Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como saber o ponto da carne? Teste esse truque feito com os dedos

Conheça esse truque super fácil

Por Minha Receita

4/5 - (2 votos)

Saber o ponto certo da carne pode parecer coisa de chef experiente e é até um tema polêmico dentre os carnívoros por aí, mas a verdade é que existe um truque simples que pode transformar sua forma de cozinhar: o teste com os dedos. Com as próprias mãos, você pode identificar se a carne está mal passada, ao ponto ou bem passada — sem precisar cortar ou usar um termômetro — e agradar rapidamente a todas as preferências.

Esse método, que já virou clássico entre os amantes de um bom churrasco ou um bife na frigideira, é prático, rápido e funciona surpreendentemente bem. E se você ainda não conhece, está na hora entender, saber se é confiável e já testar para evitar surpresas no seu prato.

Como saber o ponto da carne com os dedos?

Esse teste é baseado na comparação da firmeza da carne com uma área específica da palma da sua mão, aquele músculo abaixo do dedão. Funciona assim: você encosta cada dedo da mão no polegar, um de cada vez, e, com a mão oposta, sente a maciez dessa região “fofinha” que citamos com o dedo indicador. Depois, compare com a resistência da carne.

  • Mal passada: toque o polegar no dedo indicador e pressione a base do polegar — é bem macio. Esse é o ponto de uma carne mal passada;
  • Ao ponto para mal passada: toque o polegar no dedo médio e sinta a base do polegar. Um pouco mais firme — carne ao ponto para mal;
  • Ao ponto: toque o polegar no dedo anelar e pressione a base do dedão. Firme e macio ao mesmo tempo — ao ponto;
  • Bem passada: agora toque o polegar no dedo mínimo. Perceba como a base do polegar está bem mais rígida? Assim fica a carne bem passada.
carne ao ponto sendo fatiada em uma tábua de madeira.

Temperatura e ponto da carne: tem diferença?

A temperatura é uma das formas mais precisas de saber o ponto da sua carne, porque cada um deles tem uma faixa de variação ideal para chegar ao cozimento desejado. Saiba quais são os números para a carne bovina:

  • Mal passada: 52°C a 55°C
  • Ao ponto para mal: 55°C a 60°C
  • Ao ponto: 60°C a 65°C
  • Ao ponto para bem: 65°C a 69°C
  • Bem passada: acima de 70°C

Para conseguir mensurar tudo isso especificamente, será necessário adquirir um termômetro culinário, que será seu grande aliado na cozinha e dispensa o teste dos dedos. 

Veja mais: Como saber se a carne está ao ponto?

Existe outra forma de testar o ponto da carne?

Além do teste dos dedos e do termômetro, muita gente usa o bom e velho visual e toque direto na carne. À medida que a carne cozinha, ela muda de cor, suculência e textura. Com um pouco de prática, dá pra notar:

  • Mal passada: centro vermelho e bem macio.
  • Ao ponto: centro rosado, com uma leve resistência ao toque.
  • Bem passada: tom marrom uniforme e textura firme.

Evite cortar a carne durante o preparo para checar o ponto — isso faz com que ela perca sucos e fique mais seca.

cropped-Saiba-como-chegar-no-ponto-da-carne-certo.jpg

Dá mesmo pra confiar no truque dos dedos?

O teste dos dedos é uma ótima referência, especialmente se você faz comida com frequência e desenvolve sensibilidade. Claro que não é 100% exato como um termômetro, mas funciona muito bem para quem tem um dia a dia corrido e não pode comprar esse item para acrescentar na cozinha.

E, claro, para saber se dá certo ou não, é simples: teste você mesmo em casa, cortando um pedacinho da carne que está sendo feita e comparando se bate com a realidade.

Deixe um comentário


4/5 - (2 votos)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Bovinos Churrasco Friboi zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Corte de bochecha de boi cru sobre papel manteiga, com ramos de alecrim ao fundo, destacando sua textura marmorizada e coloração intensa.
03.Jul

Bovinos

Bochecha de boi: corte nobre ou miúdo? Descubra o que é e como usar

A imagem apresenta uma porção de dobradinha servida em uma panela de barro, típica da culinária brasileira. Na imagem, o caldo tem uma cor dourada, indicando o uso de especiarias e temperos. Um detalhe adicional é a colher que levanta um pedaço da dobradinha, mostrando a textura do prato.
01.Jul

Bovinos

Rúmen bovino: um dos cortes mais consumidos no mundo e você nem sabia

caldo de abóbora com bacon
30.Jun

Dicas de Cozinha

Receitas de inverno: 6 pratos quentinhos e reconfortantes

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
30.Jun

Bovinos

Músculo bovino: fonte de proteínas, colágeno e ferro para sua saúde

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.