Por Minha Receita
Se você já maratonou todos os episódios da nova temporada de The White Lotus (HBO) e está se sentindo órfão da série, aqui vai uma boa notícia: dá para continuar a viagem – literalmente. O resort Anantara Lawana Koh Samui, na Tailândia, onde a 3ª temporada foi filmada, oferece hospedagem com uma experiência gastronômica inspirada na flor de lótus e pensada para os fãs da série.
Localizado ao longo das praias intocadas de Bophut Beach, construído em uma antiga plantação de coqueiros e projetado pelo renomado arquiteto Bill Bensley, o hotel é um dos mais icônicos da ilha. Diversas de suas áreas aparecem na série, como o lobby em estilo tailandês, a entrada arborizada, o estacionamento, a joalheria e a área de segurança.

Chamado de A Jornada Sagrada do Lótus, o jantar oferece uma imersão sensorial completa, com degustação à beira-mar, iluminação de velas, som das ondas e um menu que traduz os diferentes estágios da flor de lótus — símbolo de renascimento e contemplação. O jantar custa 10.990 baht tailandeses (cerca de R$ 1.500) por casal. Mas, se uma viagem à Tailândia não está nos seus planos (e orçamento) imediatos, dá para se inspirar nos sabores e na atmosfera para recriar, em casa, um episódio à sua maneira.
A experiência começa com uma pequena provocação ao paladar: sementes de lótus torradas com pimenta togarashi são servidas como aperitivo. Em seguida vem a entrada Som Tam Lotus, uma releitura tailandesa da clássica salada de mamão verde, aqui feita com curry amarelo de lótus e pescoço de porco — combinação que mescla frescor, picância e crocância em ingredientes típicos da região.

Para limpar o paladar e preparar os sentidos para o prato principal, é servido um sorbet de champanhe com limão e azeite de oliva, leve e perfumado. No centro do menu, o protagonista é uma costela de Wagyu com especiarias asiáticas, acompanhada de purê de batata cremoso, cogumelos salteados e salada de bok choy — prato que equilibra técnica ocidental com ingredientes e aromas orientais.
A sobremesa sela o ritual com delicadeza e exuberância visual: uma flor de lótus feita de chocolate branco e merengue, recheada com geleia de lichia e compota de framboesa, que desabrocha no prato como um fim de episódio cuidadosamente encenado. Para acompanhar, o resort sugere o coquetel White Dream, feito com notas florais e servido em taça longa, perfeito para brindar ao som do mar.
Para quem quiser elevar a vivência a nível de final dramático de temporada, o hotel oferece extras disponíveis mediante reserva e taxa adicional, como saxofonista particular, meia hora de fogos de artifício e decoração e iluminação personalizados, com direito a trilha de pétalas de rosas. Com o bônus de que, fora das telas, o paraíso nunca vira pesadelo.