Matérias

Matérias

Matérias e dicas



Descobrimos o segredo dos chefs para fazer o omelete perfeito; veja!  

A omelete é um prato simples e prático de preparar.

Por Minha Receita

5/5 - (1 voto)

A omelete é uma receita ideal para várias ocasiões, especialmente porque esse prato é cheio de combinações interessantes e simples de preparar. Ela é a escolha perfeita para um café da manhã saudável, um almoço rápido e até um  jantar leve durante a semana

No entanto, apesar de aparentemente ser uma receita fácil de fazer, muitos sentem dificuldade em encontrar o ponto perfeito da omelete. A clássica omelete é conhecida pela textura cremosa por dentro e o aspecto lisinho por fora, mas não é todo mundo que consegue alcançar esse resultado. Por sorte, existem alguns segredinhos que os chefs usam para conseguir preparar uma omelete perfeita digna de restaurante. 

Continue a leitura e veja como fazer a omelete perfeita

Como é feito omelete?

A omelete é considerada uma daquelas receitas rápidas e práticas para o dia a dia, tanto para um lanche rápido, quanto para o almoço ou jantar. Além disso, para preparar uma omelete, é necessário pouquíssimos ingredientes, como ovos, manteiga, sal e pimenta do reino. 

Mas afinal, como é feito o omelete? Não tem muito mistério. Basta bater 3 ovos em uma tigela e temperar essa mistura com sal e pimenta do reino a gosto. No entanto, para que essa omelete fique perfeita, com uma textura cremosa que derrete na boca, existem algumas dicas compartilhadas por chefs profissionais que fazem toda a diferença. Confira a seguir que dicas são essas:

Descubra o segredos dos chefs para a omelete perfeita

Inicialmente, preparar uma omelete perfeita pode parecer algo simples, mas não é bem assim que funciona. Para ela ficar com aquela textura cremosa, como se estivesse desmanchando na boca, é preciso seguir algumas dicas importantes.

Primeiro, para preparar uma omelete perfeita, você vai precisar de uma frigideira antiaderente. Utilizar uma frigideira normal é muito arriscado, pois pode acontecer da mistura grudar na panela. Alguns chefs também afirmam que a escolha do ovo caipira é fundamental para atingir o resultado desejado. Segundo eles, os ovos brancos são mais “aguados” que os ovos caipira, o que comprometeria a cremosidade e o ponto da omelete. Além disso, muitos chefs recomendam acrescentar creme de leite fresco à mistura, mas isso fica a critério de quem está preparando. Veja a seguir como fazer a omelete perfeita: 

  1. Em uma tigela, bata os ovos com o auxílio de um fuê ou garfo;  
  2. Adicione o creme de leite fresco, os temperos e mexa delicadamente até formar uma mistura homogênea. A intenção é apenas misturar os ingredientes, então não bata com muita força para não incorporar ar;
  3. Em uma frigideira antiaderente não muito quente, coloque um cubo de manteiga gelada e adicione a mistura da omelete;
  4. Com um hashi, colher de pau ou espátula, vá mexendo a omelete até formar uma estrutura;
  5. Mexa o cabo da frigideira 6 vezes, movimentando de um lado para o outro;
  6. Quando a omelete estiver douradinha por fora e cremosinha por dentro, retire ela da frigideira. 

Qual a diferença entre ovos mexidos e omelete?

É muito comum confundirem ovos mexidos com a omelete, principalmente por ambos serem feitos à base de ovo. Porém, são pratos diferentes. Enquanto a omelete forma uma massa única, os ovos mexidos formam pedaços de ovos na frigideira. Ou seja, os ovos não ficam agrupados com na omelete.

O que fazer para omelete não grudar?

Não tem nada mais chato do que ver a omelete grudada na frigideira.  Além de perder a textura e a cremosidade, é como se ela virasse uma mistura de ovos mexidos. Para que isso não aconteça, a dica é preparar a omelete em uma frigideira antiaderente. Sem ela, é quase impossível preparar uma omelete perfeita sem grudar. 

Qual tempero devo colocar na omelete?

Você sabe como temperar uma omelete? Não existe muito mistério! Tudo vai depender das preferências de quem está cozinhando, mas os temperos mais básicos da omelete são o sal e a pimenta do reino. Se você quiser um sabor diferente para diversificar o sabor da omelete, você também pode colocar curry, uma mistura de mistura de coentro, cominho, fenogrego, alho, gengibre, canela, cravo, cúrcuma, cardamomo, pimenta-do-reino e pimenta vermelha, que traz um sabor único e picante a receita. 

Veja algumas receitas de omelete 

A omelete clássica é feita apenas com ovos, manteiga e temperos. Contudo, usando um pouco da criatividade, também é possível rechear a omelete. O omelete recheado é uma boa pedida para um almoço em meia hora ou um jantar mais reforçado. Confira a seguir algumas receitas de omelete recheado: 

Deixe um comentário


5/5 - (1 voto)

Ver mais:

Dicas de Cozinha Lanches Receitas Fáceis zWebedia

Matérias relacionadas

Dicas de Cozinha

Confira outras matérias

Feijão preto e feijão arioca em um prato de madeira.
24.Mar

Dicas de Cozinha

Feijão carioca x feijão paulista: entenda definitivamente a diferença entre eles

Duas metades de berinjelas recheadas com carne moída e muçarela dispostas em um prato branco.
24.Mar

Bovinos

Receita de berinjela: 7 pratos para aproveitar o vegetal que melhora a anemia e o colesterol

Bolo de cenoura inglês servido em um prato de sobremesa.
24.Mar

Dicas de Cozinha

Carrot cake: conheça o bolo de cenoura inglês que tem uma cobertura diferente

Uma refrescante salada com camarões suculentos e abacate cremoso, dispostos em uma tigela. Os ingredientes coloridos e frescos criam uma imagem apetitosa e saudável, perfeita para ilustrar receitas leves e nutritivas.
23.Mar

Acompanhamento

Receitas com abacate: 5 pratos saudáveis ​​e deliciosos

Mais Matérias

Manda minha receita A.I. Cozinhar com Inteligência Artificial nunca foi tão gostoso.
Clique aqui e peça a sua receita.