Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Espetinho oriental: como preparar esse aperitivo diferente e delicioso

Veja como preparar um espetinho oriental delicioso

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

O espetinho oriental, conhecido como kushiyaki, é um prato típico da culinária japonesa que reúne sabor, praticidade e versatilidade. Muito comum nas comidas de rua do Japão, esse tipo de espetinho grelhado pode ser preparado com diferentes tipos de proteínas e legumes, sendo uma opção diferente de aperitivo. Por ser prático e com sabor marcante, o espetinho oriental é uma excelente opção de petisco simples e delicioso para receber os amigos, dar uma inovada no churrasco ou até mesmo surpreender em um jantar especial e diferente feito em casa. 

Quais os tipos de espetinhos que existem?

Os espetinhos orientais são petiscos versáteis que podem ser preparados com uma grande variedade de ingredientes. Dentre as opções de espetinhos, temos os de frango, carne bovina, porco, frutos do mar e tofu, além de legumes variados, como cebola, berinjela, abobrinha, pimentão e cogumelos. Apesar dos espetinhos serem uma receita fácil, é possível facilitar ainda mais o preparo utilizando proteínas já cortadas e porcionadas, como as da Swift. Veja a seguir alguns exemplos de espetinho oriental proteicos oferecidos pela marca:  

Veja também: 10 espetinhos diferentes para inovar no churrasco

Como fazer espetinhos com toque oriental?

Preparar um espetinho oriental não é nada difícil. Para deixá-lo com cara dos tradicionais espetinhos de ruas ou dos restaurantes japoneses, o segredo é acertar no modo de preparo deles, que podem variar de acordo com a preferência de cada um. Veja a seguir três formas diferentes de fazer espetinho oriental:  

  • Frigideira: preparar espetinhos na frigideira é a forma mais democrática de fazer esse petisco de boteco japonês, já que a grande maioria das pessoas possui esse utensílio em casa. Para que esse preparo dê certo, a dica é deixar a frigideira bem quente antes de colocar o espetinho oriental, usar um pouco de azeite ou óleo para que não grude no fundo e abafar com uma tampa para que a carne ou legume cozinhe uniformemente. 
  • Airfryer: a airfryer é um utensílio perfeito para quem gosta de uma cozinha prática e que não faz muita bagunça. Nesse eletrodoméstico, é possível preparar diversos tipos de receitas, inclusive espetinhos orientais. No entanto, dependendo do tamanho da cesta, talvez seja necessário partir os palitinhos de churrasco. Outra dica é montar o espetinho com pedaços de carne menores, para facilitar o manuseio e cozinhá-lo uniformemente.
  • Churrasqueira: preparar os espetinhos na churrasqueira é uma excelente opção para trazer um sabor diferenciado para os legumes e as carnes. No entanto, existem técnicas de grelhar carne na churrasqueira que são importantes para deixar o espetinho oriental no ponto certo. Por exemplo, é importante acender a churrasqueira com antecedência e deixar a brasa em fogo médio para evitar queimar a carne e garantir o cozimento do espeto. Outra dica é molhar os espetinhos de madeira antes de levá-los à brasa para evitar que eles queimem.
Espetinhos de alcatra com pimentões, cebola, e tomate cereja

Veja algumas sugestões de molho para o espetinho oriental

Os molhos fazem toda a diferença no sabor final do espetinho oriental. São eles que trazem aquele toque diferente para a receita e transformam o sabor da carne e dos legumes escolhidos. Para realçar o toque asiático, aposte em acompanhamentos como o clássico molho agridoce, o tradicional teriyaki ou uma combinação leve de gengibre com shoyu. Essas opções trazem equilíbrio entre salgado, doce e picante, deixando cada mordida ainda mais saborosa.

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Swift

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

carne no espeto em churrasqueira
06.May

Churrasco

 Por que as churrascarias cortam a carne em fatias finas no espeto? Tem um motivo!

Parmegiana de camarão em uma panela de pedra. Ao fundo, um prato azul com arroz e batatas fritas.
06.May

Dia das Mães

O que fazer no Dia das Mães para almoço?

Jardineira de carne suína com pedaços de carne, batata, cenoura e ervilhas, coberta com cebolinha verde em panela vermelha sobre uma base de madeira.
06.May

Carne Suína

Carne suína: saiba por que você deve incluir essa proteína no cardápio semanal

Parmegiana de camarão em uma panela de pedra. Ao fundo, um prato azul com arroz e batatas fritas.
06.May

Dia das Mães

Jantar especial no Dia das Mães: receitas saborosas para fazer em casa

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.