img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Presunto jamon x presunto parma: saiba quais são as diferenças entre eles

Aprenda a distingui-los pelo sabor, pela origem e pela produção

Por Minha Receita

Você já experimentou o presunto jamon? E o presunto Parma? Embora sejam facilmente confundidos, esses dois tipos de presunto têm características bem diferentes! Quem já experimentou o jamon espanhol e o presunto de Parma em sanduíches, mesas de frio e aperitivos, sabe distingui-los pelo sabor, pela origem e pela forma de produção das duas iguarias. A variação espanhola é mais conhecida como presunto jamon serrano e passa por um longo tempo de cura durante a sua fabricação, por isso, tem a cor intensa, num tom vermelho rubi, além de um sabor marcante e bem característico. Já o presunto de Parma é de origem italiana e possui o selo D.O.P. (Denominação de Origem Protegida), que oferece uma garantia de qualidade. Sua cor é rosada e a gordura lateral é branca, tendo um sabor intenso e levemente adocicado.

Para entender qual a diferença entre presunto Parma e jamon, continue lendo a matéria!

O que é presunto de Parma? Conheça mais sobre essa iguaria da Itália

Presunto parma fatiado Seara Gourmet 70g

Presunto parma fatiado Seara Gourmet 70g

Produzido de forma artesanal na região de Parma, na Itália, o Presunto di Parma Seara é maturado por 14 meses é preparado apenas com Pernil e Sal marinho. Possui o selo D.O.P (Denominação de Origem Protegida).

Dono de um sabor mais delicado e aprimorado, o presunto Parma é uma variedade exclusiva da região de Parma, na Itália, onde é produzido. Sua fabricação artesanal começa por uma seleção cuidadosa e precisa dos suínos, que são de raças nobres e específicas, como Duroc e Landrance, nascidos e criados em fazendas autorizadas, localizadas em microrregiões do centro-norte do país. Além disso, possuem uma alimentação diferenciada, composta por grãos, cereais e soro do queijo, garantindo ao porco um sabor singular.

Quer tirar a prova? Experimente o Presunto de Parma fatiado Seara Gourmet. Ele é regulamentado pelo Consorzio del Prosciutto di Parma e carrega o certificado de origem de sua produção, tendo uma garantia de qualidade. Na sua produção, a maturação de pelo menos 14 meses com influência direta de temperaturas e umidades naturais da região de Parma tem papel importante no sabor do frio.

Há muitas receitas com presunto parma para quem deseja experimentar! Algumas delas são as opções de lanches rápidos e fáceis, que vão desde um espetinho de melão com presunto Parma a uma bruschetta presunto Parma com mostarda dijon e figos, para momentos especiais. Se você quiser incluir o frio no cardápio da semana, invista em uma salada com presunto Parma ou uma pizza presunto Parma artesanal.

Já para um jantar ou almoço especial, a receita de Presunto Parma Crisp no Pappardelle com Couve de Bruxelas e Cogumelo Porcini na Manteiga de Sálvia combina macarrão com presunto Parma de uma forma irresistível. O frio também costuma fazer sucesso ao lado de queijos, patês e torradas em uma tábua de frios gourmet e em receitas mais requintadas, como um risoto de presunto Parma ao limão siciliano, feito com caldo de legumes caseiro.

Presunto jamon serrano é uma variedade espanhola produzida apenas de pernil e sal marinho

Presunto serrano fatiado Seara Gourmet

Presunto serrano fatiado Seara Gourmet

O presunto Serrano Seara Gourmet é produzido na Espanha, é o primeiro Jamon Serrano no Brasil feito apenas de pernil e Sal marinho. Com fatias finas, possui sabor intenso e marcante, ideal para uma verdadeira experiência Gourmet.

Diferente da iguaria italiana, o presunto jamon serrano ou presunto espanhol tem um sabor marcante e intenso. No seu processo de produção, que é feito a partir do porco branco espanhol, os pernis, ainda in natura, são colocados em contêineres repletos de sal marinho e deixados ali por bastante tempo. Quando termina o período de salga, a carne de porco é levada para uma câmara de secagem, onde permanece por meses, em um ambiente de temperatura controlada e umidade relativa do ar de aproximadamente 90%.

O Presunto Serrano Seara Gourmet é o primeiro do Brasil produzido apenas com pernil e sal marinho. Suas fatias finas protagonizam receitas de lanche gourmet e fazem sucesso em petiscos e aperitivos, como bruschettas, espetinhos e enroladinhos. Quer experimentar essa variedade no dia a dia? Prepare um macarrão spaghetti ao molho pesto com presunto in natura. Você também pode harmonizar o frio com uma taça de vinho tinto e preparar uma tábua de frios com uma boa variedade de queijos (como parmesão, suíço, provolone, roquefort e gorgonzola), geleias e frutas secas ou cítricas.

Ver mais:

Dicas de Cozinha Frios e Embutidos Lanches

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
02.Dec

Aves

6 dicas práticas para fazer peru recheado e inovar na ceia de natal

Image Card
02.Dec

Aves

Como temperar peru de natal: 5 combinações para deixar a carne muito suculenta

Image Card
02.Dec

Aves

5 opções de molhos para sua receita de peru de Natal

Image Card
02.Dec

Carne Suína

Acompanhamento para pernil assado: 7 ideias para levar para a mesa de Natal

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas