Matérias

imagem

Matérias

Lanches rápidos com presunto: 6 ideias deliciosas e práticas

Descubra a versatilidade do presunto para a hora do lanche

Por Minha Receita

Quando pensamos em um lanche rápido e prático, o presunto é um alimento que está quase sempre presente – seja no habitual lanche da tarde, na pausa do trabalho ou como opção de lanche rápido para noite. Com o presunto cozido, a gama de possibilidades na cozinha é enorme: dá para fazer pizza de presunto, elevar o nível de saladas e sanduíches, criar recheio para pães e tortas, além de muitas outras receitas com presunto ligeiras e saborosas, como o enroladinho de presunto e queijo.

A seguir, selecionamos 6 ideias de lanches rápidos com presunto para você se inspirar e preparar muitas delícias aí na sua casa. Confira! 

1. Wrap de presunto: um lanche rápido e saboroso para você comer em casa ou levar para onde quiser

Além de prático, saboroso e rápido de preparar, o wrap é um sanduíche versátil: fica uma delícia no café da manhã, no lanche da tarde, na refeição noturna, e ainda pode ser levado para qualquer lugar que você quiser. A receita de wrap de presunto Seara é uma ótima sugestão. Você só precisa preparar um molho à base de cream cheese e enrolar os demais ingredientes – cenoura ralada, alface, bacon, presunto e mussarela – em um pão folha levemente tostado.

Para adicionar um pouco mais de cor, use um ou mais dos seguintes itens: rodelas de tomate, pimentão verde ou vermelho picado, cebola roxa em rodelas finas. Por fim, apare as pontas do wrap para que nenhuma mordida fique sem recheio.

2. Torta de presunto e queijo no liquidificador é outra sugestão de lanche com presunto fácil de fazer

Para um lanche rápido da tarde, experimente a versão da torta de presunto e queijo feita no liquidificador. Quer uma ideia? Junte 3 ovos, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 1/2 xícara (chá) de leite, 1/2 xícara (chá) de óleo e 1 colher (sopa) de fermento químico e bata no liquidificador até formar uma massa homogênea. À parte, misture em uma tigela 1 1/2 xícara (chá) de presunto, 1 1/2 xícara (chá) de queijo prato, 1/2 xícara (chá) de molho de tomate e orégano a gosto.

Em seguida, despeje a metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada, coloque o recheio por cima e cubra com o restante da massa. Leve ao forno preaquecido em temperatura média por 30 minutos ou até a superfície ficar dourada. Sirva quente na hora do lanche.

3.  Prepare canapés de presunto para servir um lanche rápido e bem apresentado

Vai receber convidados na hora do lanche e não sabe o que servir? Uma boa dica é a nossa receita de canapés de presunto cozido Seara. Além de saborosos, fáceis de preparar e levar poucos ingredientes, esses canapés garantem uma boa apresentação à mesa. A base é de pão integral, mas também dá para montar o seu lanche de presunto com pão de forma branco, torradinhas ou biscoitos salgados redondos. Para a montagem, basta espalhar o patê de presunto sobre a base de cada canapé e finalizar com folhas de salsinha e tomates-cerejas cortados ao meio. 

4. Pizza de presunto de frigideira: uma delícia que fica pronta em poucos minutos

Procurando uma ideia de lanche rápido com presunto? Em menos de 15 minutos você consegue preparar uma deliciosa pizza de presunto na frigideira para lanchar com a sua família ou amigos. Você pode optar por uma massa de pizza de fermentação natural, feita em casa, ou comprar a base pronta se quiser ainda mais praticidade.

A montagem da pizza de presunto na frigideira é bem simples: assim que a massa começar a ficar dourada e crocante, vire e espalhe o molho de tomate usando as costas de uma colher. Adicione o queijo e depois o presunto cortado ou ralado. Finalize com rodelas de tomate, orégano e manjericão. A pizza de presunto estará pronta assim que o queijo derreter e borbulhar. 

5. Sanduíche de presunto no pão australiano: mais uma receita de lanche rápido para você experimentar

Prepare a receita de sanduíche de presunto cozido e abobrinha no pão australiano e transforme o seu lanche do dia a dia em um momento especial. Além do sabor irresistível do presunto cozido, esse sanduíche conta com o frescor das fatias grelhadas de mini abobrinha, o toque adocicado do pão australiano e a cremosidade do cream cheese. Se quiser, torre o pão para obter uma crocância extra e substitua o presunto cozido pelo presunto cru. Para finalizar em grande estilo, decore o prato com ramos de tomilho ou outra erva de sua preferência. 

6. Pão recheado com presunto e mussarela: combinação de sucesso para a hora do lanche

Se a sua ideia é preparar um lanche rápido e prático mas que também seja diferente e gostoso, aposte em um pão recheado com presunto e mussarela. Para deixar a massa menos trabalhosa, bata no liquidificador 500 ml de leite morno, 2 ovos, 2 colheres (sopa) de açúcar, 10 gramas de fermento biológico seco (1 envelope) e sal a gosto. Despeje a mistura em uma vasilha e adicione cerca de 1 kg de farinha de trigo aos poucos até a massa ficar homogênea e parar de grudar nas mãos.

Em seguida, deixe descansar por meia hora, sove um pouco mais e divida a massa em bolinhas pequenas. Abra cada porção com um rolo, adicione o recheio e feche como se fosse um enroladinho de presunto e queijo, apertando bem as pontas. Coloque os pães sobre uma assadeira enfarinhada e deixe-os descansando por mais 30 minutos. Pincele a superfície com gema batida e leve para assar no forno em temperatura média até dourar. 

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

9.abr

bbb21

Lasanha de frango combina com o quê: veja 5 acompanhamentos

9.abr

bbb21

4 dicas de como fazer uma lasanha perfeita

8.abr

Frios e Embutidos

Lanche rápido e fácil com presunto de parma: 4 opções para comer à tarde ou à noite

8.abr

Dicas de Cozinha

Salame italiano, hamburguês, milano e salaminho: entenda a diferença entre os tipos de salame

Mais Matérias