Por Minha Receita
Será que o acém é carne magra? A verdade é que o acém é um dos cortes que muita gente subestima, mas que pode surpreender — tanto pelo sabor quanto pela versatilidade. Se você está procurando uma carne com menos gordura, o acém pode, sim, ser uma ótima escolha para várias receitas. Quer saber mais? O Minha Receita separou as respostas para suas dúvidas, confira!
O acém é uma carne magra?
Comparado a cortes como a picanha, o acém tem bem menos gordura. Ele é considerado um corte de segunda, mas isso não significa qualidade inferior! Significa apenas que ele vem da parte dianteira do boi, o que geralmente é mais barato e exige um preparo um pouco mais demorado.
Mas, se você souber trabalhar o acém, ele fica super macio e delicioso. Com isso, é possível usá-lo em receitas mais leves, principalmente se optar por preparos como assados ou cozidos. Fica a dica: se você quiser garantir a qualidade da sua carne, dê uma olhada nas opções da Friboi, que sempre oferece produtos de confiança.
Como é o acém?
O acém é um corte que vem da parte dianteira do boi, mais especificamente do pescoço. Ele tem um pouco de gordura, mas é justamente isso que dá sabor e ajuda a carne a ficar suculenta, especialmente em preparos mais demorados, como refogados e assados.
É um corte bovino muito usado para carne de panela e carne moída. Todavia, o acém é superversátil: dá para fazer bife, carne desfiada e até mesmo hambúrguer. Ele absorve bem os temperos e, quando bem preparado, é uma delícia.
Falando em carne moída, já ficou na dúvida sobre qual é melhor, acém ou patinho? Então, confira mais sobre e tire todas as suas dúvidas.
Sugestões de receitas com acém
Aqui vão algumas receitas super saborosas para você fazer com acém. O melhor é que ele fica ótimo em pratos do dia a dia, mas você também pode aproveitar para usar em receitas mais criativas. Aqui estão nossas melhores receitas com acém:
1. Feijão mexicano com acém
Se você gosta de um prato com bastante tempero e aquele toque de comida caseira, o feijão mexicano com acém é uma escolha perfeita. A carne fica bem cozida, absorvendo os sabores dos temperos como pimenta, alho e cominho. É aquele tipo de receita que deixa a casa toda cheirando bem e impressionará todo mundo à mesa.

2. Hambúrguer artesanal de acém com bacon
Agora, se você quer dar um upgrade no seu hambúrguer caseiro, use acém! Ele tem a quantidade certa de gordura para deixar o hambúrguer suculento. E quando combinado com bacon? A combinação fica imbatível! Prepare com pão artesanal, capriche nos complementos e faça sucesso no próximo churrasco!

3. Quibe de acém com abóbora e queijo

Essa receita é para quem quer sair do comum. O quibe de acém com abóbora e queijo é uma combinação inusitada, mas muito saborosa! A abóbora traz um toque adocicado que equilibra superbem com o acém temperado, e o queijo derretido dá aquela finalização cremosa.
4. Acém com cebola e batatas
Quer uma receita que é conforto puro? O acém com cebola e batatas é perfeito para aqueles dias em que você quer algo simples, mas cheio de sabor. A carne fica desmanchando, as cebolas caramelizadas dão um toque adocicado, e as batatas absorvem todo o caldo delicioso — ideal para um almoço em família.

Quem faz dieta pode comer acém?
Você está procurando saber se o acém é carne magra para incluir em sua dieta? Quem está de olho na balança pode, sim, comer acém, só é preciso ficar atento ao preparo. Cozinhar o acém de maneira mais leve, como grelhar ou assar, ajuda a reduzir a gordura. Além disso, você pode tirar aquela gordurinha extra antes de cozinhar, deixando o prato mais leve e ainda saboroso.
Qual a carne mais magra: acém ou patinho?
Se a gente for comparar, o Patinho Friboi é mais magro do que o acém, mas o acém tem um sabor mais marcante e é mais versátil, além de ser uma carne muito acessível. Ou seja, se você quer uma carne magra, o patinho é uma boa alternativa, mas o acém também tem seu lugar especial na cozinha, especialmente se você busca uma opção mais saborosa e suculenta.
Qual carne é mais magra: acém ou músculo?
Entre o acém e o músculo, o músculo é o mais magro, mas assim como o acém, ele também é ótimo para cozidos e receitas que pedem um cozimento mais longo. A diferença é que o acém tem uma textura mais macia e um sabor mais intenso.
Quais são as carnes mais magras?
Se você está mesmo atrás de carnes mais magrinhas, além do patinho e do músculo, outras opções incluem a alcatra, o coxão mole e o filé-mignon. Mas, como já explicamos, tudo depende do preparo. Mesmo cortes com um pouco mais de gordura podem ser leves e deliciosos se você escolher os métodos certos.
Viu só como o acém, além de ser uma carne magra, também é um corte versátil e saboroso? Mesmo não sendo a carne mais magra, ele é uma ótima opção para quem quer variar nas receitas sem gastar muito.
E se você quer garantir sempre a melhor qualidade, não deixe de confiar nos produtos da Friboi para dar um show em sua cozinha, sempre com carnes de alta qualidade. Obrigado por ler até aqui, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre carne de panela para mais inspirações!