ACF Como fazer picanha suína: 6 dicas para preparar a carne perfeita - Minha Receita Seara

Matérias

imagem

Matérias

Como fazer picanha suína: 6 dicas para preparar a carne perfeita

Confira dicas imperdíveis para o corte suíno

Por Minha Receita

Bastante apreciada no churrasco em casa e em receitas do dia a dia, a picanha suína é uma carne macia e suculenta que pode ser preparada de muitas maneiras: assada no forno, frita na frigideira e até mesmo cozida na panela de pressão. Para aprender como fazer picanha suína da forma certa, algumas dicas de cozinha podem fazer toda diferença, como deixar a carne no ponto ideal, com a parte de fora douradinha e o interior bem suculento. Abaixo, nós separamos 6 dicas essenciais para aproveitar a versatilidade desse corte suíno nas receitas do dia a dia. Confira!

1. Picanha suína no forno: para fazer a picanha suína assada com perfeição, escolha uma peça naturalmente macia e suculenta

Picanha suína Seara temperada congelada

Picanha suína Seara temperada congelada

A Picanha suína, além de uma carne nobre, é macia e suculenta. Ela já vem temperada e no tamanho ideal para o preparo no dia a dia, além disso pode ser preparada de diversas formas: Forno, grelha e panela.

Fazer a picanha suína no forno é uma das formas de preparo mais saborosas que existem. Mas para deixar o corte especialmente saboroso e suculento, a primeira dica é escolher uma peça naturalmente macia, como a Picanha Suína Temperada Congelada Seara ou a Picanha Suína Temperada Congelada Assa Fácil, que já está pronta para ir ao forno.

Passo 1 – Basta fazer alguns cortes na parte da gordura, colocar a picanha suína em uma assadeira, cobrir com papel alumínio e levar ao forno a 200ºC por 50 minutos;

Passo 2 – Se quiser dar um toque final, retire o papel alumínio depois do tempo total de cozimento e deixe dourar por mais 5 minutinhos. 

Embora muitas pessoas acreditem que a carne de porco assada deve ser esturricada, o ponto ideal da picanha suína no forno é quando ela fica com uma “crosta” dourada por fora e levemente rosada por dentro. Essas características ajudam a identificar que a carne suína está macia e suculenta, perfeita para servir à mesa!

No vídeo abaixo, nós ensinamos como preparar picanha suína para assar com a Picanha Suína Temperada Congelada Seara. Confira!

2. Picanha suína no forno também combina com boas marinadas e temperos para carne de porco

Picanha Suína Seara Sem Tempero Congelada

Picanha Suína Seara Sem Tempero Congelada

Para os que gostam de se aventurar na cozinha, também vale a pena aprender como marinar carne de porco e aproveitar a maciez da Picanha Suína sem tempero Congelada Seara. A marinada consiste em deixar a carne em contato com uma mistura de ingredientes ácidos e aromáticos por pelo menos 30 minutos.

Quer uma ideia? Aposte em um mix de temperos para carne de porco, misturando molho inglês, vinho branco, água, mostarda dijon, ervas frescas e ingredientes aromáticos a gosto, como 1 talo de aipo picado, 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino em grãos e 2 ramos de alecrim. Você também pode adicionar 1/2 cenoura cortada em cubinhos e 1 cebola picada.

Passo 1 – Basta mergulhar a picanha suína nessa mistura e, em seguida, levar para a geladeira;

Passo 2 – Depois, tempere a peça com sal e pimenta-do-reino preta a gosto e sele todos os lados da picanha em uma frigideira com óleo quente. Depois, coloque a carne na assadeira e cubra com papel alumínio para levar ao forno preaquecido a 200º C por 1 hora. O resultado será uma picanha suína assada super macia e suculenta!

3. Picanha suína assada na airfryer: eleve a suculência da carne suína fazendo pequenos riscos diagonais na capa de gordura da peça

Para fazer a picanha suína na airfryer ter a mesma suculência que a picanha suína assada no forno, as dicas de preparo são um pouco diferentes. Primeiro, você deve fazer pequenos riscos diagonais na capa de gordura da peça com a ajuda de uma faca bem afiada. O objetivo é que durante o preparo, a gordura derreta com mais facilidade e encha a carne de sabor. Basta colocar a picanha suína posicionada com a gordura virada para cima e fazer cortes superficiais ao longo do seu comprimento.

Para agilizar esse processo, vale a pena apostar em uma picanha suína temperada, como a Picanha Suína Resfriada Temperada Seara, que não precisa descongelar antes do preparo e já vem com um delicioso tempero caseiro.

Passo 1 – Basta colocar a picanha na airfryer com a capa de gordura virada para baixo e deixar por aproximadamente 10 minutos a 200ºC;

Passo 2 – Depois, vire a peça para cima e deixe por mais 10 minutos a 200ºC; 

Passo 3 – Para finalizar o cozimento, deixe a picanha suína na airfryer por mais 10 minutos a 180ºC. Assim, você vai garantir uma crosta dourada, sem deixar a carne suína passar do ponto.

Para quem não quer perder muito tempo na cozinha, essa é uma ótima dica de almoço rápido com picanha suína assada!

4. Picanha suína na frigideira: para elevar a suculência do corte, aposte em uma carne suína com maior marmoreio

Picanha Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet

Picanha Suína Linhagem Europeia Seara Gourmet

Picanha suína de linhagem selecionada com mais marmoreio, a gordura entremeada nas fibras, que garante além do sabor, maior maciez e suculência.

Fazer uma deliciosa picanha suína frita não é muito difícil. Mas para deixar o corte suíno com uma suculência digna de elogios, vale muito a pena apostar em carnes de maior marmoreio, que apresentam mais gordura entremeada em suas fibras. A Picanha Suína de Linhagem Europeia Seara Gourmet é um ótimo exemplo nesse caso. Ela faz parte de uma linha de cortes premium, com suínos de linhagem selecionada – como os da raça Duroc dinamarquês – que possuem uma carne naturalmente macia e muito mais suculenta quando preparada da forma certa.

Passo 1 – Para fazer a sua receita de picanha suína na frigideira ter um resultado excepcional, tire a carne da geladeira cerca de 20 minutos antes de começar o preparo;

Passo 2. Posicione a capa de gordura da picanha suína virada para cima e faça pequenos riscos diagonais e superficiais ao longo do seu comprimento com uma faca bem afiada;

Passo 3 – Preaqueça a frigideira em fogo médio e, depois que estiver bem quente, posicione a picanha suína com a capa de gordura virada para baixo. A ideia é que a gordura derreta por aproximadamente 5 minutos;

Passo 4 – Regue a picanha suína com a gordura derretida e acrescente 2 ramos de tomilho (ou alecrim) e 2 dentes de alho amassados ao lado da peça para dar mais sabor à carne suína;

Passo 5 – Com ajuda de um pegador, vire a picanha suína delicadamente, deixando a carne em contato com a frigideira. Continue regando a gordura sobre a peça;

Passo 6 – Sele todos os lados da carne e diminua o fogo e deixe a peça por mais 2 minutos na frigideira;

Passo 7 – Deixe a picanha suína descansar por 5 minutos fora da frigideira, corte em fatias médias e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto antes de servir.

Para complementar a receita de picanha suína frita, prepare um acompanhamento sofisticado, como a nossa Salada Frisée com Bacon Artesanal, Ovo Pochê e Croutons Temperados.

5. Picanha suína na panela de pressão é um modo de preparo rápido e fácil

Para fazer um almoço rápido e fácil, outra opção saborosa é preparar a picanha suína na panela de pressão, aproveitando a praticidade da Picanha Suína Temperada Congelada Seara, que vem em um tamanho ideal para as refeições do dia a dia.

Passo 1 – Em uma panela de pressão, coloque 2 xícaras de azeite de oliva e a picanha suína temperada;

Passo 2 – Feche a panela e espere pegar pressão. Quando começar a apitar, deixe cozinhar por 30 minutos;

Passo 3 – Desligue o fogo, tire a pressão e sirva a picanha suína com acompanhamentos simples, como legumes assados e um delicioso purê de mandioquinha.

6. Picanha suína na churrasqueira: veja dicas para preparar a picanha na brasa

É claro que não poderíamos deixar de trazer uma dica ensinando como fazer picanha suína na churrasqueira! Para elevar o nível do churrasco em casa e fazer uma deliciosa picanha na brasa, a nova linha de Churrasco Seara Gourmet traz uma versão temperada, que ajuda a deixar o corte muito mais saboroso e foi especialmente pensada para ter a melhor performance na churrasqueira. 

Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet 800g

Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet 800g

Basta levar a Picanha Suína ao Alho Seara Gourmet diretamente para a grelha e complementar o cardápio com bons acompanhamentos para churrasco, como molho de tomate seco, torrada de pão e parmesão e uma deliciosa farofa de cenoura.

Passo 1 – Coloque a picanha suína com a capa de gordura virada para baixo na grelha da churrasqueira;

Passo 2 – Quando a gordura estiver dourada, vire a picanha a suína delicadamente com a ajuda de um pegador e sele o outro lado da carne;

Passo 3 Corte a picanha suína temperada em fatias grossas e volte novamente para a grelha, até que a carne esteja ao ponto – isto é, macia, suculenta e levemente rosada por dentro.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
13.Sep

Carne Suína

Prime rib suíno: conheça melhor esse corte de carne de porco super premium

Image Card
13.Sep

Carne Suína

9 acompanhamentos para medalhão de filé mignon suíno

Image Card
13.Sep

Carne Suína

10 receitas práticas com carne de porco para o almoço ou jantar

Image Card
13.Sep

Carne Suína

10 receitas com bife de carne suína para um almoço delicioso

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas