
Por Minha Receita
Se você já foi a um rodízio de comida japonesa, provavelmente já provou um uramaki de salmão. Ele é um tipo de sushi feito em rolinhos enrolados com alga e arroz – os famosos rolls. A diferença para os outros tipos de rolls é que o nori (a alga) fica por dentro e o arroz por fora. A palavra uramaki, inclusive, significa literalmente “rolinho ao contrário”, o que explica a origem do nome. Saiba mais sobre esse tipo de sushi tão popular em restaurantes, do kilo ao especializado em rodízio.
Veja também: Receita de sushi em casa
Qual a diferença entre uramaki e hossomaki?
A diferença entre uramaki e hossomaki está principalmente na forma como eles são enrolados, no tamanho e na quantidade de recheio. Conheça as características de cada um:
Uramaki:
- “Enrolado ao contrário”: o arroz fica por fora, e a alga nori fica por dentro;
- Tem mais recheio, geralmente com combinações como salmão + cream cheese + pepino;
- Pode ter coberturas como gergelim, ovas ou até salmão por fora;
- É mais gourmet e visualmente elaborado;
- Exemplo: uramaki de salmão com cream cheese e gergelim por fora.
Hossomaki:
- “Enrolado fino”: a alga nori fica por fora, e o arroz por dentro;
- É menorzinho e mais simples, com apenas um recheio principal, como salmão (sake hossomaki), pepino (kappa maki) e atum (tekka maki);
- Tradicional e mais minimalista;
- Exemplo: hossomaki de salmão com só arroz e salmão no centro.
Veja também: Receita de sushi de manga com abacate e gergelim
O que vem dentro do uramaki salmão?
O recheio do uramaki salmão geralmente conta com salmão cru combinado com cream cheese, pepino, abacate ou cebolinha. A alga, conhecida como nori, fica escondida por dentro, envolvendo o recheio e mantendo ele firme para não desmanchar. Já o arroz que envolve o uramaki pode ser coberto com gergelim, ovas e até fatias finas de salmão. A apresentação destes sushis varia de acordo com a sofisticação do restaurante ou prato.

Veja também: Culinária japonesa adaptada ao jeitinho brasileiro