img-facebook

Matérias

imagem

Matérias

Salpicão de frango: 10 dicas de preparo para deixar a receita muito mais gostosa

Deixe esse clássico brasileiro ainda mais saboroso com nossas dicas

Por Minha Receita

O salpicão de frango é um prato tradicional brasileiro que cai bem em uma variedade de ocasiões – do almoço do dia a dia às refeições do fim de semana, passando por churrascos, festas de fim de ano e outras comemorações especiais. Além de agradar a todo mundo, a receita de salpicão de frango é muito fácil de fazer. Até quem nunca aprendeu como fazer salpicão consegue misturar os ingredientes e mandar bem no preparo. Confira, a seguir, 10 dicas infalíveis para deixar o seu salpicão de frango cheio de sabor! 

Dica 1 – Comece adicionando na receita os ingredientes para salpicão de frango mais básicos

Peito de Frango Seara desfiado 1Kg

Peito de Frango Seara desfiado 1Kg

Cada família tem a sua própria receita de salpicão de frango favorita. Alguns gostam de servir o salpicão simples, enquanto outros preferem adicionar uma grande variedade de itens. Por isso mesmo não há um consenso do que seja um “salpicão tradicional” – cada um coloca o que quiser! Apesar disso, há alguns ingredientes para salpicão que são mais comuns: o frango desfiado bem temperadinho, claro, além da maionese, alguns vegetais (milho, ervilha, azeitona, salsão picado), presunto cozido, elementos adocicados (como maçã e uva-passa) e a batata palha por cima. 

Dica 2 – Experimente o salpicão com creme de leite ou iogurte para uma versão mais leve

No lugar da maionese você pode acrescentar creme de leite (lata ou fresco) ou iogurte à mistura para deixar o seu salpicão de frango repaginado, mais leve e cremoso. Também vale combinar a maionese com um desses dois ingredientes na proporção que você quiser. Na receita de salpicão que já apareceu aqui, por exemplo, a escolha foi o creme de leite fresco. E, para dar um toque especial, além do frango desfiado, o prato ganhou a companhia do aipo, maçã, abacaxi e do grão-de-bico em conserva. Viu? Dá para colocar de tudo um pouco.

Mas se você ainda quiser optar pela maionese para fazer um salpicão com frango supercremoso, outra dica é preparar uma maionese caseira seguindo as seguintes etapas: primeiro, bata 2 gemas no liquidificador com 200 ml de óleo, acrescentando-o aos pouquinhos até emulsificar. Depois, coloque também 1 colher (sopa) de suco de limão, 1 colher (sopa) de mostarda Dijon e leve à geladeira.

No vídeo a seguir você confere o modo de preparo completo de como fazer maionese caseira. Confira:

Dica 3 – Para um prato diferente, faça a receita de salpicão com frango defumado

Dê mais personalidade à receita preparando o salpicão de frango defumado. Essa versão diferente de salpicão combina especialmente com eventos mais especiais, como as festas de Natal e Ano Novo. Além do sabor sem igual, o frango defumado tem como característica a praticidade: ele já vem temperado e pronto para o consumo – seja frio, quente ou à temperatura ambiente. É só abrir a embalagem, desfiar a carne e misturá-la no seu salpicão. 

Dica 4 – Coloque a batata palha por cima do salpicão de frango 

Geralmente a batata palha é o ingrediente que leva crocância à receita de salpicão de frango. Mas fique de olho: quando misturada à maionese e aos demais itens, ela provavelmente vai murchar e perder o “croc” característico. Por isso, uma boa dica é colocar a batata palha sobre o salpicão pronto, de preferência alguns minutinhos antes de servir, para garantir o toque crocante. Outra boa opção é fazer a sua própria batata palha caseira.

Dica 5 – Aprenda como fazer salpicão de frango com diferentes tipos de corte de frango

O mais comum é usar peito de frango desfiado no salpicão, mas nada impede que você reaproveite a carne de outros preparos para montar um prato rápido, prático e saboroso. Pode ser as sobras de um tradicional frango assado, coxa e sobrecoxa cozidas, a coxinha da asa que sobrou do churrasco e até pedaços de frango a passarinho. 

Dica 6 – Não pique os ingredientes do salpicão em tamanhos grandes

Uma boa dica é não deixar os ingredientes do salpicão de frango em pedaços muito grandes. Além de ficar melhor apresentado à mesa, o salpicão montado com pedaços pequenos e uniformes fica mais fácil de servir e ainda garante que todos os itens (ou quase todos) venham juntos na mesma garfada. 

Dica 7 – Uvas-passas dão um toque adocicado ao salpicão de frango

Colocar passas no salpicão de frango ou não, eis a questão! Apesar de não ser uma adição unânime, as uvas-passas – brancas ou pretas – conferem um contraste de sabores interessante. Ao decidir colocar as passas na sua receita de salpicão, uma dica é hidratá-las em água morna ou no próprio caldo do cozimento do frango para que fiquem mais macias. Deixe hidratando por, pelo menos, meia hora. 

Dica 8 – Sirva a sua receita de salpicão de frango gelada

O salpicão de frango deve ser servido preferencialmente gelado. Após misturar todos os ingredientes (exceto a batata palha), cubra a travessa do salpicão com plástico filme e leve à geladeira. Cerca de 15 minutos antes de servir, retire o plástico, adicione a batata e decore à sua maneira.

Dica 9 – Combine o salpicão de frango com batata cozida

Duas guarnições geladas de sucesso, o salpicão de frango e a salada de batata podem ser combinadas e virar uma única receita. Para isso, basta cozinhar as batatas sem casca, esperar amornar e cortá-las em cubinhos bem uniformes. Na sequência, incorpore as batatas e um pouco mais de maionese no salpicão. Prontinho! 

Dica 10 – Compre os ingredientes para salpicão de frango sem sair de casa

A receita de salpicão de frango é super prática, mas pode ficar ainda mais se você puder comprar os principais ingredientes sem sair de casa, não é mesmo? A Loja Seara tem todas as proteínas que você precisa para fazer um salpicão de frango delicioso, incluindo o Peito de Frango Desfiado Prepara Fácil, o Presunto Cozido Fatiado e a Seleta de Vegetais. 

Ver mais:

Aves Receitas para Almoço e Jantar

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
05.Oct

Aves

Receita de peito de frango: 12 pratos para fazer no almoço e jantar

Image Card
04.Oct

Aves

Fricassê de frango simples e rápido: 5 variações desse prato delicioso

Image Card
04.Oct

Aves

Yakisoba de frango: 4 dicas para preparar a receita fácil para almoço e jantar

Image Card
04.Oct

Aves

Almôndega de frango: confira 10 acompanhamentos deliciosos que combinam com a proteína

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas

Filé de Coxa e Sobrecoxa de Frango Orgânico Seara

Filé de Coxa e Sobrecoxa de Frango Orgânico Seara

Hambúrguer de Frango Seara Turma da Mônica 672g

Hambúrguer de Frango Seara Turma da Mônica 672g

Varie as refeições da criançada com Hambúrguer de Frango Turma da Mônica. Prático e com muito sabor, vem prontinho para grelhar e fazer a festa!

Iscas de Frango com Mix de Pimentas 300g

Iscas de Frango com Mix de Pimentas 300g

Feitas com suculento peito de frango Seara, elas são temperadas com alho e cebola que dão um toque especial caseiro e contam com o surpreendente mix das irresistíveis pimentas brasileiras Biquinho e Cumari, com a pimenta Branca, de origem indiana. Além disso, apresenta empanamento especial com casquinha sequinha e crocante também apimentada. É o aperitivo perfeito para quem quer inovar no cardápio e experimentar novas sensações.

Frango de Padaria Tempero Tradicional Seara

Frango de Padaria Tempero Tradicional Seara

O Frango de Padaria Seara leva o sabor de domingo para todos os dia da semana. Além de macio e suculento pode ser levado do freezer direto para sua AirFryer. Descubra o sabor TRADICIONAL e surpreenda-se com Seara.

Frango de Padaria com Ervas Seara

Frango de Padaria com Ervas Seara

O Frango de Padaria Seara leva o sabor de domingo para todos os dia da semana. Além de macio e suculento pode ser levado do freezer direto para sua AirFryer. Descubra o sabor ERVAS e surpreenda-se com Seara.

Frango de Padaria na Cerveja Seara

Frango de Padaria na Cerveja Seara

O Frango de Padaria Seara leva o sabor de domingo para todos os dia da semana. Além de macio e suculento pode ser levado do freezer direto para sua AirFryer. Descubra o sabor CERVEJA e surpreenda-se com Seara.

Lasanha parisiense Seara 600g

Lasanha parisiense Seara 600g

A Lasanha de Frango à Parisiense Seara é saborosa, pois tem uma combinação de ervilhas frescas, champignon e Presunto Seara cozido no vapor. O molho branco é preparado com Peito de Frango Seara desfiado sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira, e temperado com um toque de noz-moscada. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e é montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Lasanha de frango Seara 600g

Lasanha de frango Seara 600g

A Lasanha de Frango Seara é saborosa porque é preparada com Peito de Frango Seara desfiado sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. O sabor é realçado, pois o molho é refogado com alho, cebola e temperos naturais. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e é montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Lasanha de frango Seara 1kg

Lasanha de frango Seara 1kg

A Lasanha de Frango Seara de 1 kg é ideal para uma refeição recheada com bons momentos para sempre compartilhados. O prato é feito em tamanho família com Peito de Frango Seara desfiado sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. O sabor é realçado com o molho refogado com alho, cebola e temperos naturais. A massa é preparada com ovos e farinha de trigo e é montada camada por camada, inspirada na receita italiana!

Hamburguer de frango Seara 672g

Hamburguer de frango Seara 672g

O Hamburguer de Frango Seara é feito com Frango Seara sem uso de hormônio, como estabelece a legislação brasileira. É temperado com salsa, cebolinha e orégano, transformando sua refeição em um momento delicioso.

Coxinha da Asa Seara Bandeja Resfriada

Coxinha da Asa Seara Bandeja Resfriada

Sobrecoxa Seara Bandeja Resfriada

Sobrecoxa Seara Bandeja Resfriada

Mac&cheese tradicional Seara 300g

Mac&cheese tradicional Seara 300g

O Mac&Cheese Cheddar Seara é o que seu nome originalmente diz: Macarrão com Queijo. Inspirado na culinária americana, é feito com massa caracolino e um toque de azeite e pimenta. O molho Polenghi na medida certa deixa tudo mais suculento, e leva apenas 5 minutos no micro-ondas para ficar pronto.