Matérias

imagem

Matérias

Como fazer linguiça: frita, na churrasqueira, assada e outras maneiras de preparo

Dicas valiosas para preparar linguiça e nunca mais errar

Por Minha Receita

Você sabe como fazer linguiça frita? E linguiça assada no forno? E aquela tradicional linguiça de churrasco? Há tantas maneiras diferentes de fazer linguiça que pode parecer difícil dominar todas as técnicas de preparo. A verdade é que, independente da receita com linguiça escolhida – do clássico pão com linguiça e linguiça acebolada à linguiça de porco que vai na feijoada completa –, é muito fácil cozinhar esse alimento tão saboroso e versátil.

No entanto, como a linguiça é uma carne frágil, há alguns segredos para que ela fique no ponto ideal, com a parte de fora douradinha e o interior bem suculento. A seguir, confira as nossas dicas para você fazer linguiça do jeito certo (frita, assada, na churrasqueira…) e nunca mais errar! 

Como fritar linguiça defumada: veja alguns truques para preparar esse tipo de linguiça na frigideira

Pode até parecer uma tarefa simples, mas muitas pessoas têm dúvidas sobre como fazer linguiça frita da maneira correta. No caso das linguiças defumadas (linguiça calabresa, linguiça paio e outras), é preciso deixar a frigideira bem quente para que a carne fique no ponto perfeito. Outra dica é deixar as linguiças separadas para que todos os lados cozinhem por igual. 

No início do preparo da linguiça frita, é importante adicionar uma pequena quantidade de óleo na superfície da frigideira, já que a gordura contida na carne demora um pouco para escapar dos gomos. No entanto, se você estiver fritando a linguiça já cortada em fatias, não é necessário usar qualquer tipo de gordura adicional. De qualquer jeito, tente não fritar muitas linguiças de uma vez para não diminuir a temperatura e comprometer o cozimento. 

Como fritar linguiça toscana e outros tipos de linguiças frescais

Além da linguiça defumada, você pode fritar linguiça toscana e outros tipos frescais também. A diferença é que você deve descongelar e aferventar as linguiças antes para que elas fiquem firmes e não desmanchem na frigideira. Após retirar as linguiças da fervura, basta escorrer bem a água e levá-las para fritar em fogo médio-alto. Vá virando até que todos os lados fiquem bem dourados. 

Por fim, coloque as linguiças sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura. Aí é só servir a linguiça frita como aperitivo, montar um delicioso sanduíche de linguiça com vinagrete ou incrementar muitas outras receitas com linguiça. Experimente também usar a linguiça frescal frita como a proteína principal do seu almoço ou jantar – uma opção prática e deliciosa!  

Como fazer linguiça toscana na churrasqueira e acertar o ponto ideal

Churrasco que é churrasco tem que ter linguiça, né? No entanto, muitas vezes a linguiça na churrasqueira pode ficar seca e sem sabor devido ao cozimento incorreto ou descuidado. Um dos erros mais comuns é deixar as linguiças por muito tempo na grelha ou espeto, o que acaba interferindo na suculência da carne. 

Muitos churrasqueiros também não se atentam à distância entre a linguiça e o fogo. Ao grelhar a linguiça em fogo direto, o calor da chama faz com que os sucos do interior da carne passem rapidamente do ponto de ebulição. Com isso a linguiça pode estourar, ficar queimada por fora e crua/insossa por dentro.  

Portanto, a maneira mais eficaz de fazer linguiça na churrasqueira é por meio do calor indireto. Arrume as linguiças o mais longe possível da fonte de calor e não esqueça de virá-las algumas vezes para que assem uniformemente, por dentro e por fora. Se a sua churrasqueira é pequena e não permite que as carnes fiquem muito longe do fogo, dê preferência às linguiças mais finas, pois são mais fáceis de acertar o ponto. 

Como fazer linguiça no forno: algumas dicas para preparar a linguiça assada perfeita

Saber como fazer linguiça assada no forno pode inspirar você a preparar pratos criativos, como a nossa linguiça de frango Seara à provençal ou os espetinhos de linguiça com mix de legumes. Muita gente concorda que o forno é a maneira mais prática e eficiente de cozinhar completamente as linguiças, já que você usa o mínimo de gordura e preserva o máximo de sabor. Sem falar que as linguiças assadas exigem poucos utensílios e, portanto, criam menos desordem na cozinha – um ótimo argumento, não?

Antes de colocar a linguiça para assar no forno, verifique se o fabricante sugere uma temperatura de forno ideal e uma estimativa de tempo. Se a temperatura estiver muito alta, a carne pode acabar queimando por fora antes que o calor atinja o interior. Por isso, na maioria dos casos, as linguiças devem ser levadas ao forno pré-aquecido em temperatura média (cerca de 180 °C). 

Em relação ao tempo de cozimento, as linguiças mais grossas demoram de 30 a 45 minutos no forno, enquanto as mais finas levam menos tempo: por volta de 25 minutos. Você saberá que as linguiças estão assadas corretamente quando o exterior estiver com um tom dourado uniforme. Corte uma delas para verificar se o interior está cozido e, caso contrário, retorne ao forno por mais 5 minutos antes de testar novamente. 

Aprenda como fazer linguiça na panela de pressão

Todas as linguiças – frescas ou congeladas – podem ser preparadas facilmente na panela de pressão. Para isso, coloque água na panela e arrume os gomos de linguiça em uma única camada. Esse detalhe é importante pois, ao colocar as linguiças sobrepostas, elas podem acabar grudando uma nas outras, comprometendo a aparência final do prato. Após o cozimento, dê um aspecto mais dourado refogando as linguiças na própria panela de pressão ou levando-as ao forno por alguns minutos.

Também é possível cozinhar a linguiça na panela de pressão sem utilizar água. Basta furar os gomos e colocá-los entre duas camadas de cebolas em rodelas. O líquido que sai das cebolas e da própria linguiça será suficiente para deixar a carne cozida e pronta para estrelar receitas deliciosas!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

9.abr

bbb21

Lasanha de frango combina com o quê: veja 5 acompanhamentos

2.fev

Frios e Embutidos

Comidas para piquenique: 6 lanches fáceis de preparar

28.jan

Frios e Embutidos

5 receitas de café da manhã com frios

22.set

Receitas Linha Laranja

7 lanches rápidos e fáceis para a noite

Mais Matérias