

Por Minha Receita
O churrasco de pescador é uma receita diferente, prática e surpreendentemente saborosa, ideal para aquele almoço de domingo em família ou até mesmo para variar o cardápio da semana. Com poucos ingredientes e sem muita complicação, o churrasco de pescador desmancha na boca e fica com um caldinho super saboroso. Além disso, essa receita de churrasco fácil tem ganhado cada vez mais popularidade na internet, especialmente por ser preparada em um utensílio bem diferente da churrasqueira: a panela de pressão. Veja a seguir como preparar esse prato delicioso e prático:
O que é um churrasco de pescador?
O nome pode até despertar curiosidade, mas a história dessa receita é tão interessante quanto o seu preparo. Criado por um pescador que precisava de soluções práticas para cozinhar em alto mar, o churrasco de pescador surgiu como uma alternativa prática e saborosa, feita com poucos utensílios e ingredientes.
Por incrível que pareça, é a panela de pressão que faz todo o churrasco, e não uma churrasqueira elétrica ou a brasa. O segredo está em cozinhar lentamente as carnes apenas na gordura da linguiça, sem uma gota de água, garantindo um resultado surpreendente: a costela fica macia, suculenta e cheia de sabor.
Veja também: 10 receitas de churrasco para surpreender os convidados
Veja como fazer um delicioso churrasco de pescador
Apesar de ser uma receita de churrasco bem diferente do convencional, o preparo dele é super simples. Você só vai precisar de dois ingredientes principais: a Costela em Ripa Friboi e a Linguiça Suína Seara. É uma receita fácil, que fica pronta em uma hora e combina com várias ocasiões: seja um almoço de domingo, um almoço durante a semana ou até em uma reunião com os amigos, já que é um prato que rende bastante.
É claro que é possível acrescentar ingredientes para trazer mais sabor ao prato, como alho, cebola e ervas como o tomilho. No entanto, não é obrigatório, pois a gordura da linguiça já traz um sabor delicioso para o prato. É por isso que é importante escolher uma linguiça de qualidade para o churrasco de pescador, pois é ela que vai liberar a gordura necessária para cozinhar a costela até que fique macia e desmanchando na boca, além de dar sabor. Além disso, uma linguiça de má qualidade pode deixar o caldo ralo e sem gosto, o que compromete o sabor do churrasco. Veja como preparar o churrasco de pescador:
Ingredientes
- 1,6 kg de Costela em Ripa Friboi
- 8 Linguiça Suína Seara
- Temperos a gosto (opcional)
Modo de preparo
- Em uma panela de pressão grande, faça 2 camadas na seguinte ordem: metade da costela (com os ossos virados para baixo) e 4 linguiças;
- Em fogo médio, tampe e deixe cozinhar por cerca de 45 minutos após pegar pressão;
- Após esse tempo, deixe a pressão sair, Abra a panela e retire as carnes;
- Retire um pouco da gordura dentro da panela e sirva.

Veja também: receitas com costela para o dia a dia
Churrasco de pescador: confira sugestões de acompanhamentos para esse prato
O churrasco de pescador é um prato suculento que pode ser servido como aperitivo aos amigos no fim de semana acompanhado de pão de sal. Mas, com os acompanhamentos certos, esse prato também pode ser servido no almoço em família. É claro que os pescadores não conseguem fazer acompanhamentos muito elaborados para esse prato, mas em casa, dá pra usar a imaginação e preparar guarnições saborosas que combinem com o sabor da costela. O arroz branco, um vinagrete tradicional e a farofa de cebola são escolhas certeiras e saborosas para montar um prato de churrasco completo e irresistível.