img-facebook

Matérias

Matérias

Receitas vegetarianas: 4 opções de lanche com hambúrguer vegetal

Que tal experimentar?

Por Minha Receita

Receitas vegetarianas com hambúrguer vegetal são sempre bem vindas para quem é adepto ao cardápio sem carne animal ou para quem simplesmente adora experimentar comidas novas! O hambúrguer vegetal foi um dos primeiros alimentos desta categoria a ser lançado no mercado e é um dos favoritos até hoje por vários motivos: é versátil porque pode ser produzido com soja, ervilha, beterraba, quinoa, grão-de-bico e até com cogumelos. Além disso, tem sabor e textura muito semelhante à carne de origem animal, tanto a bovina quanto a de frango.

Para desfrutar este ícone do fast food, garantimos que o hambúrguer vegetal vai muito além de um simples sanduíche e pode ser a estrela do seu lanche da tarde. Para te inspirar a experimentar, selecionamos 4 opções de acompanhamentos que deixarão seu lanche de dar água na boca. Confira!

1. Hambúrguer vegetal com maionese caseira e chips de beterraba

Nessa receita vegetariana, os chips de beterraba são o acompanhamento perfeito para o seu hambúrguer vegetal, já que são fáceis de fazer e rendem mordidas crocantes para o seu lanche. A maionese caseira com um toque de limão siciliano entra para deixar o prato mais gostoso.

Para fazer o hambúrguer vegetal, não tem mistério: em uma frigideira, adicione o azeite em fogo médio e grelhe a carne até dourar os dois lados. Para a maionese e o chips, confira essa dica: 

Como fazer maionese caseira: em um liquidificador ou mixer, bata ½ xícara de leite vegetal frio, com 1 colher (sopa) de suco de limão e sal a gosto em potência baixa. Sem desligar o aparelho, acrescente 1 xícara de óleo vegetal em fio. Quanto mais óleo você colocar, mais consistente ficará a maionese. Por isso, comece colocando 1 xícara e se necessário acrescente um pouco mais. Transfira a mistura para uma vasilha com tampa, junte aneto (também conhecido como endro), acerte o sal, tempere com pimenta-do-reino e espalhe por cima do seu hambúrguer.

Como fazer chips de beterraba: lave, seque bem e descasque a beterraba. Depois, corte fatias bem finas com a ajuda de uma faca ou de fatiador de legumes. Disponha as fatias de beterraba em uma assadeira antiaderente e tempere com azeite, sal e pimenta-do-reino. Leve ao forno a 180º por aproximadamente 15 minutos ou até a beterraba dourar e secar bem. Retire do forno e espere esfriar para obter chips crocantes.

2. Hambúrguer vegetal de soja com crosta de ervas e batatas rústicas assadas

Hambúrguer vegetal é gostoso por si só, mas e se você adicionar uma crosta de ervas crocante por cima? Essa receita de hambúrguer com crosta de ervas e batatas rústicas Assadas fez sucesso por aqui e você pode recriar na sua própria cozinha de um jeito fácil. Olha só a receita:

Como fazer a crosta de ervas: em um recipiente, pique as ervas da sua escolha, como salsinha e alecrim. Coloque bastante manteiga e 1 colher (sopa) de mostarda neste recipiente. Adicione 4 colheres (sopa) de farinha de rosca e sal a gosto. Agora, pegue essa mistura, modele no formato do hambúrguer e posicione-a acima dele. Leve ao forno por 30 minutos.

Como fazer batatas rústicas: corte duas batatas em quatro e coloque em uma assadeira. Regue azeite a gosto, sal, pimenta-do-reino e alecrim, e leve ao forno pré-aquecido a 280º durante 20 minutos, até dourar.

3 . Hambúrguer vegetal de ervilha com homus e cebola frita

Se você busca por receitas veganas práticas com um sabor das arábias, pode apostar no hambúrguer de ervilha acompanhado de homus e cebola frita. O homus é a pastinha de grão-de-bico cheia de sabor e cremosidade, enquanto a cebola frita garante a crocância que adoramos. Para otimizar tempo na cozinha, a nossa sugestão é apostar em um hambúrguer vegetal já pronto e congelado para apenas levar ao forno. Quer mais uma dica? Além do homus, que tal completar o lanche árabe com coalhada e babaganuche?

Como fazer homus: coloque o grão-de-bico em uma panela grande, cubra com água e leve ao fogo alto por 50 minutos ou até ficarem macios. Retire do fogo e escorra a água, mas não toda, porque uma parte dela será usada para bater os grãos. No processador de alimentos, bata o grão-de-bico descascado com alho, suco de limão e tahine. Tempere com sal e pimenta-do-reino moída. Adicione a água do cozimento aos poucos e bata até obter uma pasta semelhante a um patê.

Como fazer cebola frita: descasque e corte as cebolas em tiras finas, no formato de meia-lua. Leve uma frigideira grande com cerca de ½ xícara (chá) de óleo suficiente para cobrir o fundo. Assim que o óleo aquecer, acrescente as cebolas fatiadas e deixe fritar por 5 minutos. É importante mexer de vez em quando com uma escumadeira para não queimar! Transfira as cebolas fritas para uma travessa com papel toalha, reserve até secar e pronto!

4 . Hambúrguer vegetariano com chutney de abacaxi e banana

Quer dar um toque agridoce ao seu lanche? Que tal esse hambúrguer vegetariano com chutney de abacaxi e banana? O chutney é um molho mais encorpado que leva ingredientes como frutas e especiarias picantes, e que harmoniza bem com carnes e aves, ou seja, dá para você saborear com um hambúrguer vegetal sabor carne ou frango. 

Você pode degustar o chutney tanto dentro de um sanduíche quanto ao lado do hambúrguer no prato. Para fazer essa delícia agridoce, você vai precisar de:

  • 2 colheres sopa de manteiga
  • 1 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • ¼ de pimenta dedo-de-moça
  • 1 colher de sopa de gengibre picado
  • 1/2 abacaxi em cubos
  • 1 maçãs verdes descascadas e cortadas em cubos
  • 1 banana em cubos
  • 2 colher de curry
  • 1 colher de mel
  • Coentro picado a gosto
  • Água fervendo
  • Sal

Como fazer chutney: refogue cebola, alho, pimenta e gengibre na manteiga. Depois, junte o abacaxi, a maçã e a banana. Coloque curry, coentro, mel, um pouco de água fervendo e deixe cozinhar tampado até secar, por cerca de 30 minutos. Se precisar, acrescente um pouco de água e tempere com sal.

Ver mais:

100% Vegetal Dicas de Cozinha Lanches Receitas sem Carne

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
27.Jun

100% Vegetal

Molho de salsicha: preparo rápido e delicioso para usar em diversas receitas

Image Card
14.Jun

100% Vegetal

Lanche vegano: hambúrguer, espetinho e outras receitas de dar água na boca

Image Card
27.May

100% Vegetal

8 receitas fáceis com proteína vegana para fazer no almoço e jantar

Image Card
17.May

100% Vegetal

Churrasco vegano: 5 carnes vegetais e pratos para acompanhar a refeição

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Bacalhau Incrível Seara

Bacalhau Incrível Seara

Incrível Bife 200g

Incrível Bife 200g

Com o Incrível Bife você pode incluir a proteína vegetal em sua dieta, sem abrir mão do sabor. Rico em ferro, fibra alimentar e vitamina B12, este delicioso bife vegetal com textura e gosto de carne. Zero gordura trans e 100% vegetal, não contém açúcar nem derivados de ovo e leite. É a opção perfeita para preparar receitas vegetarianas rápidas no dia a dia.

Incrível Tiras de Carne 200g

Incrível Tiras de Carne 200g

As Incríveis Tiras de Carne são feitas à base de carne de soja, sem derivados de ovo e leite. Este alimento 100% vegetal é rico em vitamina B12, ferro e fibra alimentar, além disso, é zero gordura trans e não contém açúcar. Inclua a proteína vegetal em sua dieta com este corte prático de preparar no dia a dia, se preferir, acrescente molhos vegetarianos à sua receita para dar um toque mais especial ao seu prato.

Incrível Carne Moída 200g

Incrível Carne Moída 200g

A Incrível Carne Moída é 100% vegetal, rica em ferro, vitamina B12 e fibra alimentar. Além de ser zero gordura trans, a carne de soja não contém derivados de ovo e leite nem açúcar. Prepare pratos vegetarianos saborosos de uma forma mais prática com os alimentos da linha Incrível Seara. Agora você pode variar no cardápio diário com receitas com proteína 100% vegetal.

Incrível Cubos de Frango 200g

Incrível Cubos de Frango 200g

Os Incríveis Cubos de Frango são saborosos e práticos de preparar no dia a dia. Este alimento vegetal é rico em ferro, vitamina B12 e fibra alimentar. Com textura e sabor de carne de frango tem proteína de base vegetal são zero gordura trans. Não contém açúcar nem derivados de ovo e leite. Prepare deliciosas receitas e diferencie seu cardápio com uma refeição com proteína 100% vegetal.

Incrível Filé de Frango 200g

Incrível Filé de Frango 200g

O Incrível Filé de Frango Seara é 100% vegetal, com textura e sabor de carne de frango. Fonte de ferro, vitamina B12 e fibra, o filé é zero gordura trans, não contém derivados de ovo e leite nem açúcar. Seu aroma é idêntico ao aroma natural da carne. É prático para preparar no dia a dia, seja no almoço ou jantar. Excelente opção para quem busca uma alimentação saborosa e deseja incluir proteína vegetal na dieta.

Hambúrguer de Ervilha Sabor Carne Incrível Seara 226g

Hambúrguer de Ervilha Sabor Carne Incrível Seara 226g

Hambúrguer de proteína de ervilha sabor carne 100% vegetal. 13g de proteína por porção.

Mix cogumelos burger Seara Gourmet 320g

Mix cogumelos burger Seara Gourmet 320g

O Mix de Cogumelos Burguer Seara Gourmet é vegetariano, feito com um delicioso mix de cogumelos: shimeji, shiitake e paris. É quatro vezes mais alto e tem um toque de queijo que derrete ao assar.

Salsicha Seara Incrível 240g

Salsicha Seara Incrível 240g

Saborosas salsichas feitas a base de soja, sem derivados de ovo e leite, sem açúcar e zero gordura trans. Sabor inconfundível de hot dog com fonte de proteína (15g por unidade)

Kibe Seara Incrível 300g

Kibe Seara Incrível 300g

Deliciosos kibes feitos com proteína de soja. Não possuem derivados de leite e ovo. Zero gordura trans, sem adição de açúcar e com 13g de proteína por unidade. Sabor inconfundível!

Isca de peixe Seara Incrível 300g

Isca de peixe Seara Incrível 300g

Soja empanada sabor peixe 100% vegetal. 12g de proteína por porção.

Hambúrguer de Ervilha sabor frango Seara Incrível 452g

Hambúrguer de Ervilha sabor frango Seara Incrível 452g

Suculento hambúrguer de ervilha com sabor e textura de frango. Não possui derivados de ovo e leite. Sem adição de açúcar, sem proteína de soja e zero gordura trans. Fonte de fibra e 18g de proteína por unidade!

Hambúrguer de Frango Seara Turma da Mônica 672g

Hambúrguer de Frango Seara Turma da Mônica 672g

Varie as refeições da criançada com Hambúrguer de Frango Turma da Mônica. Prático e com muito sabor, vem prontinho para grelhar e fazer a festa!