']) Como montar tábua de frios simples - Minha Receita

Matérias

Como montar tábua de frios simples

Matérias

Matérias e dicas

Como montar tábua de frios simples

Petiscos fáceis para dividir com os amigos!

Por Minha Receita

Você sabe como montar tábua de frios? O segredo está na diversidade dos itens e na organização. A tábua de frios simples pode ser servida em diversas ocasiões, como uma noite de vinho entre amigos, um brunch de domingo ou como entrada para um jantar ou ceia. 

Além dos frios tradicionais, como presunto, mortadela defumada, salame e salaminho, você pode apostar em frutas da estação, um tipo de geleia, um patê de frango, torradas e pães. Mesmo que o objetivo seja simples, você pode usar a criatividade para inovar, arrumando os frios em espetinhos com azeitona e outras conservas, por exemplo. A petisqueira de frios também pode ser uma alternativa para criar algo simples com uma bela apresentação.

Para aprender como fazer tábua de frios, veja algumas dicas abaixo!

Porção de frios: o que não pode faltar na tábua de frios simples?

A primeira coisa que você precisa fazer para montar uma tábua de frios é selecionar os principais ingredientes. O ideal é escolher aqueles que agradam a maioria, como salames, presuntos e mortadela. Se tratando de uma tábua de frios simples, você pode usar os mais comuns e algumas opções mais sofisticadas para inovar. Veja abaixo algumas sugestões de frios para usar em uma tábua de frios simples e saborosa:

Itens para incrementar a tábua de frios simples: queijos, pães, biscoitos, geleia e nuts

Assim como os frios, os queijos também se destacam na tábua de frios simples. Eles poderão agregar muito sabor, principalmente se a ideia é aproveitar a mesa de frios em um happy hour com os amigos ou uma noite romântica acompanhada com um bom vinho. 

Para a tábua de frios simples, o ideal é selecionar queijos que podem agradar o paladar da maioria e agregar visualmente a tábua de frios. Queijo provolone, parmesão e queijo brie estão entre os mais conhecidos na hora de combinar com embutidos. 

Para acompanhar a seleção, nada melhor do que oferecer uma ou duas baguetes cortadas em fatias e o tradicional biscoito grissini, que pode ser temperado com queijo ralado e orégano. Esses itens abrem a possibilidade dos convidados se servirem usando uma geléia de fruta ou geléia bacon caseira, fica a sua escolha.

O patê de frango ou patê de salsicha feitos em casa também são saborosos e interessantes para passar nas fatias de baguete ou mergulhar os palitinhos salgados. 

Para incrementar a tábua de frios com frutas, morango, uva verde ou roxa e uva passa desidratada, kiwi e melão (para combinar com o presunto) são algumas das preferidas para essas ocasiões. 

Como montar tábua de frios: organize os itens em uma tábua de madeira, prato raso ou petisqueira

Na hora da montagem, você pode optar por uma bandeja, prato raso e largo, petisqueira de frios ou tábua de madeira para frios. A dica é organizar de uma forma que haja uma variedade de cores, texturas e tamanhos. Se a ideia for deixar a tábua de frios mais organizada, você pode separar os ingredientes por tipo separando um local para os queijos, outro para os frios e outro para outros itens. Também é interessante deixar a criatividade fluir, experimente formas diferentes!

Leve em consideração a quantidade de pessoas que irá apreciar a tábua de frios

Saber como calcular tábua de frios por pessoa é muito importante. Calcular a quantidade de quitutes é essencial para fornecer uma tábua de frios simples e barata para convidados. Dessa forma, você garante que ninguém fique sem experimentar cada opção servida na tábua. Caso a ideia seja apenas para você e alguns amigos próximos, uma mini tábua de frios talvez seja suficiente. Mas se a ideia é ter um grande número de convidados, a melhor opção pode ser montar uma mesa mais completa com petiscos. 

A principal dica é calcular, em média, 150 gramas de frios para cada convidado. Se a tábua de madeira para frios tiver uma variedade maior de componentes, o ideal é calcular cerca de 100 gramas de frios para cada pessoa. O mesmo cálculo vale para os queijos. Os outros aperitivos podem ser comprados em quantidade maior e serem repostos conforme forem acabando. Esse é um dos maiores segredos para montar uma tábua de frios com frutas e outros componentes de sucesso. Seguindo essas dicas, com toda certeza muita gente irá sair elogiando a sua confraternização.

Ver mais:

Dicas de Cozinha Frios e Embutidos

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
12.Aug

Almoço de Dia dos Pais

Sobremesa Dia dos Pais: 10 receitas deliciosas para comemorar a data

Image Card
12.Aug

Dicas de Cozinha

10 aperitivos fáceis para acompanhar cervejas em qualquer ocasião

Image Card
11.Aug

Dicas de Cozinha

5 receitas de lanche da tarde fit com Levíssimo Seara

Image Card
11.Aug

Aves

Torta de frango cremosa: 6 receitas práticas para jantar durante a semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas