']) Lombo assado: como temperar, tempo de forno, acompanhamentos e outras dicas - Minha Receita

Matérias

Lombo assado: como temperar, tempo de forno, acompanhamentos e outras dicas

Matérias

Matérias e dicas

Lombo assado: como temperar, tempo de forno, acompanhamentos e outras dicas

Dicas para deixar a carne suína ainda mais saborosa

Por Minha Receita

A receita de lombo assado é uma ótima opção para variar o cardápio de almoço e jantar do dia a dia. A versatilidade é a palavra-chave desse preparo, já que o lombo assado pode ser feito de várias formas, como ensinam as receitas de Lombo de Porco Assado com Salada Quente e Lombo Recheado com Farofa de Abacaxi. Para elevar a suculência do lombo suíno assado, é importante atentar-se ao tempo de forno e evitar temperaturas muito elevadas para não ressecar a carne. Além disso, o molho para lombo assado no forno ajuda a realçar o sabor da receita, trazendo um toque especial ao corte suíno. 

Para aprender como fazer lombo assado, a seguir, confira as melhores dicas de temperos, molhos e acompanhamentos para a sua receita:

Dica 1) Prepare o lombo assado com cortes resfriados e congelados que trazem mais qualidade à sua refeição

Chorizo Fatiado Resfriado Seara Gourmet

Chorizo Fatiado Resfriado Seara Gourmet

Prático para o dia a dia. Já vem porcionado.

Na receita de lombo de porco assado, o primeiro passo é escolher um corte suíno de qualidade, que proporcione mais maciez ao preparo, como o Lombo Suíno ATP Seara Gourmet. Esse produto oferece a peça inteira, que pode receber os mais variados tipos de temperos caseiro. Caso queira apostar no lombo suíno fatiado, você também pode optar pelo Chorizo Fatiado Resfriado Seara Gourmet. Lombo e chorizo são a mesma coisa! 

Para receitas mais práticas de lombo assado, outra boa sugestão é o Lombo Suíno Resfriado Temperado, que já vem com um delicioso tempero caseiro. A Seara ainda oferece o Lombo Suíno sem tempero, que é ideal para preparos menores, como a receita de Lombo de Porco Assado com Molho de Romã, e o Lombo Suíno Temperado Assa Fácil,  que pode ir direto do freezer ao forno.

Dica 2) Para temperar o lombo suíno assado, prepare marinadas de vinho branco, combinando ervas e especiarias

Uma técnica que ajuda a dar mais sabor ao lombo assado definitivamente é a marinada, que está presente em receitas como o Lombo Suíno ao Creme de Requeijão e o Lombo com Crosta de Ervas. Em ambos os preparos, o vinho branco é o ingrediente que forma a base do tempero e que pode ser combinado com outras ervas e especiarias. Dá uma olhada nessas ideias:

  • Tempero para lombo de porco assado com ervas frescas: para fazer o lombo assado no almoço em família, misture 2 dentes de alho picados, ½ xícara de chá de vinho branco, ½ xícara de chá de ervas frescas (alecrim, salsinha, tomilho, manjericão e orégano), sal e pimenta-do-reino a gosto. Deixe marinar por cerca de 30 minutos na geladeira. 
  • Tempero para lombo assado com páprica picante: para criar novas camadas de sabor, misture sal e pimenta-do-reino a gosto, 2 dentes de alho amassados, 2 colheres de chá de cebola em flocos desidratada, 2 colheres de sopa de páprica picante e 1 xícara de chá de vinho branco seco. Deixe marinar por pelo menos 2 horas na geladeira.

Para quem não quiser se preocupar com a escolha dos temperos, vale a pena apostar no Lombo Fatiado Barbecue Seara Gourmet, que já vem marinado no vinho e acompanha um delicioso molho barbecue que garante uma carne mais macia e suculenta.

Dica 3) Aprenda como fazer lombo assado seguindo o passo a passo

1 – Preaqueça o forno a 180ºC; 

Banha Seara 1kg

Banha Seara 1kg

2 – Depois, aqueça uma frigideira com 2 colheres (sopa) de Banha Seara Refinada e sele o lombo suíno com a gordura em fogo alto até a carne dourar levemente. Diminua para fogo médio e vire a peça com a ajuda de uma pinça, para dourar todos os lados (incluindo as pontas); 

3 – Coloque o lombo já selado na assadeira e leve ao forno coberto com papel alumínio por 20 minutos. Adicione um pouco da marinada para que a carne fique macia;

4 –  Retire o papel alumínio e deixe assar por mais 15 minutos ou até dourar;

5 – Para ver se o lombo assado está macio e suculento, espete a lateral da peça com a ponta de uma faca e deixe sair o líquido. Se estiver rosado, asse o lombo de porco por mais alguns minutos. Se não, tire do forno e espere 5 minutos para fatiar.

Dica 4) Lombo assado com batatas é uma receita simples que costuma fazer sucesso

A batata é um acompanhamento clássico do lombo assado, pois tem um sabor suave que complementa o corte suíno. Para apostar nesse ingrediente, sirva uma porção de batatas rústicas assadas com alecrim, orégano e azeite ou prepare um purê de batata com queijo, para acompanhar a carne de porco. Outras ideias de acompanhamentos são: 

Dica 5) Sirva o lombo de porco assado com uma salada de repolho agridoce e outros acompanhamentos

A receita de Lombo de Porco com Repolho Agridoce e Maçã Assada é mais uma dica para fazer um almoço surpreendente. Seu preparo combina o lombo assado com uma salada de repolho roxo agridoce e ainda acompanha 4 maçãs verdes assadas. Para complementar o lombo suíno assado, você ainda pode apostar em outros acompanhamentos como: 

Dica 6) Escolha em uma das opções de molho para lombo assado para realçar o sabor da receita

A receita de molho cremoso de laranja e o molho de mostarda e mel também são acompanhamentos clássicos que combinam com vários tipos de preparos de lombo assado, mas além dessas opções, outros molhos mais elaborados, como o de  gorgonzola, de ervas e o de sálvia, podem realçar o sabor do prato. A escolha fica à seu critério e é uma ótima dica para deixar essa receita ainda mais apetitosa!

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
08.Aug

Carne Suína

10 receitas econômicas e saborosas com carne de porco para o dia a dia

Image Card
08.Aug

Carne Suína

Como fazer panceta na churrasqueira

Image Card
04.Aug

Aves

Como fazer batata recheada e deliciosa: confira 5 ideias de recheio!

Image Card
02.Aug

Carne Suína

Acompanhamento para churrasco: 10 pratos que não podem faltar

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas