img-facebook

Doces, Bolos e Sobremesas

Doces, Bolos e Sobremesas

Doces, Bolos e Sobremesas

Pé de Moleque

Rendimento

12 porções

Preparo

40 minutos

Ingredientes

  • 2 ½ xícara de açúcar
  • ½ xícara de glucose de milho
  • ½ xícara de água
  • 1 colher de sopa de Doriana com Sal + para untar
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 3 xícaras de amendoim torrado e sem pele
  • 1 folha de papel manteiga

Modo de preparo

  1. Em uma panela em fogo médio, misture o açúcar, a glucose e a água até levantar fervura. Diminua o fogo para baixo e mexendo de vez em quando, deixe cozinhar até a mistura ganhar uma cor dourada;
  2. Adicione a Doriana, o bicarbonato e o amendoim, cozinhe até acabar de espumar. Transfira para um tabuleiro forrado com papel manteiga untado, nivele e espere esfriar por completo;
  3. Desenforme, corte como preferir e sirva o pé de moleque em temperatura ambiente.

Pé de moleque é um doce de festa junina tradicional

O pé de moleque é um dos doces de festa junina mais conhecidos e preparados durante o mês de junho. Parecido com o Pé de Moça, que é como se fosse um pé de moleque cremoso feito com leite condensado, sua textura crocante vem do amendoim e da rapadura, que são os ingredientes usados para preparar a receita. 

Alguns registros sobre a origem e a história do doce afirmam que o nome da iguaria surgiu no Brasil colonial, quando meninos que furtavam doces de quituteiras, acabaram sendo penalizados com gritos: “Pede, moleque, pede!”. A partir daí, o pé de moleque se transformou num doce típico da culinária brasileira e, aos poucos, em uma das comidas de festa junina mais tradicionais da data.

Como fazer doce pé de moleque com ingredientes simples

Para que o doce de pé de moleque fique crocante e caramelado, usa-se tradicionalmente o açúcar, o amendoim torrado e, as vezes, rapadura. No passo a passo dessa receita de festa junina, você vai aprender a fazer o quitute com açúcar refinado, glucose de milho, água, amendoim, bicarbonato de sódio e margarina Doriana Cremosa com sal, o ingrediente que oferece mais sabor e caramelização ao doce de festa junina. Graças a margarina com sal, o pé de moleque fica com uma textura especial e um brilho característico.

Como fazer pé de moleque com açúcar mascavo ou rapadura: aprenda o preparo tradicional desse doce junino

Para fazer o doce pé de moleque com rapadura ou açúcar mascavo, seguindo o preparo das receitas mais antigas, você deve usar 1 copo de açúcar mascavo, 1/2 copo de água, 1 copo e ½ de amendoim torrado e 1 colher de sopa de Doriana com Sal. Se for usar a rapadura, considere 1 copo e ½ do ingrediente já picadinho. 

A ideia é dissolver o açúcar mascavo ou a rapadura em uma panela com água no fogo brando e, quando começar a derreter, deixar cozinhar mais cinco minutos para que chegue ao ponto. 

Espere ferver por 30 segundos e acrescente o amendoim antes de esfriar e endurecer. Depois, o modo de preparo é o mesmo: basta transferir o pé de moleque com rapadura para um tabuleiro forrado com papel manteiga e untado com Doriana, nivelar com uma espátula e esperar esfriar por completo.

Ver mais:

Doces, Bolos e Sobremesas Receitas de Festa Junina

Receitas relacionadas

Confira outras receitas

Image Card

Doces, Bolos e Sobremesas

Bolo de Banana com Aveia

Receita ideal para lanche da tarde

15 porções • 1 hora

Image Card

Doces, Bolos e Sobremesas

Pipoca de Chocolate

Receita ideal para fim de semana

1 porção • 40 minutos

Image Card

Doces, Bolos e Sobremesas

Brigadeiro sem Leite Condensado

Sobremesa prática e deliciosa

15 porções • 40 minutos

Mais Receitas

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas