img-facebook

Matérias

Matérias

Receitas com peixe: 10 opções com filé de tilápia, pescada amarela, merluza e salmão

Opções de receitas saborosas com diversos tipos de peixe

Por Minha Receita

Em busca de receitas com peixe para variar o cardápio de almoço e jantar do dia a dia? Sem dúvidas, há muitas opções no Minha Receita para quem gosta de filé de tilápia, pescada amarela, merluza e salmão.

Para inspirar sua criatividade na cozinha, separamos algumas sugestões para quem quer fazer um almoço rápido e fácil durante a semana ou apostar em um jantar romântico em casa para uma ocasião especial com receitas de peixe. Nossas receitas ensinam como fazer filé de peixe frito, a milanesa ou grelhado, além de opções de comidas leves e saudáveis, pratos requintados e receitas com filé de peixe simplesmente irresistíveis. Confira:

1. Receitas com peixe tilápia: acompanhamentos para fazer um almoço rápido e saudável com tilápia grelhada

File de tilápia Seara Pescados IQF 600g

File de tilápia Seara Pescados IQF 600g

É o pescado de água doce mais consumido do Brasil, com excelente valor de proteína, sua carne é bastante apreciada por ser suave e saborosa.

A receita de Tilápia Grelhada com Purê de Batatas e Brócolis é uma das receitas com peixe que melhor proporcionam um começo de semana simples e saudável. Além de contar com o peixe tilápia, que é rico em proteínas e possui baixo teor de gorduras, essa sugestão de almoço rápido e saudável costuma fazer sucesso. Para prepará-la, você só precisa descongelar os Filés de Tilápia Seara e grelhar a tilápia dos dois lados em uma frigideira antiaderente com azeite depois que o peixe estiver bem temperadinho. Como acompanhamento, o purê de batata e brócolis é a opção mais tradicional, mas o prato também combina com uma porção de batatas rústicas assadas e uma salada verde com mini tomates assados.

Se o almoço ou jantar da semana pedir uma receita mais elaborada, não deixe de experimentar a Tilápia com Manteiga de Alcaparras, Tomate Cereja e Manjericão. Feita com uma manteiga de alcaparras especial, seu preparo traz sabores mais fortes e autênticos, ensinando como fazer filé de tilápia grelhado de forma rápida e fácil. Para complementar a proteína, a sugestão é servir algumas batatas sauté salteadas no azeite e temperadas com salsinha. Você também pode fazer uma porção de arroz 7 grãos e complementar o prato com um purê de batata com queijo.

2. Para fazer um jantar simples e gostoso, poucas receitas com peixe são tão saborosas quanto a pescada amarela com purê de cenoura

Um jantar rápido e fácil combina com receitas simples com peixe, como a Pescada Amarela Grelhada com Purê de Cenoura. Seu preparo acompanha duas embalagens de Pescada Amarela Seara, um peixe de carne branca, macia e saborosa, feito com a melhor parte do lombo para valorizar ainda mais o seu preparo. O filé de pescada amarela combina com vários temperos para peixe e pode ser feito rapidamente na frigideira com um pouco de azeite e alguns ramos de tomilho. O único cuidado é que primeiro você deve grelhar o peixe com a pele virada para baixo – até ficarem bem douradas – e, depois, virar para o outro lado para terminar o preparo. Como acompanhamento, o purê de cenoura traz um leve dulçor ao prato, mas para complementar o preparo vale a pena fazer alguns legumes – como batatas, brócolis, tomate e couve-flor – grelhados no azeite.

3. Receitas com peixe assado: para fazer um almoço ou jantar saboroso, experimente a receita de pescada amarela com crosta crocante

A receita de Pescada Amarela com Crosta Crocante é outra opção saborosa para quem busca novas sugestões de receitas com peixe. Seu preparo ensina a temperar os filés de Pescada Amarela Seara com sal e pimenta e prepará-los no forno, com uma crostinha crocante da mistura de alho amassado, geleia de laranja, endro picado, raspas de limão e farinha panko. Assim, o filé de pescada amarela deve assar no forno por cerca de 20 minutos até a crosta estar dourada. Já os acompanhamentos para a receita de peixe assado ficam por conta da salada de ervilhas com vagem e edamame, mas você também pode preparar a sua própria guarnição, apostando em acompanhamentos menos sofisticados, como um purê de batatas cremoso e uma farofa de banana.

4. Para uma ocasião especial, prepare a receita de filé de tilápia grelhado com crosta de aneto e creme de batata-baroa

As receitas sofisticadas com peixe são opções ideais para um jantar especial, quando o objetivo é surpreender à mesa. Por isso, nossa dica é apostar no Filé de Tilápia Grelhado servido com crosta de aneto e creme de batata-baroa. Esse prato com o peixe tilápia Seara ensina a preparar o pescado com uma crosta crocante – feita com alho-poró e amêndoas laminadas – onde o filé de peixe é previamente temperado com folhas de aneto picado. A receita fica completa com o creme de batata-baroa, que além de ser fácil de fazer também é uma ótima opção para uma ocasião especial.

5. Filé de merluza à parmegiana é uma das melhores receitas com peixe frito para fazer um almoço rápido e simples no dia a dia

A receita de Filé de Merluza à Parmegiana é a opção ideal para quem não abre mão de uma refeição saborosa no dia a dia. Rápida e versátil, seu preparo combina o Filé de Merluza Seara, um peixe marinho baixo em gorduras e rico em antioxidante, com um delicioso molho de tomate caseiro. Para prepará-lo, você deve temperar os filés de peixe com sumo de limão, sal e pimenta, deixar marinando por um tempo e empanar o pescado com farinha de rosca, páprica e parmesão. Depois, frite o filé de peixe empanado no óleo quente, cubra com queijo muçarela e leve ao forno para gratinar e preparar o peixe à parmegiana. Você pode servir a receita com a clássica combinação de arroz, salada e batata frita que será um sucesso!

6. Peixe merluza ao molho de leite de coco com batata palha caseira é mais uma opção para almoço e jantar

Se você ainda estiver na dúvida entre quais dessas receitas com peixe deveria escolher, experimente provar a receita de Merluza ao Molho de Leite de Coco. Seu preparo ensina como fazer filé de merluza cozido com tomates, leite de coco,  pimenta e coentro. Para complementar o prato, o tradicional arroz branco soltinho servido com batata palha já é suficiente. Mas, se quiser dar um toque especial ao preparo, troque a batata de mercado por uma porção de batata palha caseira, feita com batatas asterix descascadas em fatias finíssimas e fritas sob imersão no óleo quente.

7. Prepare o poke de filé de salmão quando estiver buscando por receitas com peixe fáceis e rápidas

Filé de Salmão Seara Pescados IQF 500g

Filé de Salmão Seara Pescados IQF 500g

O salmão é um peixe com excelente valor nutricional e fonte de Ômega 3. Os Filés de Salmão Seara são embalados frescos e em porções ideais para refeições individuais.

O Poke de Filé de Salmão é um prato autêntico, feito com ingredientes refrescantes, que costuma ser uma boa pedida para dias mais quentes. Seu preparo segue a receita tradicional de poke, criada no Havaí e, por isso, leva cubos de peixe cru e complementos como algas marinhas. O modo de preparo é simples: você só precisa acomodar uma porção de arroz japonês em uma tigela larga e adicionar os outros ingredientes, como cubos de manga, rodelas de pepino, cebola-roxa e cenoura ralada. Enquanto isso, grelhe o Filé de Salmão Seara Pescados em uma frigideira e misture com gergelim preto para acomodar na tigela. Por último, regue com a mistura de limão, açúcar, shoyu e gengibre e, se quiser personalizar o prato, coloque também algumas raspas de coco torrado e uma porção de ervilhas com wasabi. Você também pode   desfiar o salmão em lascas grandes para realçar ainda mais o sabor do poke. O resultado será uma das melhores receitas com peixe desfiado!

Lombo de salmão Seara Pescados 500g

Lombo de salmão Seara Pescados 500g

O salmão é um peixe com excelente valor nutricional e fonte de Ômega 3. O Lombo de Salmão da Seara traz a parte mais nobre do peixe e é embalado fresco, mantendo toda a qualidade do produto.

8. Lombo de salmão assado com molho branco e aspargos é uma das opções de receitas com peixe mais nobres

A receita de Lombo de Salmão Assado com Molho Branco e Aspargos rende 4 porções e é perfeita para um encontro especial, quando você quiser fazer um prato mais nobre. Seu preparo acompanha o Lombo de Salmão Seara, que deve ser servido com molho branco com um toque especial de especiaria, incluindo noz-moscada e pimenta-do-reino. Já os aspargos vêm como acompanhamento e podem ser grelhados na frigideira, com manteiga e pimenta.

9. Salmão com molho de maracujá é uma das receitas com peixe mais tradicionais

O salmão com molho de maracujá é um dos pratos mais saborosos para almoço e jantar para quem gosta de receitas com filé de peixe. Seu sabor cítrico e levemente adocicado fica ainda melhor se for combinada com bons acompanhamentos, como na nossa receita de Salmão ao Molho de Maracujá com arroz de brócolis. Para complementar o preparo, só mesmo uma porção de batatas sauté, temperadas com azeite, orégano e sal.

Ver mais:

Dicas de Cozinha Peixes e Frutos do Mar Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
19.May

Aves

Receitas com filé de frango para fazer um almoço ou jantar rápido

Image Card
19.May

Aves

5 receitas práticas para fazer com steak de frango

Image Card
19.May

Dicas de Cozinha

Esfriou! 8 receitas de sopa deliciosas para preparar no jantar

Image Card
19.May

Aves

Como fazer frango cozido: 7 passos para um preparo simples e rápido

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas