']) Como fazer waffles: passo a passo simples e rápido para doce ou salgado - Minha Receita

Matérias

Como fazer waffles: passo a passo simples e rápido para doce ou salgado

Matérias

Matérias e dicas

Como fazer waffles: passo a passo simples e rápido para doce ou salgado

Dicas para um café da manhã especial

Por Minha Receita

Que tal preparar um café da manhã digno de cinema e aprender como fazer waffles? Protagonista dos filmes e séries norte-americanas, o waffle é uma massa de origem belga muito parecida com a da panqueca americana, mas com  textura macia e ao mesmo tempo crocante. Seu diferencial está no formato de disco com furinhos que lembram um favo de mel. Gostoso e versátil, a receita de waffle simples doce ou ou waffle salgado pode receber diferentes tipos de cobertura para variar de acordo com a sua preferência. 

Aprenda a fazer massa de waffle em casa e a como fazer waffle na sanduicheira! 

Receita de waffle simples pode ser usada para o preparo doce ou salgado 

A massa de waffle simples é muito fácil de fazer em casa e pode ser usada tanto para o waffle salgado como também para o waffle americano com morangos e creme de avelã ou banana e mel. A boa notícia é que você não vai precisar de uma máquina de waffle para o preparo, pois é possível utilizar uma sanduicheira elétrica ou uma frigideira de fundo raso.

Margarina cremosa sem sal Doriana 500g

Margarina cremosa sem sal Doriana 500g

Para a massa de waffle, escolha uma margarina sem sal cremosa e suave, como a Doriana sem sal, para que o sabor da massa fique sutil e a textura fique macia por dentro e crocante por fora. Confira o passo a passo da receita:

Ingredientes:

2 xícaras (chá) de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

¼ de colher (chá) de bicarbonato de sódio

¼ de colher (chá) de sal

¼ de xícara (chá) de açúcar

½ xícara (chá) de creme de leite fresco

1 ¾ de xícara (chá) de leite

2 ovos

¼ de xícara (chá) de margarina Doriana sem sal

Modo de preparo na máquina de waffle:

1. Preaqueça a máquina de waffle;

2. Derreta a margarina em uma panela ou no microondas;

3. Em outra tigela maior, junte a farinha de trigo, o fermento, o bicarbonato, o sal e o açúcar;

4. Faça um furo no centro e acrescente o leite, os ovos e a manteiga derretida. Misture bem com um batedor de arame até que a massa fique homogênea;

5. Unte a máquina de waffle com margarina;

6. Despeje a massa no aparelho e deixe assar até que fique dourada;

7 – Retire o waffle pronto com uma espátula e repita o processo para fazer mais unidades;

8 – Adicione a cobertura que preferir e sirva!

Não tem uma máquina de waffle? Veja como fazer waffle caseiro na frigideira ou sanduicheira

Se você não tem uma máquina de waffles em casa, existem duas formas simples de preparar o waffle americano sem precisar da máquina: na sanduicheira ou na frigideira. O formato pode ficar diferente, mas o sabor fica igualzinho!

Como fazer waffle na sanduicheira: A máquina de waffle é praticamente uma sanduicheira, só que com um formato diferente. Por isso, a forma de fazer é a mesma: Despeje uma camada da massa própria para uma unidade e deixe dourar. Se a sua sanduicheira não for antiaderente ou estiver grudando, unte-a com margarina para que o waffle não grude. Você também pode cozinhar a massa na frigideira e colocar na sanduicheira para intensificar a crocância, fica uma delícia!

Margarina cremosa sem sal Doriana 250g

Margarina cremosa sem sal Doriana 250g

Como fazer waffles na frigideira: Apesar de ter uma aparência de panqueca americana, a versão feita na panela tem aquele gostinho característico do waffle que é tudo de bom! Quando a massa de waffle estiver pronta, leve ao fogo uma frigideira untada com margarina Doriana sem sal e, quando estiver quente, coloque 1 ou duas conchas da massa de waffle. Deixe cozinhar até começar a formar bolhinhas e vire para cozinhar do outro lado. Quando os dois lados estiverem douradinhos é sinal de que já pode servir!

Aprenda a fazer um waffle de pão de queijo

Com sabor do clássico pão de queijo, essa receita de waffle salgado só podia ser uma invenção de algum brasileiro. O waffle de pão de queijo nada mais é do que uma versão do pãozinho só que assado na máquina de waffle. Por não conter farinha de trigo, a massa do waffle de pão de queijo é ideal para quem tem intolerância a glúten ou prefere uma versão de waffle fit e mais leve. Além de deliciosa, essa versão é simples de ser feita e uma ótima opção para o lanche:

Ingredientes:

2 ovos

¼ xícara de margarina Doriana sem sal derretida

1 xícara de leite

1 xícara de queijo parmesão

2 xícaras de polvilho azedo

Sal a gosto

Modo de preparo:

1 – No liquidificador, adicione os ovos, a manteiga, o leite, o queijo, o sal e o polvilho.

2 – Deixe bater até formar uma massa homogênea e acerte o sal.

3 – Acrescente uma porção da massa na máquina de waffle pré aquecida e deixe assar por aproximadamente 7 minutos ou até que esteja bem dourado e sirva.

Receita waffle doce ou salgado: confira ideias de cobertura, frutas e combinações 

A versão tradicional do waffle americano servida no café da manhã é coberta com margarina sem sal, mel ou xarope feito à base de milho (típico dos Estados Unidos), mas existem diversas outras coberturas para complementar o prato do seu jeito.

Waffle de morango com creme de avelã: a versão doce combina muito com morangos picados e creme de avelã. Você também pode acrescentar uma bola de sorvete e transformar em uma sobremesa completa!

Waffle de chocolate com banana: essa combinação clássica não poderia faltar entre os sabores doces. Cubra seu waffle com algumas rodelas de banana e depois adicione a calda de chocolate derretido por cima. Você também pode optar pelo mel e granolas salpicadas em vez do chocolate se preferir um waffle fit.

Waffle com presunto e queijo: parecido com o misto quente, essa é uma ótima pedida tanto para o lanche quanto para o café da manhã. Você pode ainda passar um pouquinho de cream cheese por cima para dar um toque final. 

Waffle de churros: já pensou no sabor perfeito do waffle de churros? Salpique a massa com um pouco de canela antes de assar e, depois de pronta, complete com uma camada de doce de leite. 

Ver mais:

Dicas de Cozinha Doces, Bolos e Sobremesas

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

Image Card
12.Aug

Almoço de Dia dos Pais

Sobremesa Dia dos Pais: 10 receitas deliciosas para comemorar a data

Image Card
12.Aug

Dicas de Cozinha

10 aperitivos fáceis para acompanhar cervejas em qualquer ocasião

Image Card
11.Aug

Dicas de Cozinha

5 receitas de lanche da tarde fit com Levíssimo Seara

Image Card
11.Aug

Aves

Torta de frango cremosa: 6 receitas práticas para jantar durante a semana

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas