Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Qual a diferença entre copa e salame?

Conheça a diferença entre esses deliciosos frios

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Você já se perguntou do que é feito a copa? E o salame? Na charcutaria, a diversidade de frios e embutidos é vasta e muitas dúvidas podem aparecer no meio do caminho. Dois produtos que costumam gerar mais perguntas são a copa suína e os diferentes tipos de salame. Ambos têm um sabor marcante, mas apresentam características distintas, inclusive na sua finalização, como o salaminho, o salame italiano, que é feito a parte de cortes nobres de carne suína, e o salame hamburguês, que é produzido com pimenta em grãos. A seguir, veja qual é a diferença entre copa e salame!

Afinal, o que é copa de porco?

A copa é um frio curado produzido a partir da carne integral de sobrepaleta (ou copa lombo), um corte localizado em uma região próxima à paleta do suíno. O nome copa (ou “coppa”, em italiano) vem da palavra “cabeça”, fazendo referência ao pescoço, de onde é retirada a carne suína para produzir o frio.

A Copa suína fatiada Seara Gourmet tem um sabor rico e suculento e é feita da mesma forma que as copas italianas. Para dar mais sabor, o produto é condimentado com canela, pimenta branca e noz-moscada.

O que é melhor: copa ou salame?

Agora que você já sabe de qual parte do porco é feito a copa, que tal entender um pouco mais sobre o salame? Esse frio costuma ter destaque em ocasiões especiais, como nos petiscos para festas e recheios de sanduíches artesanais. Além disso, o salame é produzido com cortes nobres de carne suína e maturado de diferentes maneiras: com vinho, com pimenta em grãos, etc.

Veja quais são as diferenças entre copa e salame

  • Matéria-prima: A copa é feita a partir de uma região  próxima à paleta do suíno, enquanto o salame utiliza uma mistura de cortes nobres de carne suína;
  • Maturação: A copa passa por uma maturação lenta de 60 dias, já o salame pode ser maturado com vinho e o tempo de duração varia de acordo com a receita;
  • Sabor e textura: A copa tem um sabor complexo e condimentado, enquanto o salame possui uma textura mais firme e um sabor intenso.

Quais são os principais tipos de salame?

Conheça as melhores receitas com copa e salame

Tanto a copa quanto o salame são frios usados para fazer petiscos, aperitivos fáceis e entradas para jantar. As receitas vão desde Camarões Enrolados no Salame até pães caseiros recheados com mix de frios. Confira!

1. Stromboli Recheado com Salame 

2. Pizza Quadrada com Salame

3. Flor de Salame na Tábua de Frios

4. Risoto de Alho-Poró com Seara Gourmet 

5. Carpaccio de Legumes com Copa Seara Gourmet

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos Dicas de Cozinha Entradas e Aperitivos Gourmet

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

bolinho de camarão cremoso
16.Apr

Entradas e Aperitivos

17 entradas e petiscos para servir no almoço de Páscoa

Uma porção de salada de quinoa com jerked suíno, apresentando quinoa fofa misturada com tiras de carne escura, pedaços de pimentão vermelho e verde e folhas de coentro fresco, servida em uma tigela laranja sobre uma mesa de madeira. Uma embalagem de jerked suíno da Seara e um garfo sobre um guardanapo branco estão ao fundo.
15.Apr

Dicas de Cozinha

Salada tropical: aprenda a fazer o prato refrescante

Fatia recheada de um delicioso empadão goiano servido em um prato branco simples.
31.Mar

Aves

Sabores de empadão: receitas diferentes para variar o lanche que os brasileiros amam 

Imagem destaca a receita de macarrão à carbonara - feita com massa espaguete, bacon frito e molho de ovos e queijo - servido em um prato preto redondo. Ao fundo, os ingredientes usados para fazer carbonara, como caixa de ovos e queijo ralado.
31.Mar

Dicas de Cozinha

O carbonara perfeito precisa seguir esse passo a passo; tome nota! 

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.