sua preferência. O segredo, nessa etapa, é deixar a carne fritar até ficar bem suculenta e dourada. Depois, agregue a farinha de mandioca e finalize com um fio de azeite para que a farofa de linguiça fique bem molhadinha. Por fim, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Dica 3) Para deixar a receita de farofa de linguiça ainda mais saborosa, acrescente salsinha picada, ovos e bacon frito em cubinhos

Para deixar a receita ainda mais interessante, você também pode adicionar outros ingredientes de sua preferência. Um dos que mais combinam com a farofa de linguiça é a salsinha picada, que traz frescor ao prato. Basta adicionar 1 ⁄ 2 xícara de salsinha no final do preparo e misturar bem para incorporar o ingrediente.

Outra dica fácil e muito saborosa é fazer uma farofa de linguiça com ovos e bacon em cubos. Quando a linguiça estiver quase no ponto, frite o bacon na mesma frigideira e adicione 2 ovos. Depois, acrescente a farinha, misture bem e finalize com os temperos. Você também pode adicionar uma pitada de açafrão em pó para deixar a farofa de linguiça com uma linda coloração dourada.

Dica 4) Sirva a farofa de linguiça como um acompanhamento para churrasco ou ao lado de carnes assadas, molhos e purês

Não há dúvidas de que a farofa de linguiça é um excelente acompanhamento para churrasco. Mas se quiser fazer um almoço ou jantar especial, saiba que ela também combina super bem ao lado de carnes assadas, molhos e purês – sendo ideal para servir com molho vinagrete ou um purê de banana-da-terra.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
18.May

Carne Suína

O que comer com fondue de queijo? 6 sugestões de acompanhamentos

Image Card
16.May

Carne Suína

Costela com mandioca: aprenda um preparo rápido na panela de pressão

Image Card
05.May

Carne Suína

8 acompanhamentos para servir com costela assada

Image Card
04.May

Carne Suína

Costelinha de porco na airfryer: aprenda essa receita prática para o fim de semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas