Matérias

imagem

Matérias

Como fritar bacon em 5 passos

Veja como fazer bacon frito perfeito - crocante, dourado e saboroso!

Por Minha Receita

Saber como fritar bacon é uma daquelas habilidades culinárias que parecem simples à primeira vista, mas podem exigir algumas tentativas e erros antes de chegar no resultado perfeito. Apesar de ser apenas um ingrediente para ficar de olho, há alguns truques indispensáveis para deixar o bacon do jeito que todo mundo ama: crocante, saboroso e douradinho.

A boa notícia é que depois que você domina a técnica, suas receitas com bacon nunca mais serão as mesmas. O bacon frito na perfeição pode ser usado para incrementar uma grande variedade de pratos – de assados a saladas, passando por aperitivos, hambúrgueres e até sobremesas. A seguir, preparamos um guia completo para você aprender como fazer bacon frito e surpreender seus convidados com receitas deliciosas. Confira!

Quais são os utensílios necessários para fritar bacon?

Para fritar bacon, você precisará de uma frigideira de inox ou ferro fundido antiaderente. Algumas frigideiras são estriadas e permitem que o excesso de gordura escorra entre as saliências. Se você tiver uma dessas em casa, ótimo, mas não é extremamente necessário. 

Como o bacon precisa ser bastante virado durante a fritura, um pegador de silicone de qualidade também é muito útil. Você até pode espetar cada pedaço com um garfo, mas assim há chances do bacon escorregar e cair de volta na frigideira, gerando respingos. Por falar em respingos, é importante usar um avental para não danificar suas roupas, além de luvas de cozinha para proteger suas mãos. 

Passo a Passo de como fritar bacon na frigideira e deixá-lo crocante:

Passo 1 – Uma das melhores dicas para fritar bacon é começar sempre com uma frigideira fria se a sua intenção é obter um bacon crocante, cozido uniformemente. Mas por quê? Basicamente, quando você coloca o bacon fatiado sobre uma superfície muito quente, ele agarra e enrola muito rápido, além de cozinhar antes que a gordura tenha tempo de se desfazer. Isso resulta em um bacon frito borrachudo, nada crocante;

Passo 2 – Certifique-se de que a sua frigideira seja grande o suficiente para que nenhum bacon fique sobre o outro. Com cuidado, coloque as fatias lado a lado sobre a frigideira fria – sem adicionar qualquer tipo de óleo – e aperte um pouco para que o bacon em tiras não encolha muito enquanto cozinha. Em seguida, ligue o fogo (temperatura média-baixa) e deixe a gordura se desintegrar lentamente, permitindo que o bacon frite da maneira correta;

Passo 3 – Após um tempo, o bacon começará a chiar e ficar mais transparente. Nessa hora, tente não mexer nas fatias até perceber que elas estão se soltando facilmente da frigideira. Você pode até erguer suavemente as pontas para verificar se o outro lado está dourado, mas é melhor manusear o bacon quando ele não estiver mais grudando. Atenção: durante a fritura tome muito cuidado, pois a gordura do bacon estará quente e poderá respingar para fora da frigideira;

Passo 4 – Quando o bacon começar a dobrar e enrolar, use o pegador para virar cada fatia. Continue virando até que os dois lados estejam dourados por igual. O barulho de fritura diminuirá bastante e, quando não houver mais partes rosadas ou transparentes (o que significa que a gordura foi eliminada), o bacon estará pronto. Lembre-se: quanto mais tempo de cozimento, mais crocante o bacon ficará. 

Passo 5 – Com a ajuda do pegador, retire as fatias de bacon da frigideira e coloque-as sobre folhas de papel toalha para retirar o excesso de gordura. Se você tiver mais bacon para fritar, escorra a gordura que sobrou e recomece o processo. Caso tenha formado crostas, deixe a frigideira esfriar e lave-a antes de continuar.

Pronto! Seguiu certinho o passo a passo e aprendeu como fazer bacon crocante? Agora é hora de usar a sua criatividade para preparar muitas delícias com essa iguaria. Experimente usar o bacon em fatias para adicionar sabor e textura no hambúrguer gourmet, por exemplo, ou formar um crispy bacon (farofa de bacon) para dar um toque final em pratos de massas, sopas, saladas, risotos ou onde mais a sua imaginação permitir. 

O que fazer com a gordura do bacon frito?

Provavelmente você terá alguma sobra de gordura na frigideira quando terminar de fritar o bacon. Isso é puro ouro e pode ser usado para preparar muitas receitas, incluindo ovos mexidos, vegetais salteados e petiscos como a nossa bolinha de queijo com bacon e pistache. Ao terminar a fritura, despeje a gordura em um pote de vidro hermético e armazene na geladeira por até um mês. Se não for usar a gordura, fique de olho para não descartá-la no ralo da pia, pois pode endurecer à medida que esfria e, com isso, entupir o encanamento. 

Como limpar a frigideira depois de fritar bacon? 

Se a sua frigideira ficou com uma crosta no fundo ao fritar bacon, aqui está uma maneira fácil de lidar com isso: após descartar ou reservar a gordura que sobrou, limpe a frigideira com toalhas de papel e coloque-a de volta no fogão. Adicione água até a metade, aumente o fogo e deixe ferver. Com o auxílio de uma espátula, raspe suavemente o fundo da frigideira para remover qualquer pedaço de bacon grudado. Deixe a panela esfriar antes de levá-la para a pia.

Dica extra: aprenda como fritar bacon no micro-ondas

Outra maneira de preparar bacon crocante e sequinho é utilizando o micro-ondas. Para isso, basta forrar um prato com duas folhas de papel toalha, colocar as fatias de bacon por cima (uma longe da outra) e cobrir com mais duas folhas. Por fim, leve o bacon ao forno micro-ondas de 2 a 3 minutos, em potência alta, ou até que ele fique dourado.

Escolha o seu favorito da linha Bacon Seara Gourmet

Na próxima vez que você for fritar bacon para fazer suas receitas preferidas, opte pela qualidade da linha Bacon Seara Gourmet. Desenvolvidos especialmente para os apaixonados por bacon, os produtos dessa linha têm cortes inovadores e muito mais sabor devido ao tempo superior de cura. Além dos bacons porcionados em fatias, tablete e cubos, há duas novidades: o Bacon em Fatias Double Smoked, que passa por dois processos de defumação, e o Fatias Redondas Double Smoked com seu formato perfeito para hambúrgueres. Escolha um deles e mime o seu paladar com um sabor surpreendente, sem comparação! 

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

12.abr

Carne Suína

Como fazer barriga de porco: na panela de pressão, no forno e frita

12.abr

Carne Suína

Como fazer torresmo crocante

12.abr

Carne Suína

Conheça os principais tipos de linguiça para experimentar e variar nas receitas

8.abr

Carne Suína

Bisteca de porco frita: 3 dicas para deixar a carne macia e suculenta

Mais Matérias