
Por Minha Receita
Se você ama pastel, mas está tentando manter uma alimentação mais saudável e equilibrada, essa receita de pastel proteico é perfeita. Diferente do tradicional, ele não é feito com massa de pastel comum, mas sim com uma base de frango processado, o que o torna mais leve, com menos carboidratos e rico em proteínas. É uma versão criativa e nutritiva, ideal para incluir na dieta sem abrir mão do sabor. Além disso, esse pastel é uma ótima opção de tira-gosto para fazer no fim de semana e dividir com os amigos sem peso na consciência.
Veja a seguir como fazer essa receita saudável, saborosa e ainda por cima proteica.
O pastel é um petisco clássico no Brasil
O pastel é uma comida clássica da culinária brasileira. Acredita-se que ele tenha surgido por volta de 1940, a partir de adaptações de receitas orientais trazidas por imigrantes, como rolinho primavera e guiozas. Mas, com o tempo, o pastel foi ganhando cada vez mais a cara do brasil, com recheios variados e o formato tradicional. Hoje, ele é um dos petiscos de boteco mais populares do país, especialmente encontrado em feiras, festas e bares.
Veja também: 30 petiscos de boteco para fazer em casa
Aprenda a fazer um pastel proteico e saudável
O pastel proteico é uma ótima alternativa para quem busca uma alimentação mais fitness. A grande diferença dele está na massa: feita com Filé de Peito Seara processado, ele é rico em proteínas e perfeito para substituir a tradicional massa de pastel. Já o recheio do pastel pode variar de acordo com o gosto de cada um, como queijo branco, presunto, cogumelo, bacon e legumes. Veja a seguir o que é preciso para fazer esse pastel que rende em média 5 porções:
Ingredientes:
Para o pastel
- 1kg de Filé de Peito Seara
- Temperos a gosto
- 300g de queijo mussarela
Para empanar
- 3 ovos
- 200g de trigo
- 200g de farinha panko ou de rosca
Modo de preparo:
1. Bata Filé de Peito Seara no processador até que vire uma massinha;
2. Em uma vasilha, tempere o frango processado com temperos a gosto, como sal, pimenta-do-reino e alho em pó;
3. Sobre uma superfície lisa, abra o papel filme para colocar a massa por cima;
4. Sobre o papel, coloque o frango processado e com auxílio de uma colher espalhe até que fique um formato redondo, como se fosse um disco;
5. Adicione o queijo mussarela no meio e feche com auxílio do papel filme;
6. Leve para o congelador durante 1 hora para que a massa fique firme;
7. Depois desse tempo, retire o pastel do freezer e passe ele na farinha, depois no ovo e depois na farinha panko;
8. Pré aqueça a airfryer a 180° e coloque os pastéis durante 20 minutos ou até que fiquem dourados e crocantes por fora;
9. Depois, retire do cesto e sirva ainda quente.
Como fazer pastel na airfryer?
Fazer o pastel na airfryer é uma ótima opção para quem deseja uma receita mais saudável. Afinal, nesse tipo de preparo, não é necessário o uso de óleo. Além disso, essa é uma alternativa mais prática e que faz menos sujeira na cozinha. Basta pré aquecer a airfryer em 180° e deixar os pastéis por aproximadamente 20 minutos, ou até que fiquem dourados e crocantes. A dica é deixar os pastéis com espaço entre si e virar na metade do tempo para garantir um cozimento uniforme.
Veja também: 5 alimentos que não devem ser feitos na airfryer
Prepare um molho delicioso e saudável para servir com o pastel proteico
O pastel é uma comida de boteco muito popular no Brasil. geralmente, ele é servido com molho de pimenta ou algum molhinho especial para trazer mais cremosidade e um sabor extra ao preparo. Mas que tal preparar uma receita de molho saudável para esse petisco? O molho de iogurte com limão é uma excelente escolha, pois ele é leve, refrescante, rico em proteínas e com um toque cítrico que combina perfeitamente com o pastel. Além do mais, é super rápido e fácil de fazer. Veja como prepará-lo:
Ingredientes:
- 1 caixinha de iogurte natural
- 2 limões espremidos
- Sal
- Ervas frescas (orégano, manjericão, tomilho)
Modo de preparo
1. Basta misturar iogurte natural, suco de limão, ervas frescas e uma pitada de sal. Simples, saudável e delicioso!