Matérias

Matérias

Matérias e dicas



O que é carne maturada?

Entenda o que é e como fazer uma carne maturada

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A carne maturada é um tipo de carne que passou por um processo controlado de maturação para melhorar suas características sensoriais, como sabor, maciez e suculência. Esse processo pode ser feito de duas maneiras principais: maturação a seco (dry aging) e maturação úmida (wet aging). A técnica costuma ser utilizada em carnes para churrasco, como picanha, fraldinha e bife ancho, pode agregar novas notas ao paladar, como nuances lácteas e de charcutaria e sabores amendoados.

A seguir, confira o que é carne maturada e como se faz a maturação da carne!

Carne maturada é mais macia, saborosa e suculenta

A carne que passa por um processo natural de amaciamento, denominado maturação, não utiliza nenhum tipo de produto químico. Ao maturar a carne, isso ocorre por meio de uma enzima própria, que vai rompendo as fibras musculares, sem que haja intervenção química. O resultado é uma textura mais macia e suculenta, além do sabor e aroma realçado.

Como é feita a carne Maturatta Friboi? 

A linha Maturatta Friboi conta com carnes que passaram por esse processo enzimático de maturação. O processo começa com a carne embalada a vácuo, sem contato com o oxigênio. Isso libera uma enzima natural que age sobre a fibra da carne, amaciando-a aos poucos. A carne é embalada a vácuo seguindo rigorosos padrões de qualidade. Depois de um tempo, surgem as peças maturadas especiais, que garantem mais sabor e maciez para o churrasco em casa.

Como se faz a maturação da carne? Entenda a diferença entre dry aged e wet aged

O processo de maturação da carne se inicia sob condições específicas que podem ser divididas em dois caminhos: 

  • Maturação úmida (Wet Aging): Esse é o jeito mais comum de fazer carne maturada no Brasil, além disso, a alcatra e a picanha são os cortes mais indicados para esse processo. A peça é selada a vácuo e vai para uma câmara fria, armazenada sob refrigeração, com um controle de temperatura específico. A carne amadurece em seu próprio suco, o que mantém a umidade e eleva a suculência. O tempo de maturação úmida geralmente varia de 1 a 4 semanas.
  • Maturação a seco (Dry Aging): Para fazer uma carne maturada a seco, as carnes são colocadas em um ambiente em 3 fatores são controlados: umidade, temperatura e ventilação. Durante esse período, a carne perde um pouco de umidade, o que concentra seu sabor e desenvolve uma textura mais macia. A maturação a seco não é embalada à vácuo e pode durar mais de 30 dias, dependendo do corte e do resultado desejado. É um processo mais comum nos Estados Unidos e na Europa.

Qual a diferença da carne maturada para a normal?

A principal diferença entre carne maturada e carne normal é o ambiente em que a carne maturada é submetida. A carne normal, ou carne fresca, não passa por uma câmara fria, portanto, possui um sabor mais suave e menos concentrado. Normalmente, elas são levadas para um congelador e ficam cerca de 2 dias. 

Qual a diferença entre picanha e picanha maturada?

O processo de maturação da carne quebra as fibras musculares e o tecido conjuntivo, resultando em uma peça mais macia com as seguintes características: 

  • A Picanha Maturatta Friboi tem um sabor mais intenso e complexo devido ao processo de maturação, especialmente na maturação úmida.
  • A maturação úmida ajuda a manter a suculência, enquanto a maturação a seco pode resultar em uma carne um pouco menos suculenta, mas com um sabor mais concentrado.
  • A carne maturada tende a ser mais cara devido ao tempo, espaço e cuidados necessários para o processo de maturação, mas é muito mais saborosa.
Churrasco de picanha sendo fatiada em uma tábua de madeira redonda clara. Atrás da tábua, alguns potes de molhos para acompanhar.

Veja também: Como cortar picanha do jeito certo e deixá-la ainda mais macia?

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Bovinos Churrasco em Casa Dicas de Cozinha Friboi zWebedia

Matérias relacionadas

Bovinos

Confira outras matérias

A imagem mostra espetinhos de carne grelhada com legumes variados. Cada espeto contém pedaços suculentos de carne Paleta Reserva Friboi intercalados com pedaços de cebola, pimentão verde, abobrinha e tomates-cereja. A carne parece bem cozida, com uma aparência suculenta e ligeiramente caramelizada. Os legumes estão com cores vibrantes, indicando que foram grelhados recentemente e estão frescos. A apresentação é apetitosa, com os espetos dispostos sobre uma superfície preta que destaca ainda mais as cores dos ingredientes.
28.Apr

Bovinos

Qual é a melhor carne para fazer espetinho de churrasco?

Aranha da alcatra com brócolis ao molho oriental servido em um prato branco com borda vermelha.
24.Apr

Bovinos

Aranha da alcatra é bom para churrasco? Conheça mais sobre esse corte de carne 

Espetinhos de carne bovina grelhada, dispostos em um prato retangular, com uma tigela de molho verde claro ao lado. A carne tem marcas de grelha e o molho parece fresco.
24.Apr

Aves

13 espetinhos para churrasco prontos para facilitar qualquer ocasião

Churrasco feito no espeto.
24.Apr

Bovinos

Glossário do churrasco: aprenda o vocubulário completo dos churrasqueiros

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.