
Por Minha Receita
O rodízio de churrasco é uma tradição brasileira muito presente em restaurantes. Nesses espaços, é muito comum que espetos de carne circulem pelo ambiente para que o cliente escolha aquele que mais o agrada. No entanto, apesar desse costume da culinária brasileira ter se consolidado e se tornado símbolo nas churrascarias, nem sempre foi assim. Esse estilo de servir carne surgiu como uma solução prática e, com o tempo, acabou se tornando tradição. Mas afinal, por que as churrascarias cortam a carne no espeto?
Por que as churrascarias cortam a carne no espeto?
O hábito brasileiro de servir carnes em espetos nas churrascarias surgiu por volta da década de 1960, em estabelecimentos simples localizados à beira de estrada. Naquela época, a qualidade das carnes não era a mesma que a das carnes de hoje em dia, como as da marca Maturatta. Por essa razão, os churrasqueiros começaram a adotar um método conhecido como “casqueirar”, que consiste em assar a carne na churrasqueira até que ela fique bem tostadinha, para depois fatiar em lascar e servir.
Mas por que os churrasqueiros faziam isso? Essa técnica, além de valorizar o sabor e a textura da carne, também otimiza o preparo e mantém a carne quentinha e suculenta. Acontece que a caramelização da carne reduz o tamanho das fibras da carne, deixando ela mais macia e saborosa.

Espeto ou grelha: veja a melhor forma de assar cada tipo de carne
Quais cortes de carne são mais indicados para churrasco no espeto?
Apesar do churrasco no espeto ser uma delícia, não é qualquer carne que fica boa preparada dessa forma. Por exemplo, é melhor preparar a picanha no espeto ou na grelha? Um bom churrasco no espeto requer cortes de carne bovina que combinam sabor, suculência e uma boa camada de gordura. Sem contar que alguns cortes de carne reagem melhor ao calor da churrasqueira do que outras. Veja a seguir quais são as melhores carnes para churrasco:
- Picanha Maturatta Friboi: a picanha é, sem dúvida, a estrela do espeto no churrasco. O formato triangular e a capa de gordura abundante desse corte garantem uma crosta dourada por fora, sem comprometer a maciez do interior.
- Cupim Maturatta Friboi: o cupim é um corte bovino conhecido por ter bastante quantidade de gordura entremeada, o que proporciona maciez e suculência ao corte.
- Fraldinha Maturatta Friboi: a fraldinha é uma carne que possui fibras mais longas e uma capa de gordura em sua extremidade, o que lhe concede uma textura macia no espeto.
Confira algumas dicas para fazer um churrasco no espeto como as churrascarias
Para preparar um churrasco no espeto, como as de churrascaria, é importante seguir algumas dicas valiosas. A primeira delas é usar um espeto de inox, afinal, eles são mais higiênicos e distribuem melhor o calor. Além disso, é importante colocar sal na carne e deixá-la descansando antes de levá-la na brasa para realçar o seu sabor. É importante fatiar a carne bem fininha também para que ela fique suculenta e legumes.