Por Minha Receita
Quando se pensa em acompanhamentos e aperitivos de boteco, não tem como não lembrar de polenta frita. A polenta é um alimento muito versátil, o que permite que seja feita de diversas formas. E melhor ainda: que fique deliciosa em todas elas.
Para que você aprenda a forma correta de preparar sua polenta frita, deixando-a sequinha e saborosa, trouxemos um guia com 7 dicas. Fique com a gente e nunca mais erre ao fritar polenta. Confira!
1. Escolha o tipo certo de fubá
O primeiro passo para alcançar a polenta frita perfeita está na hora de comprar os ingredientes. Primeiramente, você deve se atentar muito bem no momento de escolha do tipo de fubá.
Para receitas com mingau de fubá, como para preparar polenta com carne moída, o tipo de fubá mais indicado é o fino. Já para receitas com polenta frita, que precisam de uma textura mais sólida, o mais indicado é o fubá médio ou grosso. Isso acontece porque esses tipos de fubá têm grãos maiores, proporcionando maior firmeza. Logo, fique atento a esse ponto quando for comprar seu fubá!
2. Acerte na consistência
A segunda etapa é no processo de cozimento da polenta. Para que fique bem firme na hora de fritar, além de escolher o tipo certo de fubá, você deve verificar se ela cozinhou até o ponto certo.
É muito importante saber o momento certo de desligar o fogo, pois se a polenta cozinhar demais, pode acabar ficando excessivamente dura. Por outro lado, se ficar pouco tempo no fogo, não alcançará a consistência que estamos querendo.
O ponto de cozimento da polenta é parecido com o do brigadeiro de colher. Sabe quando você percebe que a mistura já está desgrudando da panela? Este é o momento de parar. Desligue sua panela e já reserve sua mistura para o próximo passo.
3. Não pule a etapa de resfriar
Não subestime esse passo, ele é muito importante! Se a polenta não for resfriada antes de ser frita, ela não endurecerá e chegará numa textura firme.
Agora, já cozida, você deve transferir sua polenta para uma travessa que seja larga e não muito funda. Espalhe todo o preparo muito bem ao longo de todo o recipiente e deixe esfriar por aproximadamente uma hora, garantindo que ela fique bem firme para cortar e pronta para fritar.
4. Capriche no corte
Chegou o momento do corte. Assim como os outros passos, este também é muito importante e merece sua atenção. Uma vez que sua polenta está firme e fria, corte-a em pedaços que sejam do mesmo tamanho. A parte do corte fica por conta da sua criatividade, se quiser cortá-la em diferentes formatos, fique à vontade!
O importante aqui é garantir que os pedaços cortados sejam pequenos. Caso contrário, você pode ter problema na hora de fritá-los, pois eles podem quebrar ou não fritar uniformemente.
5. Use farinha de amido para mais crocância
Se tratando de petiscos fritos, a crocância é indispensável. Para garantir que sua polenta frita fique sequinha e crocante, use farinha de trigo ou amido de milho.
Apesar de ser um truque simples, este passo é muito eficaz. Tudo o que você precisa fazer é passar uma fina camada dela nos pedaços da polenta cortada antes de fritar. Isso fará com que a polenta crie uma textura única, que fará toda a diferença depois.
6. Use óleo quente na medida certa
Se você seguiu todos os passos atentamente até aqui, não tem com o que se preocupar. Agora suas polentas estão firmes e cortadas, prontas para serem fritas.
Para esta etapa, se certifique de que o óleo está devidamente aquecido. Ele deve estar quente, mas cuidado para não deixá-lo ferver. Isso vai evitar que a polenta absorva demais o óleo e acabe ficando gordurosa, perdendo a crocância.
Um truque que você pode fazer para verificar se a temperatura está adequada é fazer um teste fritando um pedaço pequeno da polenta. Depois de frita, ela fica deliciosa para ser servida com costelinha de porco. É de dar água na boca!
7. Tempere e sirva com estilo
Para fechar esta receita com chave de ouro, aposte numa finalização caprichada! Você pode temperá-las com molhos de sua preferência para realçar o sabor.
Não se esqueça do empratamento, ele é aquele detalhe que falta para impressionar todos os seus convidados. Você pode apostar em opções como círculo com molho no centro, uma travessa rústica ou até mesmo finger food em copinhos. As possibilidades são infinitas!
Polenta frita combina com o quê?
A polenta frita é um alimento versátil, pois não possui um sabor muito chamativo. Seu sabor depende unicamente dos molhos e dos temperos que forem utilizados.
Além disso, por ser um alimento frito, você não corre o risco de errar caso a combine com outros acompanhamentos fritos, como batata frita com bacon, frango frito, tilápia frita, anéis de cebola, entre outros.
Com essas dicas, você tem tudo o que precisa para transformar a polenta em um acompanhamento sequinho, saboroso e cheio de charme.
Seja servida como base para pratos mais elaborados, como o Frango de Padaria com Polenta e Pesto de Rúcula, ou em uma versão simples e crocante, a polenta pode ser o destaque da refeição. Coloque essas 7 dicas em prática e experimente novas combinações. Bom apetite!