Por Minha Receita
O preparo do pirão de carne é rápido e prático de ser feito, exige somente a escolha de bons ingredientes, assim como dos cortes de carne ideais. Para isso, é possível usar algumas opções como o acém, a paleta ou outros cortes de carne baratos e macios.
É importante também definir os ingredientes para a receita, uma vez que eles sejam opcionais, e você pode escolher os que mais gosta. Neste caso, como sugestão, é possível escolher a cebolinha, salsinha, cheiro-verde, milho e ervilha, que são gostosos e ajudam a equilibrar os sabores do prato.
O que é pirão de carne?
O pirão é originário das culinárias angolana e brasileira que usam no preparo farinha de mandioca. No Brasil, cada estado contribuiu um pouco com as características da receita, por isso, é muito comum viajar ao nordeste e encontrar uma receita diferente do que é feito no sudeste devido à escolha de ingredientes e temperos.
No sudeste, especificamente no estado de Minas Gerais, o pirão de carne é conhecido por angu de carne e a sua preparação ao invés de ser feita com farinha de mandioca é com o fubá, um pouco de sal, alho frito e temperos.
Já no sul do Brasil, é muito comum os moradores comerem o pirão de caldo de peixe, o mais popular da região. Enquanto o pirão de carne é muito comum no nordeste, preparado com peças de boi, mas também com peito de frango, que proporciona um sabor irresistível à receita.
Melhores cortes de carne para pirão
Para preparar o pirão de carne, é importante definir o melhor corte de carne para a receita ficar suculenta. Os melhores cortes de carne para pirão são da Friboi, proporcionando mais qualidade para sua receita. Veja abaixo algumas opções:
Acém
O acém é uma carne magra, perfeita para ser utilizada também em refogados, por ter um sabor suave. Ela é recomendada para ser utilizada como ingrediente do pirão, justamente por ser macia, agradável de mastigar e não ter muitos nervos.
Paleta
A paleta é uma opção recomendada para preparar a receita porque tem a quantidade certa de gordura, é suculenta e combina com o tipo de cozimento do pirão. O seu sabor não é forte e você pode temperá-la como desejar para preparar a receita e a deixar como você gosta.
Coxão mole
O coxão mole é uma carne fibrosa, de consistência macia e baixa quantidade de gordura. É um corte ideal para fazer preparados que envolvem os assados, grelhados, escalopes, picadinhos e também o saboroso pirão.
Como fazer pirão de carne?
Para a receita chegar à textura e o ponto corretos, é necessário que a mistura engrosse para evitar que fique parecendo um caldo ou uma sopa, pois a intenção do preparo é ficar com o aspecto de “papa”. Anote como fazer:
- Pique a carne;
- Tempere com o alho, cebola, pimenta-do-reino e sal a gosto;
- Pegue uma panela, insira óleo ou azeite e frite a carne até dourar;
- Ponha a cebola e deixe dourar;
- Inclua uma colher de tomate;
- Adicione pimentão, cheiro-verde e pimenta-de-cheiro;
- Ponha água quente;
- Coloque tablete de carne ou caldo;
- Ponha devagar a farinha de mandioca;
- Mexa bem com uma colher de pau.
Quando engrossar e desgrudar da panela, desligue o fogo e sirva quente com o acompanhamento de sua preferência.
Dicas e truques para um pirão perfeito
O preparo do pirão de carne é prático e rápido de ser feito, porém, é importante ter atenção com a quantidade de farinha posta para a receita não ficar com o sabor desse ingrediente. A intenção é que a mistura tenha um mix de sabores agradáveis ao paladar, evitando que os demais itens se sobressaiam ou percam o gosto.
Temperos e ervas
Temperos ajudam a realçar o sabor e é importante usar a gosto a pimenta-do-reino, sal, páprica defumada ou picante. Você também pode incluir na receita a cebolinha verde, salsinha, cebola, alho e coentro, por exemplo.
Veja também: Como usar páprica defumada em suas receitas
Ponto ideal do pirão
Desligue o fogo quando o pirão de carne começar a se soltar do fundo da panela e você perceber que está dourado. Caso passe do ponto, a receita pode ficar muito seca, perder a sua cremosidade e parte dos sabores proporcionados ficarem amargos.
Variações da receita de pirão de carne
Além do pirão de carne que é muito tradicional e gostoso, você pode preparar algumas opções diferentes para experimentar. Elas são igualmente práticas de serem feitas e você pode definir os ingredientes que quer incluir no prato.
Pirão de carne com legumes
Você pode adicionar diferentes legumes na receita, como batata, mandioquinha, cenoura, pimentão vermelho, verde e amarelo, ervilha, milho e cebolinha. É possível incluir cebola picada, salsinha e vagem ao prato porque harmonizam entre si e são de prático preparo.
Pirão de carne com peixe
Existe mais uma versão de pirão e essa é feita com peixe, como o pintado ou tambaqui, além de ser possível também usar as cabeças de peixes. Você pode incluir alguns legumes de sua preferência e harmonizar com os temperos até chegar na consistência adequada.
Sugestões de acompanhamentos para pirão de carne
Quando o pirão de carne estiver pronto, você pode escolher acompanhamentos que combinam com a receita e auxiliam a deixá-la ainda mais gostosa. É importante saber que essas são sugestões e não é obrigatório segui-las, mas, você pode experimentar para ter uma experiência gastronômica especial e diferente.
Arroz branco
Uma combinação clássica, gostosa e que combina com o pirão de carne que é o arroz branco e soltinho. Para decorar o prato, você pode incluir uma folha de salsinha por cima para dar um toque especial e charmoso à receita.
Salada de folhas verdes
Separe as folhas de alface-romana e americana, bem como de rúcula e faça cortes para reduzir o tamanho. Em seguida, misture-as com o iogurte natural e inclua os temperos que você gosta de utilizar quando está cozinhando.
Farofa
As receitas de farofa são ótimas escolhas de acompanhamento, indo muito além do clássico churrasco. Você pode incluir na farinha cubos de bacon, fatias de linguiça calabresa, tomate e também ovos cozidos. É sugerido colocar salsa, cebolinha e milho-verde que combinam com esse tipo de preparo e o deixam com um toque levemente defumado.
Além da farofa, você também pode incluir no prato com o arroz, fatias de pão francês que combinam com a receita e harmonizam na boca. Você consegue sentir o gosto do pirão de carne e de todos os acompanhamentos escolhidos a cada garfada.
Em nosso site, também ensinamos a preparar um delicioso pirão de frango, perfeito para os almoços de domingo. Se você nunca experimentou, esse é o momento de entender o passo a passo e quais os principais ingredientes dessa receita incrível!