
Por Minha Receita
Quando o assunto é o melhor corte bovino para fazer um churrasco ou um bife, o baby beef e a picanha com certeza são os mais valorizados. Esses dois cortes nobres possuem um sabor único e são perfeitos para um jantar especial ou um churrasco em família. Seja pela suculência da picanha ou pela maciez do baby beef, cada um traz uma textura e um sabor especial que conquista diferentes paladares.
Mas afinal, qual é melhor, baby beef ou picanha? Tudo vai depender do tipo de ponto desejado e da receita preparada. Para descobrir qual é o melhor corte para você, veja as principais características do baby beef e da picanha!
Baby Beef é qual parte do boi? E a picanha?
O Baby Beef, também conhecido como coração da alcatra, é um corte retirado da parte mais interna da alcatra, uma área mais macia do boi. Esse corte é valorizado pela textura macia, o sabor suave e por possuir pouca gordura.
A picanha, um corte tradicional brasileiro, é valorizado pela densa capa de gordura que traz suculência e um sabor único para a carne. Quando a picanha é bem preparada, essa gordura fica com uma textura deliciosa que derrete na boca. Mas onde fica a picanha no boi? O corte é retirado da parte superior da alcatra, bem próximo ao coxão duro.
Qual é melhor, baby beef ou picanha?
É muito comum ouvir por aí a seguinte dúvida: qual é melhor, baby beef ou picanha? Contudo, não há uma resposta exata para essa pergunta. Tudo vai depender do tipo de preparo desejado. Se você está pensando em receitas para um jantar romântico, com pratos elegantes e delicados, o baby beef talvez seja a melhor opção.
Isso porque o baby beef possui uma carne mais delicada, é mais macio e possui um sabor mais leve. O Coração da Alcatra (Baby Beef) com Gordura Dividido – Black Friboi é perfeito para brilhar em um risoto de limão siciliano ou acompanhando um nhoque de batata. No entanto, ele também é uma ótima opção para um um jantar leve e saudável. Devido a textura delicada e o sabor suave, o baby beef harmoniza muito bem com um vinho tinto de acidez média, como o Merlot.
Já a picanha, por outro lado, é um corte naturalmente mais gorduroso e tem um sabor mais marcante. Por essa razão, ele é perfeito para um churrasco com os amigos ou pratos mais pesados. A picanha com arroz a piamontese e a picanha com arroz de brócolis e batata-frita são exemplos de um clássico da culinária brasileira que todo mundo adora.
Como preparar a Picanha e Baby beef: receitas podem te ajudar
A maneira mais comum de se preparar o baby beef e a picanha é na churrasqueira ou na frigideira. A picanha na frigideira precisa ser selada de todos os lados, com um pouco de óleo em uma frigideira em fogo alto. O preparo do baby beef na frigideira é basicamente o mesmo da picanha.
Na churrasqueira, a picanha é temperada com sal grosso e levada para o fogo com a capa de gordura vira para cima. Depois de dourado, a parte da gordura é virada para baixo até dourar e atingir o ponto desejado. No caso do baby beef, churrasco também dá certo, mas por ser uma carne com menos gordura e mais delicada, seu cozimento costuma ser mais rápido. Veja a seguir algumas opções de receitas com o Coração da Alcatra (Baby Beef) com Gordura Dividido – Black Friboi e a picanha: