Matérias

imagem

Matérias

Peru de Natal: 7 dicas infalíveis para preparar o prato para a ceia

O segredo para um peru saboroso está no preparo. Confira algumas dicas!

Por Minha Receita

Peru de Natal é um dos pratos mais aguardados da ceia. De tão suculento, ele deveria ser saboreado o ano inteiro. Só que muita gente tem receio de preparar o peru assado por ser uma ave grande e que precisa de bastante tempo de forno para assar por dentro. Para uns, ele acaba passando do ponto e ressecando demais, enquanto para outros a dúvida é sobre descongelamento e marinada. Para ajudar você a preparar o peru de Natal, o Minha Receita separou 7 dicas infalíveis para acertar no prato. Anote e capriche! 

1. Aposte em aves que já vêm prontas para colocar no forno

Se você não quer perder muito tempo na cozinha, a dica é escolher um peru que você consiga descongelar e levar direto ao forno. Uma opção é o Peru Temperado Seara, que já vem temperado com ingredientes especiais e pronto para ser levado direto ao forno. Ou seja, você não precisa perder tempo lavando, retirando os miúdos e fazendo a marinada. O bom é que o peru assado fica molhadinho, macio e com um tempero delicioso! 

2. Faça uma marinada com vinho branco para refinar o peru de Natal

Se você é do time que adora dar um toque especial com temperos caseiros, vale caprichar na marinada. Você pode deixar a ave por 12 horas, se for apenas o peito, ou por até 2 dias na geladeira, se for um peru inteiro. A marinada serve para dar mais gosto à ave, mas só vai ser absorvida se você retirar a pele do peru. Uma boa ideia de marinada é apostar no vinho branco ou na cerveja, o que tiver mais a ver com o seu paladar, e combinar com ervas (sempre frescas!) como alecrim, tomilho e louro.  Pimenta-do-reino, alho e cebola também não podem faltar. 

3. A marinada pode se transformar no molho perfeito para o peru de Natal

Quando for fazer a marinada, pense que é o gosto dela que você vai saborear quando o peru assado estiver pronto, já que a combinação desses ingredientes também vai servir como o molho do peru. É que a marinada pode deixar a ave mais macia e molhadinha, o que pode ser uma saída para quem tem receio em ressecar o peru no forno. 

4. Use sacos de assar para marinar o peru de Natal

O peru é uma ave grande e se você for fazer a marinada, a dica é usar sacos de assar, que são facilmente encontrados nos supermercados, para fazer a técnica. Eles são melhores do que os tabuleiros porque conseguem envolver todo o peru e, assim, não faltar nenhum pedacinho temperado. A dica é usar dois sacos para garantir que um não fure e derrame os temperos. 

5. Deixe o peru 30 minutos fora da geladeira antes de levar ao forno

Uma dica que faz toda a diferença para evitar ressecar o peru é deixar a ave fora da geladeira por cerca de meia hora antes de ir para o forno. É que ela precisa estar em temperatura ambiente ao invés de gelada ou congelada. Assim, o peru consegue ficar assadinho de dentro para fora! 

6. Abra o forno a cada uma hora para regar a marinada

Um peru leva cerca de 3 horas para ficar pronto. E uma dica infalível é: evite colocar o peru no forno e nunca mais abrir para checar a ave. Vale abrir o forno a cada uma hora para regar a marinada por cima da ave e, assim, permitir que ela absorva ainda mais o sabor dos ingredientes que você escolheu. 

7. Remova o papel alumínio no final para deixar o peru assado douradinho

Para deixar o peru douradinho, a dica é remover o papel alumínio faltando 30 minutos para retirar a ave do forno. Assim, ele será assado diretamente e vai formar aquela crosta saborosa e bonita por fora. Não esqueça de virar o peru e deixar mais alguns minutinhos para ele dourar por completo!

Matérias
relacionadas

Confira outras matérias

2.fev

Aves

10 erros que você está cometendo ao fazer frango

28.jan

Aves

Diferenças entre temperar e marinar frango

2.jan

Aves

Almôndegas, frango empanado em crosta de grãos e mais 3 proteínas para receitas rápidas

2.jan

Aves

7 receitas com frango perfeitas para o verão

Mais Matérias

Produtos Seara

Para realizar as suas receitas