Matérias

Matérias

Matérias e dicas



O que é carne maturada?

Entenda o que é e como fazer uma carne maturada

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A carne maturada é um tipo de carne que passou por um processo controlado de maturação para melhorar suas características sensoriais, como sabor, maciez e suculência. Esse processo pode ser feito de duas maneiras principais: maturação a seco (dry aging) e maturação úmida (wet aging). A técnica costuma ser utilizada em carnes para churrasco, como picanha, fraldinha e bife ancho, pode agregar novas notas ao paladar, como nuances lácteas e de charcutaria e sabores amendoados.

A seguir, confira o que é carne maturada e como se faz a maturação da carne!

Carne maturada é mais macia, saborosa e suculenta

A carne que passa por um processo natural de amaciamento, denominado maturação, não utiliza nenhum tipo de produto químico. Ao maturar a carne, isso ocorre por meio de uma enzima própria, que vai rompendo as fibras musculares, sem que haja intervenção química. O resultado é uma textura mais macia e suculenta, além do sabor e aroma realçado.

Como é feita a carne Maturatta Friboi? 

A linha Maturatta Friboi conta com carnes que passaram por esse processo enzimático de maturação. O processo começa com a carne embalada a vácuo, sem contato com o oxigênio. Isso libera uma enzima natural que age sobre a fibra da carne, amaciando-a aos poucos. A carne é embalada a vácuo seguindo rigorosos padrões de qualidade. Depois de um tempo, surgem as peças maturadas especiais, que garantem mais sabor e maciez para o churrasco em casa.

Como se faz a maturação da carne? Entenda a diferença entre dry aged e wet aged

O processo de maturação da carne se inicia sob condições específicas que podem ser divididas em dois caminhos: 

  • Maturação úmida (Wet Aging): Esse é o jeito mais comum de fazer carne maturada no Brasil, além disso, a alcatra e a picanha são os cortes mais indicados para esse processo. A peça é selada a vácuo e vai para uma câmara fria, armazenada sob refrigeração, com um controle de temperatura específico. A carne amadurece em seu próprio suco, o que mantém a umidade e eleva a suculência. O tempo de maturação úmida geralmente varia de 1 a 4 semanas.
  • Maturação a seco (Dry Aging): Para fazer uma carne maturada a seco, as carnes são colocadas em um ambiente em 3 fatores são controlados: umidade, temperatura e ventilação. Durante esse período, a carne perde um pouco de umidade, o que concentra seu sabor e desenvolve uma textura mais macia. A maturação a seco não é embalada à vácuo e pode durar mais de 30 dias, dependendo do corte e do resultado desejado. É um processo mais comum nos Estados Unidos e na Europa.

Qual a diferença da carne maturada para a normal?

A principal diferença entre carne maturada e carne normal é o ambiente em que a carne maturada é submetida. A carne normal, ou carne fresca, não passa por uma câmara fria, portanto, possui um sabor mais suave e menos concentrado. Normalmente, elas são levadas para um congelador e ficam cerca de 2 dias. 

Qual a diferença entre picanha e picanha maturada?

O processo de maturação da carne quebra as fibras musculares e o tecido conjuntivo, resultando em uma peça mais macia com as seguintes características: 

  • A Picanha Maturatta Friboi tem um sabor mais intenso e complexo devido ao processo de maturação, especialmente na maturação úmida.
  • A maturação úmida ajuda a manter a suculência, enquanto a maturação a seco pode resultar em uma carne um pouco menos suculenta, mas com um sabor mais concentrado.
  • A carne maturada tende a ser mais cara devido ao tempo, espaço e cuidados necessários para o processo de maturação, mas é muito mais saborosa.
Churrasco de picanha sendo fatiada em uma tábua de madeira redonda clara. Atrás da tábua, alguns potes de molhos para acompanhar.

Veja também: Como cortar picanha do jeito certo e deixá-la ainda mais macia?

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Bovinos Churrasco em Casa Dicas de Cozinha Friboi zWebedia

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

Corte de bochecha de boi cru sobre papel manteiga, com ramos de alecrim ao fundo, destacando sua textura marmorizada e coloração intensa.
03.Jul

Bovinos

Bochecha de boi: corte nobre ou miúdo? Descubra o que é e como usar

A imagem apresenta uma porção de dobradinha servida em uma panela de barro, típica da culinária brasileira. Na imagem, o caldo tem uma cor dourada, indicando o uso de especiarias e temperos. Um detalhe adicional é a colher que levanta um pedaço da dobradinha, mostrando a textura do prato.
01.Jul

Bovinos

Rúmen bovino: um dos cortes mais consumidos no mundo e você nem sabia

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
30.Jun

Bovinos

Músculo bovino: fonte de proteínas, colágeno e ferro para sua saúde

Ensopado de Músculo Traseiro Friboi setvido em uma pena com uma concha para servir.
27.Jun

Bovinos

Músculo bovino ao molho vermelho: receita clássica para um almoço especial

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.