Matérias

imagem

Matérias

Macarrão com linguiça gourmet: sugestões de como deixar o prato clássico mais interessante

Aprenda algumas dicas e sugestões de pratos com linguiça e massa

Por Minha Receita

Macarrão com linguiça cai bem no dia a dia por ser um prato simples e gostoso, mas também pode se transformar em um prato caprichado para ocasiões especiais. É que a linguiça combina não só com o clássico churrasco brasileiro como também tem o poder de deixar massas como penne, fusilli e tagliatelle mais interessantes. Que tal apostar na linguiça de carne de pernil? Ou preparar um molho bonito fazendo um ragu de linguiça? Para ajudar a dar este upgrade culinário na sua própria cozinha, o Minha Receita traz algumas dicas e sugestões de receitas com linguiça e massa. Confira!  

Linguiça artesanal garante um prato de massa mais sofisticado

Receitas com linguiça são interessantes porque existe uma variedade delas para experimentar. Além da proteína, que pode ser bovina, de porco ou de frango, a linguiça também pode ganhar recheios, como queijos e pimentas. E uma das formas de deixar o prato de massa com um toque gourmet é substituir a linguiça toscana ou a calabresa, que são as mais usadas no dia a dia, por uma dessas linguiças artesanais. Aqui vão algumas sugestões: 

Linguiça cuiabana: é o tipo que conta com um recheio delicioso de queijo coalho! Pode ser produzida com carne bovina ou de porco e, por isso, tem um sabor bem marcante. A Linguiça Cuiabana Seara, por exemplo, tem ainda especiarias naturais para deixar a refeição mais fresca e gostosa. 

Linguiça de frango: é um tipo mais leve do que a linguiça tradicional e também mais sequinha, perfeita para uma refeição simples e gostosa. Ela agrega sabor sem pesar.

Linguiça apimentada: para os amantes do sabor picante, a linguiça apimentada conta com um mix dessas especiarias. A versão da Seara leva pimentas preta, rosa, branca e jalapeño. Outra sugestão é a linguiça com pimenta biquinho, super saborosa e com menos ardência. 

Ragu de linguiça com manjericão serve de molho para o macarrão

Em vez de misturar a linguiça frita ao macarrão, que tal preparar um ragu de linguiça e servir esse molho bonito na hora de compor o prato? Por aqui, o nosso com ragu com penne e farofa de bacon faz sucesso: ele é feito com vegetais, vinho branco, tomate pelatti e linguiça com pimenta biquinho e erva-doce. Mas você também pode trocar o tipo da linguiça, ok? O segredo do ragu é cozinhar a proteína escolhida em fogo baixo por algumas horas para que o molho fique extremamente saboroso. E como tomate e manjericão são uma dupla inseparável, finalize o molho com as folhinhas da erva a gosto. 

Aposte no molho branco para um macarrão com linguiça mais cremoso

Para quem adora pratos mais cremosos, nada que um bom molho branco não resolva! Ele combina super bem com massas e deixa o macarrão com linguiça com gostinho de comfort food. Além disso, não requer muito tempo para ser feito: basta misturar em uma panela manteiga, farinha de trigo, leite e sal. Se quiser elevar ainda mais o nível do seu macarrão, salpique queijo parmesão e leve ao forno para gratinar. 

Acrescente cogumelo shitake salteado na manteiga no macarrão com linguiça para deixar o prato mais sofisticado

Cogumelos deixam qualquer prato mais sofisticado e com o macarrão não é diferente! Depois de preparar a massa com a linguiça escolhida, aposte no cogumelo shitake salteado na manteiga para saborear o gosto marcante dessa iguaria. Para saltear, coloque a manteiga na frigideira e deixe esquentar por 30 segundos. Depois, coloque os cogumelos já cortados em lâminas e vá movimentando a frigideira. Depois, é só adicionar molho shoyu, deixar o fogo alto e tampar a frigideira por 5 minutos. Você também pode apostar no mix de cogumelos Paris, Shitake e Shimeji para um sabor ainda melhor! 

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

2.fev

Lanches

Pizza marguerita: 5 maneiras de personalizar a receita

1.fev

Bovinos e Hambúrguer

7 dicas de como fazer hambúrguer artesanal

1.fev

Dicas de Cozinha

Ragu de linguiça: 5 opções de prato para usar a receita

1.fev

Carne Suína

Como fazer costelinha de porco frita

Mais Matérias