Matérias

imagem

Matérias

Ragu de linguiça: 5 opções de prato para usar a receita

Confira 5 opções de pratos versáteis com ragu de linguiça

Por Minha Receita

Ragu de linguiça é um clássico da gastronomia italiana que ganha pela versatilidade! É que o molho combina com diversos pratos que você pode preparar tanto no dia a dia quanto em uma ocasião especial, além de poder ser feito com diversos tipos de linguiça, como a bovina, a suína, a linguiça apimentada, e por aí vai. Aqui no site, as receitas com linguiça fazem o maior sucesso porque elas vão muito além do clássico churrasco brasileiro. O ragu combina super bem com massas, mas também fica uma delícia como sabor principal de um risoto. A seguir, você confere 5 opções de prato para usar a receita de ragu de linguiça. Confira! 

O que é ragu de linguiça? 

Ragu é um termo geral usado para indicar qualquer molho de carne cozido em fogo baixo por muitas horas. Além da linguiça, dá para fazer ragu de bacon, ragu de costela e de qualquer outra proteína que você gostar. O segredo do prato é cozinhar a carne escolhida bem picadinha em fogo baixo por algumas horas e depois entrar com a dupla infalível de tomate e ervas, como manjericão ou orégano, para que o molho fique extremamente saboroso. Depois, é só adicionar o ragu ao prato escolhido. Veja as opções:   

1. Ragu de linguiça com macarrão: penne, tagliatelle e fusili garantem um prato delicioso

Ragu de linguiça e macarrão fazem o match perfeito! Nessa receita de ragu com penne e farofa, a linguiça escolhida foi a Linguiça de Pimenta Biquinho Seara Gourmet, que é feita 100% com carne de pernil e recheada com pedacinhos de pimenta biquinho e erva-doce em grãos. No lugar do penne, você pode usar o tagliatelle ou o fusili, ambos garantem um prato de massa sensacional. Para acompanhar, uma farofa de bacon extremamente crocante!

2. Risoto de ragu de linguiça é prato refinado para jantar especial

O nosso risoto de linguiça com aspargos é a prova de que essa combinação dá certo! E o prato fica ainda mais perfeito, cremoso e molhadinho se você usar uma linguiça picadinha (que pode ser a tipo cuiabana ou até de frango) e transformá-la em um ragu. Você pode tanto usar o ragu como sabor principal do risoto, misturando o molho com o arroz, ou preparar um risoto de outro sabor, como funghi ou legumes, e fazer do ragu um acompanhamento bonito à mesa. Aposte nessa dupla extremamente saborosa para servir em um almoço ou jantar mais sofisticado. 

3. Ragu de linguiça com polenta é receita cremosa para dias de preguiça

Sabe aquela comfort food em dias mais frios ou de preguiça? O ragu de linguiça com polenta se encaixa perfeitamente nesse mood. A dica é preparar uma polenta bem cremosa servida em uma tigela estilo bowl e regar o molho de linguiça por cima. Nesse caso, a linguiça apimentada combina super bem, mas você também pode apostar em uma mais leve, como a Linguiça de Alho-Poró Seara Gourmet. Nesta receita de Costelinha de Porco a gente te ensina a preparar uma polenta cremosa de dar água na boca. O segredo para dar ainda mais gosto à receita é adicionar queijo parmesão. Experimente! 

4. Nhoque ao molho de ragu de linguiça e bacon

Para os fãs de nhoque, o prato servido com molho de ragu de linguiça é uma tentação. Aqui no Minha Receita, o nhoque suíço com Ragu de Bacon e Folhas de Manjericão pode servir de inspiração: no lugar do bacon você pode adicionar a linguiça de sua escolha – mas nada impede que o seu ragu também tenha bacon, viu? Você pode misturar bacon picadinho à linguiça ou decorar o nhoque pronto com fatias de bacon fritas e crocantes por cima. 

5. Lasanha recheada de ragu de linguiça com queijo derretido

O ragu de linguiça também pode ser o recheio e a cobertura da sua lasanha caseira, uma ótima opção para substituir o famoso molho à bolonhesa. Uma dica muito boa é intercalar as camadas de ragu com um belo molho aos quatro queijos. Para combinar, você pode escolher linguiças já temperadas e recheadas com queijo, como a Linguiça Cuiabana, que é produzida 100% com carne de pernil, temperada com especiarias naturais e recheada com pedaços de queijo coalho. Por fim, basta salpicar queijo parmesão por cima e gratinar para garantir aquele sabor irresistível!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

1.fev

Carne Suína

Como fazer costelinha de porco frita

27.jan

100% Vegetal

Comida vegana: 6 receitas fáceis para iniciantes

18.dez

Dicas de Cozinha

6 sugestões de receitas para fazer com as sobras da ceia de Natal

16.dez

Dicas de Cozinha

Como assar Fiesta Orgânico Seara? Chef da Le Cordon Bleu ensina o passo a passo

Mais Matérias