Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Como fazer flor de salame para tábua de frios? Passo a passo

Por Minha Receita

Avalie o conteúdo:

Servir os convidados com uma tábua de frios é uma escolha sofisticada que garante hospitalidade. Porém, quando queremos demonstrar dedicação aos amigos e família, podemos dar um passo além e decorar detalhadamente os aperitivos!

Uma ótima ideia de decoração comestível para acompanhar queijos, embutidos ou frutas é a flor de salame! A rosa feita com as fatias do salaminho também é uma forma divertida e delicada de mostrar carinho às pessoas recebidas em seu evento, desde uma visita casual até uma festa com vários convidados.

Esses elementos encantam os olhos e deixam os petiscos mais interessantes e harmoniosos, trazendo requinte a um embutido comum na mesa do brasileiro. O melhor de tudo é que as flores são super práticas e fáceis de montar!

Como fazer as rosas de salame para tábua de frios: no copo e no palito

A rosa de salame tem um resultado tão delicado e bonito que parece muito mais complexa de fazer do que realmente é. O processo de moldar a florzinha deve ser feito com cuidado e atenção, porém, é bastante simples! Vamos aprender a fazer as flores com 2 métodos diferentes: no copo e no palito!

Flor de salame no copo

A rosa de salame no copo fica maior do que a rosinha no palito, então, esse ornamento é o que mais vai chamar a atenção na decoração da sua tábua de frios. A Minha Receita preparou o passo a passo:

1. Separe os ingredientes

Para fazer a rosa no copo você vai precisar de:

  • Salame fatiado (dê preferência a um salame firme que possa ser moldado)
  • Tábua ou prato para fazer a montagem
  • Copo de 200ml

O salame pode ser hamburguês, italiano ou até mesmo o refinado salame com vinho, que garante requinte a sua tábua de frios.

2. Fatie o salame

Escolha uma peça de salame bem firme e corte fatias finas e delicadas, que possam ser dobradas e moldadas. Fatias muito grossas são difíceis de dobrar e as finas demais não garantem firmeza o suficiente para manter o formato da rosa. Também é possível comprar o salame já fatiado, porém, preste atenção à espessura das fatias para que as rosas fiquem durinhas e firmes.

Imagem de uma peça de salame com uma parte fatiada sob uma tábua de madeira, com uma faca ao lado e fatias de limão ao fundo sob uma mesa escura

3. Moldagem no copo

Após deixarmos as fatias finas preparadas, é hora de moldar a flor de salame no copo. Para isso, é necessário colocar uma fatia de cada vez na borda do copo, dobrar sobre ela e ir sobrepondo as fatias ao longo da circunferência. Cada fatia simula uma pétala da rosa. O importante para dar a aparência de flor é não sobrepor completamente as fatias, mas sim parcialmente.

4. Construindo as camadas

O processo deve ser repetido, fatia por fatia, até que a borda do copo seja completamente preenchida pelo salame. Vá moldando a rosa com as mãos, apertando a dobra e encaixando cada camada das fatias. A quantidade final de camadas depende do tamanho do copo escolhido e da espessura das pétalas.

Para um copo com 200ml a média é de 4 camadas de salame com 6 pétalas cada, podendo variar. Uma dica é combinar diferentes tamanhos de flor lado a lado, uma flor maior que chame a atenção e outras pequenas feitas com o palito para agregar estética na sua tábua de frios chique.

5. Desenformando a flor de salame

O momento de retirar a rosa do copo pede atenção e delicadeza. Coloque a mão gentilmente sobre a boca do copo para que a flor não perca o formato, vire-o de ponta cabeça devagar com cuidado e deslize delicadamente a rosa para baixo, puxando o copo para cima.

Flor de salaminho no palito

A florzinha no palito fica menor e mais delicada. Para a decoração da mesa de frios, é legal colocar rosas grandes feitas no copo acompanhadas das rosinhas menores no palito.

Para fazer suas flores de salaminho, siga esses passos:

1. Separe os ingredientes

Os ingredientes necessários para fazer a flor pequena no palito são:

  • Salaminho fatiado
  • Palitos de dente
  • Azeitona

É interessante utilizar o salaminho ou o peperoni ao invés do salame e fatiá-lo com espessura mais fina e delicada, já que o palito mantém o formato da flor no lugar, sem o risco de desmanchar na hora de finalizar como a flor do copo.

Já os palitos de dente podem ser palitos tradicionais de madeira, ou garfinhos para petiscos feitos com materiais que vão do plástico ao metal.

2. Moldando a rosa

Disponha 5 rodelas de salame sobrepostas pela metade em um prato e vá enrolando e moldando a florzinha, apertando um dos lados para ser a base da flor. Após enrolada, fixe a rosa passando o palitinho ou garfinho pela lateral da flor. Finalize espetando a azeitona no palito, simulando a folha da rosa.

Moldando diferentes frios

A flor de salame é apenas uma das formas de decorar sua tábua de frios, também é possível fazer rosas com queijos, presunto italiano, lombinho e outros frios, desde que sejam fatiados de forma fina o suficiente para a delicadeza das pétalas, porém, firmes o suficiente para manterem o formato da rosa.

Imagem de uma tábua de frio com diversas entradas sob uma tábua de madeira quadrada, com um par de talheres ao lado, sob uma mesa de madeira

Também é interessante ornamentar a tábua com outros elementos, como a tulipa de tomate-cereja, por exemplo! Para fazer essa flor é só cortar os tomatinhos em quatro pétalas, com 2 cortes perpendiculares, rechear cada um com Cream cheese e acompanhar com ramos de cebolinha, para fazer a alusão aos ramos da tulipa.

Dessa forma, a apresentação da tábua pode surpreender ainda mais seus convidados com um jardim completo!

Agora que você já sabe como fazer diferentes flores com frios, que tal aprender 10 receitas com salame para deliciar a família e os amigos?

Bom apetite e boa leitura!

Os comentários estão desativados.

Avalie o conteúdo:

Ver mais:

Frios e Embutidos zliveSeo

Matérias relacionadas

Frios e Embutidos

Confira outras matérias

Tábua de frios alemães com uma variedade de carnes e queijos, dispostos sobre um prato de ardósia preto.
25.Jun

Dicas de Cozinha

Para aquecer! 3 tábuas de frios para harmonizar com vinho tinto no inverno

Almondegas a aprmegiana servidas gratinadas em uma travessa.
24.Jun

Aves

Mistura tudo e pronto: 4 receitas de travessa para resolver o almoço da semana

Presunto e mortadela servidos em uma tábua de madeira redonda.
17.Jun

Dicas de Cozinha

Qual a diferença entre presunto e mortadela?

Chips de salame crocantes servidos com antepasto colorido de berinjela em tábua rústica.
17.Jun

Dicas de Cozinha

O salame é cru? Do que é feito?

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.