100% Vegetal

100% Vegetal

Risoto de Shitake com Incrível Empanado

Rendimento

2 porções

Preparo

40 minutos

Ingredientes

Para o empanado de frango:

Para o risoto:

  • 1 xícara de de arroz arbório
  • 200g de shitake fresco fatiado
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 1 cebola picada
  • ¼ xícara de vinho branco
  • 500ml de caldo de legumes caseiro morno
  • ½ xícara de queijo parmesão ralado
  • 1 maço de sálvia fresca picada
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

 

Modo de preparo

  • Pré-aqueça o forno a 220º. Para o Incrível Empanado Seara, unte um tabuleiro com um fio de azeite, disponha os empanados e leve ao forno por 15 minutos. A dica é virar na metade do tempo para dourar por igual.

Como fazer o risoto de shitake: 

  1. Em uma panela, leve o caldo de legumes para ferver em fogo alto. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e tampe a panela. Mantenha o caldo no fogo mínimo até o momento de seu uso.
  2. Aqueça uma panela em fogo médio com 3 colheres de sopa de manteiga. Assim que a manteiga começar a dourar, adicione o shitake fatiado e a sálvia picada, e refogue rapidamente. Diminua o fogo, junte a cebola e refogue até que a cebola fique macia e translúcida. 
  3. Adicione o arroz arbóreo e refogue por 2 minutos, mexendo para não queimar. Adicione o vinho e deixe reduzir o líquido pela metade. 
  4. Acrescente uma concha do caldo de legumes quente, mexendo sem parar. Espere secar. Repita a operação até o arroz ficar al dente, tomando o cuidado para que, na última adição de caldo, não deixar secar por completo. O arroz deve ficar úmido e cremoso. Acerte o sal e a pimenta-do-reino.
  5. Desligue o fogo, adicione a manteiga restante e o queijo parmesão, e mexa somente até incorporar. Sirva imediatamente e bom apetite!

 

 

Se você quer saber como fazer risoto de shitake, chegou ao lugar certo! O risoto é a maneira perfeita de variar o arroz tradicional de um jeito rápido e prático, e aqui no site já sugerimos outras receitas do prato italiano, como o risoto de calabresa. Feito com arroz arbório, a textura cremosa fica por conta da deliciosa combinação de manteiga e queijo. Aqui, o cogumelo shitake picadinho, que é rico em proteínas, aparece para garantir um sabor sofisticado, e a sálvia é a erva que vai harmonizar perfeitamente na manteiga. 

E que tal um frango empanado para acompanhar o prato e dar aquela crocância irresistível? Na nossa receita, o escolhido foi o Incrível Empanado Seara, que é 100% vegetal e não tem derivados de ovo e leite. Ou seja, além de deixar a refeição mais gostosa, esse empanado de frango é mais saudável. No forno, ele fica pronto em apenas 15 minutos. Prático até para os iniciantes na cozinha!

Dica: a textura cremosa do shitake combina superbem com um bom vinho. Experimente!

 

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

100% Vegetal

Macarrão com Cogumelo e Almôndega Incrível

Confira receita cheia de sabores para sua refeição sem carne

2 porções • 45 minutos

100% Vegetal

Espaguete de Abobrinha com Almôndega 100% Vegetal

Confira receita para sua refeição com incrível almôndega vegetal

100% Vegetal

Incrível Burger com Barbecue e Picles de Cebola Roxa

Receita incrível de hambúrguer vegetal para seu lanche da tarde

Mais Receitas