img-facebook

Aves

Aves

Aves

Fricassê de Frango com Batata Palha Caseira

Rendimento

6 porções

Preparo

2 horas

Ingredientes

  • 1 embalagem de Filé de Peito de Frango Caipira Nhô Bento Seara
  • 2 folhas de louro
  • 1 ramo de tomilho
  • 1 colher (chá) de açafrão
  • Sal e pimenta-do-reino
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola roxa
  • 100 g de cogumelo Paris fatiados
  • ½ xícara de vinho branco
  • Azeite 

Para o creme de milho:

  • 4 espigas de milho
  • 4 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 cebola picada
  • Sal
  • 100 g de queijo parmesão ralado

Para a batata palha:

  • 3 batatas Asterix descascadas
  • Óleo o quanto baste
  • Sal

Modo de preparo

Como fazer fricassê de frango:

  1. Descongele o Filé de Peito de Frango Caipira Nhô Bento Seara de acordo com as instruções da embalagem. 
  2. Em uma panela de pressão, junte o peito já descongelado, o louro, tomilho, o açafrão, sal e pimenta-do-reino a gosto. Cubra com água e leve ao fogo alto até pegar pressão. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhar por 20 minutos. Espere a pressão sair, tire os peitos já cozidos e espere amornar. Desfie o peito grosseiramente e reserve.
  3. Aqueça uma frigideira ou panela de fundo grosso, derreta a manteiga com um fio de azeite. Junte o peito desfiado e deixe dourar levemente. Acrescente a cebola, os cogumelos e deixe dourar sempre em fogo alto. Diminua o fogo para médio e adicione o vinho branco. Com a ajuda de uma espátula, raspe bem o fundo da frigideira para soltar o máximo de sabor. Acerte o sal e a pimenta e disponha no fundo de um recipiente que possa ir ao forno. Reserve.

Como fazer creme de milho:

  1. Com auxílio de uma faca, debulhe o milho e reserve as espigas. Leve uma panela funda ao fogo alto com as espigas já debulhadas e cobertas de água. Quando levantar fervura, diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Retire as espigas e reserve o caldo.
  2. Em uma panela, derreta a manteiga em fogo médio e adicione a cebola. Refogue até que as cebolas estejam macias e translúcidas. Junte o milho debulhado e aumente o fogo para alto. Salteie até que o milho fique bem amarelo e, em seguida, junte caldo suficiente para cobrir todo o milho, acerte o sal e deixe ferver. Diminua o fogo e deixe cozinhar por 15 minutos com a tampa aberta. 
  3. Desligue o fogo e bata tudo com um mixer ou ao poucos no liquidificador. Passe por uma peneira, coloque por cima do frango reservado e salpique o queijo parmesão. Leve ao forno preaquecido a 200 ºC por 15 minutos ou até o parmesão dourar levemente.

Como fazer batata palha caseira:

  1. Rale as batatas no ralo grosso de um ralador. Coloque-as sobre uma peneira grande e ponha uma panela de fundo grosso para aquecer em fogo médio. Adicione o óleo e deixe esquentar.
  2. Pegue pequenas porções de batata por vez e seque bem com um pano de prato limpo. Coloque no óleo previamente aquecido e, mexendo de vez em quando, frite as batatas até ficarem douradas. Escorra em uma peneira e depois em papel toalha. Repita a operação até finalizar toda a quantidade de batatas.
  3. Salpique sal sobre a batata palha caseira ainda quentes e disponha-as por cima do fricassê de frango retirado do forno. Sirva na sequência. 

A receita de fricassê de frango com batata palha caseira é uma versão deliciosa do prato francês

O fricassê de frango é uma comida muito prática e fácil de ser preparada, o que a torna ideal para o dia a dia. A versão que conhecemos do prato é feita com frango desfiado, um delicioso molho branco cremoso com milho e bastante batata palha para finalizar. De origem francesa, o fricassê de frango original é um pouco diferente do que conhecemos e, na França, qualquer tipo de carne em pedaços, acompanhada de molho branco cremoso, é conhecida como fricassé.

Aqui no Brasil, além de ter outros ingredientes, a tradicional receita de fricassê de frango com creme de milho tem um modo de preparo diferente: o prato é montado em camadas – a de frango cremoso com molho branco e milho e a batata palha para cobrir – e gratinado ao forno com queijo.

O fricassê de frango fácil no liquidificador é delicioso e muito rápido de ser preparado

Além de deliciosa, essa receita de fricassê de frango simples e rápido é muito fácil  e entrega todo o sabor do prato tradicional com o bônus da praticidade no modo de preparo. Para elaborar a receita, basta bater os ingredientes do creme no liquidificador: creme de leite, milho, requeijão e leite. Em seguida, é preciso refogar o creme junto com o frango desfiado até que a mistura se transforme em um creme espesso. Depois é só transferir tudo para um refratário que possa ser levado ao forno, cobrir com queijo e batata palha e deixar gratinar. O resultado é um delicioso fricassê de frango cremoso, que fica pronto em menos de uma hora!

Fricassê de frango com batata palha: como fazer o complemento super crocante e delicioso

Não existe fricassê de frango sem uma porção generosa de batata palha por cima. Por isso, nada melhor do que uma deliciosa receita de batata frita caseira bem sequinha e crocante para fechar o prato com chave de ouro. O segredo para deixar as batatinhas com a textura perfeita é retirar todo o excesso de água delas com a ajuda de papel toalha ou um pano limpo e seco. Além disso, é preciso retirar também todo o óleo delas depois de fritar, depositando as batatas em um recipiente forrado com papel toalha e deixar a gordura escorrer.

Ver mais:

Aves Receitas para Almoço e Jantar Receitas Seara

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Image Card

Aves

Torta Salgada de Frango no Liquidificador

Lanche prático e saboroso

6 porções • 45 minutos

Image Card

Aves

Frango Cozido com Legumes

Ideia de almoço fácil

2 porções • 1h 15min

Image Card

Aves

Arroz com Frango e Tomates

2 porções • 45 minutos

Mais Receitas Aves

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas