Matérias

Matérias

Matérias e dicas



O que é costela ripa? Conheça o corte com maciez e sabor excepcionais

Corte bovino suculento para o churrasco

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A costela ripa é um dos cortes mais saborosos do boi, especialmente quando o objetivo é fazer um bom churrasco em casa. É uma carne macia e suculenta, considerada por muitos uma das melhores opções para assar na brasa, pois tem um sabor acentuado e um bom marmoreio

Para fazer a costela de ripa na churrasqueira, a dica é temperar o corte apenas com sal grosso e pimenta, a fim de manter o seu sabor natural. Já se você quiser fazer a costela ripa no forno, o dry rub é a melhor opção de tempero para costela. O mesmo vale para a costela ripa na panela de pressão!

A seguir, saiba mais sobre o corte e suas características:

Onde fica a costela ripa no boi?

A costela ripa fica localizada na parte superior da costela do boi, próxima ao dorso. É um corte de carne específico, conhecido por ter uma quantidade significativa de osso, mas com bastante carne por cima. A A Costela Ripa Maturatta é um bom exemplo nesse caso. Ela tem uma textura única, aprimorada pela marmorização natural do corte. É ideal para métodos de cocção mais lentos, onde a carne se desmancha delicadamente por dentro. Uma ótima opção para servir no churrasco caseiro!

Quais são os 3 tipos de costela?

  • Costela Ripa: O corte que vem da parte superior da caixa torácica do animal, é carnudo e muito utilizado para churrasco. É uma peça mais alta, com ossos grandes e uma generosa camada de carne e gordura.
  • Costela Minga: É o corte de costela que precisa de menos tempo de cozimento. Tem uma boa cobertura de carne e fica muito macio na churrasqueira ou no forno.
  • Costela Janela ou Janelinha: Tem bastante gordura entremeada, o que garante sabor em preparações lentas. É ótima para preparar no pit smoker ou para ser assada por mais de 6 horas.

Qual a diferença entre costela minga e ripa?

As costelas se diferenciam pela localização e composição de cada corte. A costela ripa é um corte mais uniforme, com boa proporção entre carne, gordura e osso, o que a torna especialmente macia. Já a costela minga tem muita carne, mas pode ter mais colágeno e pouca gordura. Ideal para fazer uma costela assada no forno!

Veja também: Carnes para churrasco: lista completa para salvar e usar em qualquer ocasião

Qual costela tem mais carne?

A costela ripa e a costela ponta de agulha possuem maior quantidade de carne. Ambas são valorizadas no churrasco, pois mantêm suculência e maciez quando assadas. A combinação de carne e gordura da Costela Ripa Maturatta proporciona um sabor intenso e uma textura deliciosa, ideal para quem prefere pedaços mais carnudos.

Como fazer costela ripa na churrasqueira?

Ingredientes:

  • 1,8 kg de Costela Ripa Maturatta
  • Sal grosso a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto (opcional)

Modo de preparo:

  1. Acenda a churrasqueira e espere chegar em fogo médio. A costela ripa deve ser assada lentamente para garantir que a gordura derreta e a carne fique macia;
  2. Tempere o corte com sal grosso, espalhando o sal por toda a carne. Se preferir, adicione pimenta-do-reino para dar um toque extra de sabor;
  3. Cubra a carne com papel alumínio e asse por 40 minutos, colocando a costela na grelha com os ossos voltados para baixo;
  4. Retire o papel alumínio da costela e asse por mais algumas horas, até o ponto desejado. Você pode ir pincelando barbecue para dar mais suculência e sabor;
  5. A costela estará pronta quando a carne estiver descolando dos ossos e a superfície estiver dourada. O ponto ideal é você quem decide!
Churrasco de costela servido em cima de uma tábua de madeira. Ao fundo da foto, abobrinha recheadas com carne.

Saiba mais: Como acertar os pontos de carne no churrasco

Costela ripa deve descansar para manter a suculência

Depois de assar a costela na churrasqueira, deixe a carne descansar por alguns minutos antes de fatiar. Isso ajuda a redistribuir os sucos internos, garantindo ainda mais maciez e sabor. Depois, é só destacar os ossos e ver o corte se desmanchando.

Agora que você sabe o que é a costela ripa e como prepará-la, aproveite para servir bons acompanhamentos para churrasco na ocasião!

Os comentários estão desativados.

5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Bovinos Churrasco em Casa zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Corte de bochecha de boi cru sobre papel manteiga, com ramos de alecrim ao fundo, destacando sua textura marmorizada e coloração intensa.
03.Jul

Bovinos

Bochecha de boi: corte nobre ou miúdo? Descubra o que é e como usar

A imagem apresenta uma porção de dobradinha servida em uma panela de barro, típica da culinária brasileira. Na imagem, o caldo tem uma cor dourada, indicando o uso de especiarias e temperos. Um detalhe adicional é a colher que levanta um pedaço da dobradinha, mostrando a textura do prato.
01.Jul

Bovinos

Rúmen bovino: um dos cortes mais consumidos no mundo e você nem sabia

caldo de abóbora com bacon
30.Jun

Dicas de Cozinha

Receitas de inverno: 6 pratos quentinhos e reconfortantes

Ensopado de músculo assado na pressão servido em uma panela branca com batatas e legumes.
30.Jun

Bovinos

Músculo bovino: fonte de proteínas, colágeno e ferro para sua saúde

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.