
Por Minha Receita
A culinária brasileira é marcada pela variedade de temperos e sabores. Seja no almoço de domingo simples ou em jantar romântico, eles estão sempre presentes: salsa, manjericão, açafrão, páprica e muito mais.
A páprica é um tempero clássico feito a partir de outro ingrediente muito comum na culinária brasileira: o pimentão. Nessa versão, ele é seco, moído e pode ser encontrado na forma doce, picante e defumada. Por isso, vamos explicar um pouco sobre cada tipo desse condimento, que é super versátil e coringa na cozinha.
Veja também: 5 temperos brasileiros que você deveria usar com mais frequência
Páprica doce é perfeita para adicionar cor sem alterar sabor das receitas
Provavelmente você já comeu um prato feito com a páprica doce, isso porque é o tipo mais comum e mais utilizado entre as três versões desse tempero. A páprica doce é feita a partir de pimentões com sementes e sua cor é um pouco mais escura que as demais.
Apesar do nome, ela não é propriamente doce. Com sabor suave e levemente adocicado, é perfeita para adicionar cor ao seus pratos, sem alterar muito o gosto final. Por isso, pode ser utilizada em uma infinidade de receitas, como no ensopado de carne ou na paella de frutos do mar.

Para um toque de picância nas receitas, use a páprica picante
A Páprica Picante Swift é feita com a semente do tipo especial de pimentão vermelho e picante e é a escolha perfeita para realçar qualquer receita! Ela confere uma cor viva aos pratos e adiciona um toque levemente picante. Mas fique tranquilo, a ardência vem na medida certa, sem pesar demais o seu preparo. Experimente adicionar em pratos como a maionese caseira, carnes e muito mais!
Dica: se quiser elevar suas receitas com a Páprica Picante Swift, adicione o tempero apenas no final do preparo! O tempo pode transformar a picância em um gosto amargo que ninguém deseja.
Páprica defumada tem sabor e aroma inconfundíveis
Se você ama um sabor defumado, escolha a versão defumada. Considerada por muitos a mais saborosa entre as três versões do tempero, esse condimento é produzido a partir da desidratação sob ação de fumaça do pimentão vermelho.

Qual é a melhor versão do tempero?
Não existe um tipo certo, você escolhe que mais faz sentido para suas receitas e para seu paladar, mas independente da que escolher, a páprica é um tempero indispensável no seu cardápio semanal.
Saiba mais: Como usar páprica defumada? 5 dicas para suas receitas
Qual a diferença entre páprica e colorau?
Muitas pessoas confundem a páprica com o colorau, que é outro tempero em pó de tonalidade vermelha.
O colorau é a semente do urucuzeiro, muito utilizado como corante natural para diversas receitas. Apesar do sabor levemente terroso, ele é bem mais neutro que a páprica quando o assunto é realçar o sabor dos pratos. Por isso, cuidado e não confunda!
Confira: Arroz com Frango, Colorau, Castanha de Caju e Tomatinhos Assados