Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer fondue: tudo o que você precisa saber

O queridinho das estações frias!

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

Você sabe como fazer fondue? Com opções doces e salgadas, o fondue é a opção perfeita para momentos em família, entre amigos ou em um jantar romântico nas noites de outono e inverno. O fondue de queijo cai muito bem para um jantar, já para a sobremesa, o fondue de chocolate é sempre uma boa pedida. 

Apesar de ser uma receita simples, sempre existem dúvidas em relação ao preparo. O Minha Receita respondeu algumas delas para que você consiga preparar o seu fondue, seja ele doce ou salgado, da melhor forma possível e ainda impressionar quem for te fazer companhia para degustar essa delícia cremosa.

O que usar para aquecer fondue?

O fondue é uma receita originalmente suíça. Por ser um local frio, o prato precisava se manter aquecido, e por isso, é preparado em superfícies em contato com o calor. Existem algumas opções para preparar e para manter o fondue aquecido. A clássica panela para fondue é um aparelho completo: acompanha o queimador, que é o suporte para a chama, o recipiente para o chocolate ou o queijo e os garfinhos próprios para fondue. Com ele é ainda mais fácil: é só acender o fogo no queimador e deixar o fondue dentro do recipiente para que permaneça aquecido. 

Se você não tiver a panela, ainda assim dá para fazer o fondue em casa. É possível deixar o fondue em banho maria: prepare o fondue de queijo ou chocolate e depois despeje em um recipiente de vidro que esteja em contato com água quente, como um banho maria comum. Seu fondue vai permanecer aquecido.

Como colocar fogo na pedra de fondue?

A Pedra de fondue, geralmente feita de pedra-sabão, é um aparelho para fondue que também acompanha um queimador. Para acender, basta posicionar um pedaço de palha de aço dentro do compartimento e colocar fogo com um palito de fósforo comprido para evitar que o fogo queime os dedos. Também é possível substituir a palha de aço por um paninho ou papel toalha molhado com álcool ou só preencher o recipiente com uma pequena quantidade de álcool. Depois, é só acender o fogo.

O que harmoniza com fondue? Queijo, carnes, pães, chocolate e frutas

O fondue de queijo é um prato que possibilita diversos acompanhamentos deliciosos. Para deixar a receita ainda mais gostosa, você pode servir com cubinhos de carne e frango. Para a experiência ficar ainda melhor, vale a pena usar cortes suínos. O Filé Mignon Suíno em Cubos Congelado Seara é uma carne macia e saborosa, que já vem cortada no tamanho ideal para fondue. O Salame tipo italiano fatiado Seara Gourmet e as Linguiças Seara Gourmet também não podem ficar de fora da sua preparação.

Os pães também são muito bem servidos com fondue de queijo. Croutons, torradinhas, pão sírio, baguetes e pães de queijo trazem a crocância ideal para este prato. Além disso, ainda existem opções vegetais para oferecer como acompanhamentos: palmitos, abobrinhas assadas, brócolis e batatas são ótimas alternativas para o cardápio vegetariano.

No fondue doce, as frutas deixam a sobremesa ainda mais deliciosa. Morangos picados, uvas sem caroço e bananas são as mais tradicionais para acompanhar o fondue de chocolate. Para deixar sua receita ainda mais completa e mais gostosa, é possível servir algumas frutas desidratadas, como o figo e o damasco, além de diversos tipos de castanhas, amêndoas e panquecas. 

Qual a função do vinho no fondue?

O fondue de queijo acompanhado de um bom vinho é uma ótima opção para um jantar de Dia dos Namorados. Além de acompanhar, o vinho ainda pode ser utilizado na preparação do prato. Por ser uma bebida ácida, ele se torna uma combinação perfeita e harmônica para ser utilizada com o queijo.

No fondue de queijo, o vinho serve para quebrar a gordura. A acidez da bebida ajuda a desintegrar as proteínas do leite, deixando o fondue ainda mais cremoso e menos gorduroso. Além disso, ele também deixa o prato mais complexo, complementando os sabores dependendo de qual vinho for escolhido.

Qual o vinho ideal para fondue de queijo?

Que o vinho harmoniza perfeitamente com o fondue de queijo você já sabe. Mas qual é o ideal para usar no preparo? Cada queijo combina com um tipo de vinho diferente, mas o sabor suave e a acidez moderada do vinho branco seco fazem que ele seja o queridinho na hora de preparar o fondue. Sua suavidade e acidez não competem com o sabor do queijo, por isso, ele se torna a escolha ideal para o seu prato. Além disso, também é possível usar um vinho tinto que seja leve e ácido na medida certa para que possa quebrar a gordura do queijo, mas sem competir com o sabor dele.  

Pode usar espumante no fondue?

O espumante pode ser utilizado da mesma forma que o vinho. Ele harmoniza os sabores e, por conta da sua acidez, também quebra a gordura no queijo. Quem manda é seu paladar! As duas opções entregam um fondue maravilhoso e de impressionar qualquer um. 

Como montar uma mesa bonita para fondue?

Para comer este prato delicioso que é o fondue e deixar o momento da refeição ainda mais bonito, é preciso preparar uma bela mesa. Utilize uma toalha de mesa ou jogos americanos que combinem com a ocasião Em um jantar romântico, velas e a luz baixa não podem faltar! Vale também fazer decorações usando os acompanhamentos, brincando com a disposição das frutas e dos pães. Ainda dá pra ousar colocando alguns arranjos de plantinhas e suas flores favoritas.  

Pode guardar fondue de queijo na geladeira?

Sim! Você pode guardar essa delícia na geladeira para usar depois. Acrescentando um pouco de vinho e mexendo por alguns minutos, ele pode ser utilizado como fondue novamente. Mas, além disso, você também pode adicionar uma caixa de creme de leite e temperos à sua escolha para resultar e um delicioso molho de queijo para usar como quiser!

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Doces, Bolos e Sobremesas Dicas de Cozinha Doriana Gourmet Receitas de Inverno Seara

Matérias relacionadas

Doces, Bolos e Sobremesas

Confira outras matérias

27.Sep

Dicas de Cozinha

Receitas para crianças: sugestões divertidas para pequenos chefs

A imagem mostra um bolo de fubá em formato de anel, coberto com uma calda brilhante e espessa de goiabada derretida. O bolo, de coloração dourada e textura macia, está parcialmente cortado, revelando seu interior úmido e fofo. A calda escorre pelas laterais, criando um contraste visual atraente entre o vermelho da goiabada e o amarelo do bolo. Ao fundo, desfocada, há uma embalagem de margarina Doriana e alguns elementos decorativos, destacando o ambiente caseiro. O bolo está sobre um prato branco em uma superfície que parece ser de madeira, com iluminação quente que realça suas cores e texturas.
04.Sep

Dicas de Cozinha

Calda de chocolate para bolo de cenoura: 5 formas simples de fazer

A imagem mostra uma fatia de bolo de cenoura com cobertura de chocolate durinha, servida em um prato branco sobre um guardanapo de tecido na mesma cor. A fatia de bolo tem uma coloração laranja vibrante, típica do bolo de cenoura, com uma cobertura espessa e brilhante de chocolate que cobre toda a superfície superior do bolo. Ao lado do prato, há um garfo prateado. No fundo, sobre uma superfície de madeira, pode-se ver uma xícara de café preto em uma pequena xícara branca, complementando a cena de um lanche ou café da tarde. O contraste das cores do bolo, prato e guardanapo com a superfície de madeira e a xícara de café traz uma sensação acolhedora e reconfortante.
04.Sep

Dicas de Cozinha

Bolo de cenoura com cobertura durinha: receita do bolo que todo mundo ama!

Sala de fruta colorida com morangos, kiwi e outras frutas em um pote de vidro com mel
04.Sep

Acompanhamento

Sobremesas de Primavera: Receitas para Agradar a Família

Mais Matérias