Peixes e Frutos do Mar

Swift

Páscoa

Bacalhau à Zé do Pipo

Rendimento

4 porções

Preparo

50 min

Ingredientes

Ingredientes

  • 800g de Lombo de Bacalhau Dessalgado Swift
  • 500ml de leite
  • 500g de batatas descascadas e cortadas em pedaços
  • 100g Cebola Picada Swift 
  • 50g de Alho Picados Swift
  • 3 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 folha de louro
  • 200g de maionese
  • 50g de azeitonas pretas
  • 100g de pimentões morrones cortados em tiras
  • 2 colheres de sopa de salsa picada
  • 1 colher de chá de noz-moscada ralada;
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do- reino a gosto

Modo de preparo

Como fazer bacalhau à zé do pipo 

  1. Retire o Lombo de Bacalhau Dessalgado Swift da embalagem e deixe em temperatura ambiente por 15 minutos para facilitar o cozimento;
  2. Em uma panela grande, aqueça o leite em fogo médio e adicione o bacalhau com a folha de louro;
  3. Cozinhe por aproximadamente 10 minutos sem deixar ferver para preservar a textura;
  4. Retire o bacalhau e reserve o leite;
  5. Cozinhe as batatas em água fervente com sal até ficarem macias;
  6. Escorra e amasse até obter um purê liso;
  7. Acrescente o leite reservado aos poucos, noz-moscada e uma colher de sopa de azeite de oliva, misturando até obter um purê cremoso;
  8. Em uma frigideira, aqueça 2 colheres de sopa de azeite de oliva e refogue a Cebola Picada Swift e o Alho Picados Swift em fogo médio até ficarem macios e dourados;
  9. Em uma travessa refratária, espalhe metade do purê de batatas, coloque a maionese, o refogado de cebola e alho e o bacalhau por cima;
  10. Cubra com o restante do purê e alise a superfície;
  11. Decore com as azeitonas pretas e os pimentões;
  12. Leve ao forno preaquecido a 200°C por aproximadamente 20 minutos ou até dourar;
  13. Retire do forno, salpique salsa picada e sirva.

Onde surgiu o bacalhau à Zé do Pipo?

O bacalhau à Zé do Pipo é uma receita clássica da culinária Portuguesa e um dos preparos mais populares no país, especialmente na cidade de Porto, lugar onde essa receita surgiu. Essa comida tradicional portuguesa foi criada na década de 60 por José Valentim, conhecido como “Zé do Pipo” – daí o nome do prato. O bacalhau à Zé do Pipo já era muito apreciado na região, mas ficou ainda mais famoso ao ganhar um concurso organizado pelo governo da época, que premiava a melhor refeição com o melhor custo-benefício. 

Bacalhau é peixe? Tire essa dúvida de uma vez por todas

O bacalhau à Zé do Pipo é uma receita que combina com a Semana Santa

Com a aproximação da Páscoa, uma celebração religiosa cristã em que é comum não consumir carne vermelha, é natural aumentar as buscas por receitas com peixe, seja para a Sexta-Feira Santa ou para o almoço do domingo da Páscoa. E o bacalhau é um peixe que sempre é cogitado para essas datas comemorativas. 

No entanto, diferente das receitas com bacalhau tradicionais a Sexta-Feira Santa, o Zé do Pipo é um prato que é preparado de uma maneira bem diferente das receitas clássicas, como o bacalhau à portuguesa ou a bacalhoada. Esses pratos costumam levar o bacalhau em postas, regado com muito azeite e ingredientes como azeitona, batatas cozidas, pimentões e até ovo cozido.

Porém, o bacalhau à Zé do Pipo tem uma aparência bem diferente. Ele como se fosse um empadão, mas sem a massa de empada. Tradicionalmente, ele é feito com o Lombo de Bacalhau Dessalgado Swift, maionese, purê de batatas e leite. Além desses ingredientes, também é acrescentado azeitonas, cebola, pimentão vermelho e, claro, bastante azeite.

Bacalhau à Zé do Pipo: Veja opções de guarnições deliciosas para servir junto com esse prato 

O bacalhau à Zé do Pipo é uma receita cremosa perfeita para um almoço de domingo em família. Apesar de ser um prato bem completo, ele fica ainda melhor quando servido com guarnições que combinam com o seu paladar e textura. Mas o que servir com o bacalhau à Zé do Pipo? O arroz branco é uma escolha que não tem erro, pois harmoniza muito bem com a consistência dele. Para trazer frescor e ainda mais textura ao prato, uma dica é servir uma salada de  rúcula com palmito, azeitonas e tomate seco, ingredientes que vão muito bem com essa receita sofisticada.  O bolinho de bacalhau também pode complementar esse banquete especial, seja como uma entrada ou acompanhamento do prato principal.

Deixe um comentário


3.5/5 - (2 votos)

Ver mais:

Peixes e Frutos do Mar Páscoa Swift zWebedia

Receitas relacionadas

Peixes e Frutos do Mar

Confira outras receitas

Moqueca baiana servida em uma panela de ferro.

Para Almoço e Jantar

Moqueca baiana

Receita nordestina saborosa

4 porções • 45 minutos

Um prato de yakisoba de camarão com macarrão refogado, camarões grelhados, brócolis, pimentão vermelho e vagem, decorado com coentro, servido em uma tigela com padrão azul e branco sobre um guardanapo quadriculado laranja e branco, acompanhado de um recipiente com molho escuro e um par de hashis.

Peixes e Frutos do Mar

Yakisoba de camarão

Oriental delicioso

4 porções • 30 minutos

Um apetitoso prato de tirinhas de peixe crocantes e douradas, com uma textura visivelmente estaladiça, servido com uma tigela de maionese de ervas fresca e uma tigela de chips de mandioca crocantes e leves. A apresentação inclui guardanapos coloridos sobre uma superfície de madeira.

Peixes e Frutos do Mar

Tirinhas de peixe crocante com maionese de ervas e chips de mandioca

Petisco crocante

4 porções • 35 minutos

Mais Receitas Peixes e Frutos do Mar

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.