Aves
Frango com quiabo e tomate pelatti

Rendimento
4 porções

Preparo
1h

Ingredientes
- 1/2 embalagem de Coxa e Sobrecoxa Seara DaGranja
- 1/2 colher de sopa de azeite + 1 fio
- 1/2 cebola roxa picada
- 1/2 talo de aipo picado
- 1 dente de alho picado
- 1/2 lata de tomate pelatti
- 1 folha de louro
- 1/2 xícara de caldo de frango
- 1 colher de sopa de páprica defumada
- ½ maço de coentro picado
- 150g de quiabo
- Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Como fazer frango com quiabo e tomate pellati
- Preaqueça o forno a 200º. Em uma assadeira, disponha o quiabo, regue com 1 colher de sopa de azeite e leve ao forno por 20 minutos. Retire do forno e fatie em rodelas na diagonal;
- Em uma panela funda, aqueça o azeite restante e junte a Coxa e Sobrecoxa Seara DaGranja. Refogue até dourar;
- Abaixe o fogo e junte a cebola e o aipo e refogue até murchar;
- Junte o alho e refogue até começar a dourar;
- Adicione o tomate pelatti, o louro, o caldo de frango, a páprica defumada, sal e pimenta do reino a gosto. Deixe cozinhar até que o caldo reduza na metade e o frango esteja bem cozido;
- Junte o quiabo fatiado e refogue por 2 minutos. Desligue o fogo, junte o coentro e sirva na sequência.
Frango com quiabo e tomate pelatti: prato delicioso com sabor de comida de roça
O frango com quiabo é um símbolo da comida mineira, mas é uma receita muito popular em todo o Brasil. Esse prato surgiu no século 19, quando Minas Gerais começou a apresentar dificuldades em trazer outros alimentos da Bahia e do Rio de Janeiro, os centros comerciais que mais bombavam na época. No entanto, ele tem influência da culinária portuguesa e africana, já que o quiabo é um ingrediente nativo da África, enquanto a galinha foi trazida pelos portugueses durante a colonização em 1500. Mesmo hoje, esse prato cheio de tradição ainda mantém o seu jeitinho: frango dourado, quiabo suculento e temperos que remetem aquela comidinha caseira com sabor de roça. A Coxa e Sobrecoxa Seara DaGranja são cortes excelentes para esse preparo, pois ficam mais suculentos e saborosos quando cozidos.
Veja também: 16 receitas fáceis com frango para jantar
Qual o melhor acompanhamento para frango com quiabo?
O frango com quiabo é um clássico: delicioso, suculento e com gostinho de comida de mãe. Nessa versão, esse prato ganha um toque especial do tomate pelatti, que traz uma acidez equilibrada e mais cremosidade ao prato. Para deixar essa refeição ainda mais completa e saborosa, a dica é servir acompanhamentos que realcem o sabor desse prato delicioso e mantenham a tradição. O angu, um prato muito semelhante a polenta mole, é um acompanhamento delicioso muito servido com esse prato. Além do angu, o arroz branco fica uma delícia com o frango com quiabo e tomate pelatti, pois incorpora muito bem o molho dessa receita. Já a farofa de cebola é perfeita para trazer crocância e um saborzinho especial.
Veja como fazer arroz soltinho
Como tirar a baba do quiabo no frango?
Apesar de ser uma delícia, o quiabo é um ingrediente muito controverso, já que muita gente não gosta daquela babinha que se forma quando ele é cortado ou cozido. No entanto, existe uma dica muito simples para evitar que isso aconteça: basta lavar bem o quiabo e deixá-lo de molho na água com limão por cerca de 30 minutos. Contudo, o quiabo feito no forno, como o feito na receita, geralmente não libera esse líquido. Ele sai do forno bem sequinho, crocante e sem baba.
Veja como tirar a baba do quiabo
Publicada em 11 de dezembro de 2020.
Atualizada em 30 de abril de 2025.