img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Cortes de carne de porco: bisteca, costela, lombo, sobrepaleta e outros

Conheça os cortes de carne de porco mais populares

Por Minha Receita

Bisteca, lombo… Você conhece os diferentes cortes de carne de porco? Antes de mostrar as suas habilidades na cozinha e criar pratos surpreendentes, é importante ter ideia do universo de possibilidades gastronômicas que a carne suína oferece – de assados deliciosos a filés e espetinhos gourmet até aquela costela suculenta e saborosa como a das melhores steakhouses. 

Cada corte de carne de porco tem seus próximos sabores e texturas, mas há muito em comum entre eles: são macios, suculentos e fáceis de cozinhar. Além disso, eles são perfeitos para qualquer ocasião e adaptáveis a praticamente qualquer receita de carne. A seguir, separamos algumas dicas sobre os principais cortes suínos para inspirar a sua próxima aventura culinária. Confira!

1. Lombo: uma carne suína saborosa que impressiona à mesa

Localizado na área entre o ombro e as patas traseiras, o lombo de porco é a parte mais magra e macia do animal. A versatilidade é a palavra-chave dessa peça – você pode assá-la inteira no forno com alguns acompanhamentos, assim como cortar em bifes para grelhar ou fritar. Para garantir a maciez e suculência do corte, é preciso ficar de olho tempo de cozimento e evitar o fogo alto para a carne não ressecar. Um pouco de azeite ou manteiga é sempre bem-vindo para dar uma profundidade extra de sabor ao lombo. 

A linha Seara Gourmet tem os melhores cortes suínos selecionados para facilitar o seu dia a dia. O Lombo Resfriado, com duas versões já porcionadas, permite que você tempere a carne do seu jeito e crie pratos saborosos. Já o Lombo Fatiado com Molho Barbecue é ideal para quem deseja servir algo especial, mas não quer ficar muito tempo na cozinha. Para acompanhar o lombo, você pode preparar receitas como batatas bolinhas assadas ou um vinagrete de azeitonas. 

2. Bisteca: um dos cortes de carne de porco mais versáteis

A bisteca suína é um dos cortes de carne de porco mais consumidos pelos brasileiros. Ela é, sem dúvida, uma ótima alternativa ao bife bovino e o franguinho grelhado do dia a dia. Você pode prepará-la de diversas maneiras: frita, assada, refogada, grelhada e até na churrasqueira, com ou sem o osso que cerca a carne. Experimente fazer a versão à milanesa – fica uma delícia! 

Para um almoço de domingo mais elaborado, surpreenda seus convidados servindo a Bisteca Resfriada Seara Gourmet com alguns acompanhamentos. Na véspera, faça alguns furinhos na bisteca de porco e deixe-a marinando em uma mistura com suco de limão, azeite, alho, cebola e as ervas de sua preferência. Na hora do preparo, coloque a carne em uma frigideira bem quente e grelhe dos dois lados (de 4 a 5 minutos). Para acompanhar, prepare um purê de maçã ou um mix de vegetais assados com alecrim. 

3. Costela: versão com molho barbecue virou um clássico na mesa dos brasileiros

Seja como a estrela de um prato sofisticado ou parte de uma refeição trivial, a costela de porco tem o seu lugar garantido na mesa. Geralmente esse corte saboroso é preparado no forno, mas também pode ser feito na churrasqueira ou panela de pressão. Quando desfiada, a costela suína pode se transformar em um delicioso ragu ou recheio para tortas e salgados. 

Se você já experimentou a tradicional costela com molho barbecue das famosas steakhouses, a boa notícia é que é perfeitamente possível servir essa maravilha em casa. Com a Costela Suína com Molho Barbecue Seara Gourmet, o seu único trabalho será tirar o produto do freezer e levar diretamente ao forno. O resultado é uma carne macia e suculenta que solta do osso e desmancha na boca. Sirva esse prato com a nossa sugestão de cuscuz marroquino e legumes crocantes durante uma noite descontraída entre amigos e será sucesso na certa!

4. Sobrepaleta: carne de porco marmorizada conhecida pelo sabor e maciez

Também conhecida como copa lombo, a sobrepaleta suína é um dos cortes de carne de porco mais nobres. A sua principal característica é a marmorização (gordura entremeada entre as fibras do corte), que garante uma carne extremamente macia, suculenta e saborosa. 

A Sobrepaleta Fatiada Resfriada da linha Seara Gourmet já vem fatiada, pronta para ser assada, cozida ou grelhada. A carne combina muito bem com acompanhamentos leves, como chips de legumes, salada de mix de brotos com presunto parma ou o que mais a sua criatividade permitir! 

5. Filet mignon: um corte suíno perfeito para diferentes ocasiões de consumo

O filet mignon é outro corte suíno versátil e saboroso que pode ser preparado de várias maneiras, incluindo medalhão, bifes e escalopes. Se você precisa de algo para um jantar refinado ou um almoço familiar, essa carne macia e suculenta é a escolha perfeita.

Muitos preferem cozinhar a peça inteira e cortá-la apenas na hora de servir, preservando os sucos do interior. Já outros gostam de deixá-lo marinando para que todo o sabor dos temperos seja absorvido. Independentemente da escolha, o filet mignon suíno fica melhor com métodos de cozimento mais quentes e secos, como grelhar e assar. 

Prático para o dia a dia, o Medalhão de Filé Mignon Suíno Resfriado Seara Gourmet fica uma delícia apenas temperado com sal e pimenta, mas você pode dar o seu próprio toque de sabor. O ideal é preparar a carne em uma frigideira quente para selar a superfície e deixar o interior macio. Os medalhões também podem ser feitos no forno, envolvidos em fatias de bacon, para um toque ainda mais gourmet!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
09.Jun

Bovinos e Hambúrguer

Receita de Hambúrguer com molho Bernaise e Portobello Grelhado: chef do Le Cordon ensina passo a passo

Image Card
17.May

Carne Suína

5 receitas com bacon para o lanche

Image Card
07.May

Carne Suína

10 receitas com carne de porco para o almoço de Dia das Mães

Image Card
15.Mar

Bovinos e Hambúrguer

Polpetone recheado: melhores acompanhamentos para servir com o prato

Mais Matérias