img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Linguiça na panela de pressão: como preparar + sugestões de acompanhamentos

Um modo de preparo fácil e delicioso

Por Minha Receita

Aprender como fazer linguiça na panela de pressão é uma boa forma de diversificar o cardápio da semana. Para aproveitar a mesma panela, você ainda pode fazer uma costela na panela de pressão com linguiça, a clássica combinação de linguiça com batata ou o macarrão com linguiça na pressão, optando por uma refeição completa. 
A seguir, separamos 5 dicas de como preparar linguiça na panela de pressão, incluindo ótimas sugestões de acompanhamentos. Confira!

Dica 1) Linguiça toscana na panela de pressão ou linguiça recheada? Para a receita, comece acertando pela escolha da carne

Linguiça suína Seara 700g

Linguiça suína Seara 700g

É produzida com 100% carne suína. É saborosa e suculenta

Diversos tipos de linguiça podem ser preparados facilmente na panela de pressão, a diferença na escolha está no sabor que você deseja incluir na sua receita. A Linguiça Suína Seara, por exemplo, é feita com carne de porco e tem uma boa proporção entre carne e gordura, garantindo um resultado saboroso e suculento. Para fazer uma linguiça toscana na panela de pressão, vale a pena apostar na Linguiça Toscana Seara, incluindo outros cortes de carne no preparo, como costela e sobrepaleta. Há quem prefira ainda optar pelas versões de linguiça de churrasco na panela de pressão especiais, como as opções recheadas de Seara Gourmet. Um bom exemplo é a Linguiça de Pernil com Queijo Coalho Seara Gourmet. Ela é enroladinha, temperada com especiarias naturais e recheada com pedaços de queijo coalho para dar mais sabor e suculência, além de ser produzida 100% com carne de pernil.

Dica 2) Receita de linguiça na panela de pressão é fácil e deliciosa: siga o passo a passo para não errar no preparo

Passo 1 – Para cozinhar a linguiça na panela de pressão, comece forrando o fundo da panela com várias rodelas de cebola e, depois, faça pequenos furos nos gomos da linguiça (a proporção deve ser de 500 g de linguiça para 2 cebolas grandes);

Passo 2 – Cubra as linguiças com mais uma camada de cebola, fecha a panela de pressão e não coloque água;

Passo 3 – Leve ao fogo médio-baixo. Quando a panela começar a chiar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos;

Passo 4 –  Desligue o fogo, espere a pressão sair e verifique se a linguiça está no ponto – isto é, com o exterior bem douradinho e o interior suculento. Para tirar a prova, corte um pedaço pequeno e experimente. Caso a linguiça não esteja completamente cozida, retorne à pressão por mais alguns minutos e teste novamente.

Ideia de acompanhamento: para complementar a linguiça na panela de pressão, prepare uma farofa crocante com vinagrete e arroz colorido.

Dica 3) Costela com linguiça na panela de pressão é uma ótima alternativa para fazer um churrasco em casa sem churrasqueira

Para fazer um churrasco na panela de pressão com linguiça e combinar outros cortes de carne de porco no preparo, escolha uma carne bem saborosa e suculenta, como a Costela Suína Seara sem tempero. Em seguida, cubra o fundo da panela de pressão com bastante cebola em rodelas, coloque a costela (cortada em pedaços) por cima e, depois, a linguiça de sua preferência. Faça alguns furos nos gomos e repita o procedimento, finalizando a última camada com bastante cebola. Leve ao fogo médio-baixo e cronometre 40 minutos a partir do momento que a panela de pressão começar a chiar. Sirva a receita com uma farofa de bacon e uma porção de pão de alho caseiro!

Dica 4) Linguiça com batata na panela de pressão é outro modo de preparo delicioso, que já vem com um acompanhamento

Que tal fazer a linguiça na panela de pressão com batata e já servir a carne com um acompanhamento? Para essa receita, o modo de preparo é basicamente o mesmo: basta cobrir o fundo da panela de pressão com cebolas em rodelas, colocar algumas linguiças (também cortada em rodelas grossas) por cima e, depois, adicionar algumas batatas picadas. Finalize com mais uma camada de cebola. Tampe a panela e leve ao fogo médio. Quando começar a chiar, abaixe um pouco o fogo e deixe cozinhar por 30 minutos. Você ainda pode preparar uma salada de folhas verdes e repolho agridoce para complementar o prato.

Dica 5) Saiba como fazer macarrão com linguiça na panela de pressão

Se você também é fã de um delicioso macarrão com linguiça, saiba que há como preparar esse prato típico do almoço de domingo na panela de pressão. Para essa forma de preparo, doure alho e cebola na panela, coloque a linguiça de sua preferência (cortada em rodelas) e deixe refogar. Depois, acrescente 4 colheres (sopa) de extrato de tomate (ou algum outro molho de sua preferência), coloque o macarrão na panela e misture os ingredientes. Tempere com sal, orégano, páprica e pimenta-do-reino a gosto, coloque a água até cobrir o macarrão e acrescente margarina ou manteiga. Tampe a panela e cozinhe até pegar pressão. Conte 5 minutos e desligue.

Se quiser dar um toque gourmet à receita de macarrão na panela de pressão com linguiça, adicione 1 caixa de creme de leite e aproveite o sabor das linguiças especiais de Seara Gourmet, como a Linguiça de Frango com Bacon Seara Gourmet, que é recheada com bacon em cubos.

Dica 6) Arroz na panela de pressão com linguiça e cenoura é mais uma receita para variar o cardápio

Agora que você já percebeu que há várias maneiras de fazer linguiça na panela de pressão, que tal preparar uma refeição completa? Para variar o arroz do dia a dia, faça o acompanhamento na pressão aproveitando todo o sabor da linguiça: basta fritar a carne suína (cortada em rodelas) com alho e cebola, colocar o arroz e algum outro legume de sua preferência, como cenoura picada, e preencher a panela com 4 xícaras de água. Em seguida, tempere com sal, tampe e espere pegar pressão. Quando começar a chiar, conte 5 minutos e desligue o fogo. Sua receita de arroz de linguiça com cenoura pode ficar ainda mais gostosa com uma porção de batatas sauté e um vinagrete de azeitonas com cebolinha.

Ver mais:

Carne Suína Dicas de Cozinha Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
06.Dec

Carne Suína

5 formas de preparar o pernil de Natal na ceia

Image Card
02.Dec

Carne Suína

Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

Image Card
30.Nov

Carne Suína

Molho para pernil assado: 7 ideias que vão te deixar com água na boca

Image Card
22.Nov

Carne Suína

Copa lombo assado: 5 dicas para fazer uma receita suculenta com a carne suína

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas